quarta-feira, 31 de agosto de 2011

UBATUBA 1975....Que venham os turistas!


Em meados da década de 1970, a Praça da Matriz (da Exaltação da Santa Cruz, de Ubatuba) era o ponto principal da cidade, onde a juventude se encontrava, os namoricos aconteciam e articulações políticas se teciam.

Importantes encontros e reencontros faziam a gente buscar aquela praça. Algo semelhante à maioria das pessoas de hoje que é viciada nas interações virtuais. Também é dessa época que vi de perto o Mazzaropi filmando a Banda das Velhas Virgens.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FALA CAIÇARA NENE VELOSO..Parte 14/15......Eleição de 1963 - Francisco Matarazzo Sobrinho versus João Coutinho





Prefeito Municipal de Ubatuba -SP - de 1964 - 1969

O Dr. Wladimir de Toledo Piza foi o responsável pela candidatura de Francisco Matarazzo Sobrinho a Prefeito de Ubatuba e, o principal articulador político. O partido escolhido foi o PSP, do Governador Dr. Adhemar Pereira de Barros, do qual recebeu apoio total. O vice foi o Dr. Altivo Simonetti (o dentista caiçara da gema e do centro) que já tinha sido prefeito da cidade em 1941 (voto indireto) e vice em 1959 (voto direto). Matarazzo usou como slogan de campanha, 40 em 4. Ou seja: 40 anos de progresso, em 4 anos de administração. Que na verdade governou 5 anos.



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CABANAS DOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS...ALDEIA DE IPEROIG


A  gravura acima é baseada em depoimentos de portugueses antigos, contam q. assim era a Aldeia de Iperoig, hoje Ubatuba -SP.....

ESPECIAL " Ubatuba , espaço, memória e cultura " - Parte 44





Estes nossos entrevistados são mediadores entre o presente e o passado da cidade, intermediários informais da cultura, visto que existem mediadores formais como a universidade, a escola, a igreja, a prefeitura, etc., e que existe a transmissão de valores, conteúdos, atitudes, também constituintes dessa cultura (Bosi, 2003:15). Participamos da aventura de ser ouvintes atentos a nossos narradores, com os quais viajamos a distância temporal para situarmos no território dos sonhos, dos afetos, das imagens, das impressões e intuições que foram comunicadas.

FALA CAIÇARA NENE VELOSO......Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 14

DR. JOSÉ LUIZ CEMBRANELLI - Que realizou a 1 ª cirugia em Ubatuba -SP ( Foto arquivo Blog Ubatubenes)




A primeira cirurgia em Ubatuba

Em 1949 aconteceu em Ubatuba a primeira cirurgia a luz de lampião e a paciente foi Dona Benedita de Novaes Serpa, mulher do fiscal sanitário do Posto de Saúde, o Sr. João Serpa Filho (Fifo). Ela foi vítima de uma apendicite aguda. O médico chefe do Posto de Saúde, na época, era o pernambucano sanitarista Dr. Eurico Ramos Amorim. A Santa Casa não tinha ferramenta para tal procedimento e mesmo que tivesse de nada adiantaria, porque o médico não era operador. Mas Dona Benedita teve muita sorte, neste dia estava em férias na cidade o provedor do Hospital Santa Izabel, de Taubaté, o médico operador Dr. José Luiz Cembranelli.


FALA CAIÇARA NENE VELOSO.... O Caso Deputado Broca Filho


Arquivo Nenê Velloso.........André Broca Filho, de Guaratinguetá (SP). Advogado, industrial, fazendeiro e comerciante. Foi prefeito, deputado estadual e federal por várias vezes.







 

 

Era da competência do Posto de Saúde, ao término das construções residenciais e comerciais, a expedição do Habite-se. Após o término da construção da residência do deputado André Broca Filho, na avenida Iperoig, o Dr. Amorim foi fazer a vistoria. Quando lá chegou, não viu no quintal sinas da construção da fossa séptica. Porém encontrou vestígios de uma valeta recém-aterrada, que saia do quintal e ia até o canteiro central da avenida Iperoig e dali seguia em sentido ao Rio Grande, na boca da barra. 


UBATUBA 1960........Principais autoridades municipais em 1960




Wilson Abirached - Prefeito Municipal de Ubatuba  1960






As principais autoridades do município em 1960

• Prefeito Municipal   Wilson Abirached
• Vice-Prefeito   Dr. Altivo Simonetti
• Juiz de Direito
   Dr. Antonio Carlos Alves Braga (Braguinha)
• Promotor de Justiça   Antonio Faria Rosa
• Delegado de Polícia
   Waldir Simonetti
• Coletor Federal
   René Vigneron Filho
• Coletor Estadual
   Luiz Silva Abreu
• Secretário da Prefeitura
   Luiz Carlos Vianna



FALA CAIÇARA NENE VELOSO......Construindo o passado - Parte 13






Dr. Alberto não dormia de touca, como Ubatuba era quase 100% Adhemar de Barros (PSP), saiu à procura de um sucessor e, descobriu que o empresário da construção civil, o taubateano Sr. Wilson Abirached, era Adhemarista do roxo, embora não participasse ativamente da vida política da cidade naquele momento.
Wilson não era o seu candidato predileto, porém, era o único que tinha dinheiro para gastar na campanha e não gostava do Seu Filhinho, porque quando aqui chegou, por volta 1945, já tinha sentido na pele, igualmente ao Seu Félix José Francisco e outros, o que significava ter um dos "Oliveiras" no poder. Não queria vê-lo nem pintado a sua frente, esse era o perfil do candidato que o Dr. Alberto precisava.

domingo, 28 de agosto de 2011

E VIVA O NOSSO FOLCLORE....




MATÉRIA PUBLICADA NO SITE http://www.ubatubavibora.blogspot.com/








Nesta semana comemoramos a Semana do Folclore. Quem se lembrou disso?

É necessário ter uma ocasião para pensar e festejar tudo aquilo que passou a ser parte do folclore, da cultura popular. Afinal, tem uma sabedoria e/ou uma resistência que enfrenta o tempo, que nós usamos em diversas ocasiões como recurso imprescindível, mas por preconceito não queremos admitir como cultura popular, como saber preservado pelos mais pobres.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

FALA NENE FONSECA...


Olá amigos............... Sou Silvio Cesar Fonseca, editor deste blog e de outros blogs e sites também... Já faz um tempo que eu edito por lazer algumas paginas na INTERNET ( Blogs e Sites ), e faço Isso com prazer, com um objetivo , o qual é ajudar na divulgação da minha Cidade “ Ubatuba – SP”... E sempre procurando agradar a todos, eu fui criando uma , duas, TRÊS e mais paginas, chegando a ter + de 13 paginas na INTERNET ( entre blogs; site; fotoblogs; flogão e Rede Sociais).... Com isso ao querer atender a todos , agradar a todos eu acabei ficando cada vez c/ um tempo menor para atualizar todas as minhas paginas, recebendo até reclamações via e – mail...


UBATUBENSE É CULTURA.....Cultura Caiçara



CULTURA CAIÇARA
A origem do termo caiçara vem do Tupi-Guarani, que denomina caá-içara o homem do litoral. Porém, inicialmente esta palavra era utilizada, por estes povos, para denominar as estacas colocadas à volta das tabas ou aldeias e o curral feito de galhos de árvore fincados na água para cercar o peixe. Com o passar do tempo, passou a ser o nome dado as palhoças construídas nas praias para as canoas e os apetrechos de pesca.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Um pouco sobre como viviam os Tupinambás




Viviam da caça e da pesca e encontravam na Mata Atlântica os alimentos de que necessitavam: frutas, palmito, pequenos animais. Eram habilidosos na canoagem e na pesca, se deslocavam pelo interior viajando a pé pelas trilhas da Serra do Mar.
A organização social dos Tupinambás tinha como parâmetro básico o parentesco, sustentado pelo sistema religioso que determinava os valores sociais e o comportamento de cada indivíduo. Esta organização se baseava principalmente nas tarefas relacionadas ao trabalho, divididas por idade e por sexo. 





terça-feira, 23 de agosto de 2011

ESPECIAL " Ubatuba . espaço , memória e cultura " - 43 ª Parte


Capítulo III

A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA NA SERRA DO MAR


A construção de uma cultura se dá no cerne de uma sociedade e o meio para alcançar este desafio do tempo é a memória. A memória fala das raízes, daquilo que nos liga às coisas e aos lugares, à natureza e à cidade. Recuperar o vigor do tempo devolve ao espaço o esplendor, a força e o sentido. Assim, nos interessa como já pontuamos no início desta obra, desenvolver uma fenomenologia do espaço imaginário - contido na memória viva da comunidade local - que se une à consciência atual dos habitantes de Ubatuba, cidade situada na serra do mar.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESPECIAL " UBATUBA , ESPECIAL, MEMÓRIA E CULTURA" 42 ª PARTE


Os interesses de José de Anchieta mudam no decorrer do tempo, conforme as próprias políticas circunstanciais da Coroa, principalmente a respeito daquilo que seria o patrimônio territorial, incluindo nesse sentido os índios, radicalmente contra a dominação lusitana.

Men de Sá, governador do Brasil que veio da Bahia para reforçar seu sobrinho Estácio de Sá, ao comando das operações de extermínio dos confederados, convencido de liquidar o poder dos Tamoio em favor da Coroa, o padre da companhia de Jesus, cuja missão era a evangelização e pacificação dos índios, adoçou a situação dramática de Rio de Janeiro, insuflando o governador geral sobre a carnificina de portugueses e, na hora do acerto de contas, assumiu o lugar de soldado, lutando no campo de batalha.

UBATUBA 1940... Casarão do Porto


Na decada de 1940, o nosso famoso e tradicional CASARÃO DO PORTO serviu como Hotel e Restaurante, chamava-se Budapest, provavelmente o dono era hungaro....Confira esta foto, a qual tem 71 anos...

UBATUBA 1838..........Largo da Matriz



Olha só como era a nossa atua Praça da Matriz em 1938  , cofira como era   há 73  anos atrás, os coqueiros impreais era ainda pequeno, no meio da Praça, na época conhecida como o Largo da Matriz tinha até um posto....Eis um pedacinho da nossa querida UBATUBA ANTIGA....Do Tunel do tempo p/ vc ver  e admirar....

DE QUE ANO É ESSA FOTO ? Vista Aérea de Ubatuba -SP



Esta foto acima não tem data, caso vc q. acessou este BLOG , souber da data , por favor envie e -mail para silcefon@gmail.com e diga a data.....Ela faz parte dos arquivos deste blog, só estou publicando ela , pois apesar de eu não saber a data, trata-se de uma foto interessante, pois a  Avenida  Iperoig nem existia  na época..

UBATUBA 1952 ......Avenida Iperoig



Eis  uma bela imagem da nossa UBATUBA ANTIGA, ano 1952, aqui vc vê  o início ad Avenida Iperoig...

UBATUBA 1983.....Antigo Prédio da Prefeitura de Ubatuba - Av.Maria Alves


Eis uma foto de 1983, não muito antiga, mas que mostra o antigo prédio da Prefeitura, antes  de ser demolido o qual foi totalmente demolido para que fosse construída a entrada do novo e moderno Prédio da Prefeitura Municipal .

O PRIMEIRO TRANSPORTE COLETIVO E MOTORIZADO UBATUBA -TAUBATÉ



Depois de subir a Serra do Mar, via á  cavalos  e  carros  de boi, os antigos caiçaras , com a estrada Ubatuba - Taubaté concluida, iniciaram a subida via carros , isto desde 1927, depois viaram as " jardineiras", nomes carinhosos dados aos primeiros oníbus que faziam o trajeto  Ubatuba - São Luiz do Paraitinga - Taubaté, ida e volta.....A foto acima , tem data desconhecida e mostra um grupo de passageiros no alto da Serra, a caminho de Taubaté...Se alguem já conhece esta fotoe  sabe da data, favor enviar um e - mail para silcefon@gmail.com... Desde já eu agradeço....

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UBATUBA 2004 .......Feirantes merecem cobertura decente

Ubatuba, 30 de janeiro de 2004 - Edição nº 273 - Ano V


Os expositores unidos fizeram uma cobertura com uma lona azul e armação de ferro na feira de artesanato da avenida Iperoig. Se os feirantes não tivessem feito isto, com certeza, não teriam trabalhado nesta temporada, pois São Pedro não deu uma folga nas noites do mês de janeiro. Sem a cobertura, não teriam conseguido faturar nada. Sabemos que o faturamento foi bem abaixo do esperado e muitos terão problemas para honrar seus compromissos, como também isto vai acontecer com muitos comerciantes locais



PRÉDIOS ANTIGOS.....Sobradão do Porto, herança de um passado Significante“...


Trata-se de um edifício interessantíssimo tanto do ponto de vista histórico, como arquitetônico, de caráter apalaçado. É tradição que seu traço e cantaria vieram trazidos do Portugal”. Mário de Andrade

Edificado em 1846, eis que surge o até hoje reconhecido Sobradão do Porto, que nos permite reconstituir em nossas memórias dias significativos de nossa história sócio-econômica. O português proprietário e comerciante Manoel Balthasar da Cunha Fortes, casado com a brasileira de Pindamonhangaba Benedita Marcondes Salgado, com quem teve seis moças e um rapaz, construiu o Sobradão com toda pompa possível da época. O prédio composto por dois andares superiores era de fato uma arquitetura inovadora e imponente, onde até quatro graciosas estátuas ilustravam as estações do ano. O primeiro pavimento servia como um rústico armazém, onde se guardavam e negociavam toda a mercadoria de sacas de café, algodão, fumo, cana-de-açúcar e aguardente que circulavam na época, tanto 


FALA CAIÇARA NENE VELOSO...Construindo o passado II - 11


 
 
Do site www.ubaweb.com
Eleição de 1955 - Outra vez Dr. Alberto versus Seu Filhinho?Washington de Oliveira, ainda inconformado com a rasteira que tinha levado do Dr. Alberto na eleição de 1947, não conseguindo nem se candidatar, trazia essa derrota como se fosse um ferrão de bagre atravessado na garganta. Na eleição de 1952 foi pior, tomou um banho de votos do estreante José Fernandes e o ferrão de bagre que estava atravessado, com essa derrota, transpassou-lhe a garganta.



FALA CAIÇARA NENE VELOSO....Construindo o passado II - 10

A revanche da "fera ferida" - eleição de 1952
Arquivo NV 

Banir "Os Oliveiras" do cenário político era o desejo da grande maioria dos ubatubanos. O farmacêutico (Seu Filhinho) enfurecido com a primeira derrota, vinha demonstrando uma amabilidade que não lhe era peculiar no atendimento da farmácia (com a freguesia mais humilde). A oposição entendeu o recado e o prefeito Dr. Alberto (UDN) se uniu com o PSP de Renato Oliveira, que juntamente com os fundadores do partido Trajano Bueno Velloso, Geraldo Gonçalves (Seu Adinho), Jehú de Souza (líder), Silvino Teixeira Leite e João Bordini do Amaral, indicaram e apoiaram outro caiçara da gema e do centro - o próspero e íntegro comerciante "José Fernandes"


domingo, 14 de agosto de 2011

UBATUBA 2004...Criada a Associação de Guaradadores de Carros de Ubatuba





  

FONTE : Jornal A SEMANA ......Ubatuba, 16 de janeiro de 2004 - Edição nº 271 - Ano V




Na tarde dessa segunda-feira, 12, no plenário da Câmara Municipal, a Secretaria de Assistência Social (SAS) reuniu cerca de 64 guardadores de carros que aprovaram por unanimidade a alteração da denominação da associação, que passou a chamar-se Associação de Carros de Ubatuba (antes era Associação Comunitária de Organizadores de Serviços), assim como o Estatuto que determina direitos, deveres e objetivos. A iniciativa é do “Projeto Cidadão” da SAS, sob a coordenação de Enrico Bonomo, que há cerca de 20 dias vem trabalhando nesta regulamentação que conta com 120 pessoas cadastradas.

UBATUBA 2001....Ubatuba é destaque na música




Os músicos de Ubatuba marcaram presença na Universidade Livre de Música, em São Paulo, e conquistaram 14 vagas. Integrantes da Lira Padre Anchieta, os alunos mostraram a nossa vocação musical, mesmo enfrentando profissionais de outros centros mais evoluídos, principalmente da Capital.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FALA CAIÇARA NENE VELOSO....Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 12



O médico pernambucano Dr. Eurico Ramos Amorim (médico sanitarista) aqui chegou em meados de 1947, permanecendo até fins de 1949 na chefia do Posto de Saúde de Ubatuba. Nesta época, deu-se início a abertura e as construções na avenida 9 de julho e avenida Iperoig, incentivado pelo dinâmico prefeito Dr. José Alberto Santos - 1948 / 1951 (1º mandato), e continuado pelo seu sucessor José Fernandes - 1952 / 1955.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA " LIRA PADRE ANCHIETA"- EM RESUMO....


Maestro Pedrinho à frente da Lira Padre Anchieta durante cerimônia no Estádio Municipal por ocasião do aniversário da cidade em 28 de outubro de 1990.
Dia 11 de novembro de 1960 foi criada a Banda “Lira Pe. Anchieta”, com muita festa na cidade. A idéia inicial de João Clemente Barbosa e do Maestro Herculano de Barros Pinto, concretizada, já percorreu cinco gerações, vive e vibra hoje, numa trajetória vitoriosa onde tantas pessoas emprestaram, de alguma forma, participações importantes.



 
A partir de 1983 a Banda “Lira Pe. José de Anchieta” passou a receber  participação financeira da Prefeitura. Com a criação da Fundart, em 1987, esta passou a subvencionar a importante corporação musical, o que prevalece até hoje.
      Além da formação oficial, seus 25 músicos se distribuem entre os grupos: Sexteto Caiçara, Free Som, Retreta “Maestro Pedrinho”, Coro da Lira, e “Lirinha”, que constitui a escola de música da “Lira”, congregando alunos entre 09 e 16 anos, substitutos naturais das vagas abertas por aqueles que deixam a corporação.
      Vários músicos seguem carreira, mesmo no exterior. O exemplo mais recente, é o do trambonista Eduardo Machado de Brito Nascimento, o “Buá”, que iniciou seu aprendizado na “Lira”, passou pela Academia da OSESP Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e hoje é o primeiro trombonista da Orquestra Sinfônica Brasileira sob a regência do Maestro Roberto Minczuk.
      “A riqueza cultural de um lugar depende dos valores que lhes são vitais para sua história e auto-estima. A Banda “Lira Pe. José de Anchieta” é um desses patrimônios”, afirmou o presidente da Fundart.





CONFIRA  A HISTÓRIA DA LIRA ANCHIETA  postada neste blog em 12/11/2010


http://ubatubense.blogspot.com/2010/11/ubatuba-1960lira-padre-anchieta-50-anos.html

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

OS ÍNDIOS PAGARAM A CONTA...





Uma análise do modo pelo qual conduziu-se a escravização de indígenas no Brasil oferece excelente oportunidade para perceber como a(s) ideologia(s) pode(m) ser uma ferramenta perfeita na tentativa de mascarar os verdadeiros propósitos de quem governa.
Era o ano de 1727. Há muito tempo indígenas eram escravizados, a despeito dos protestos de religiosos que pretendiam ampará-los nas chamadas "reduções", aldeamentos liderados por membros do clero nos quais os indígenas "convertidos" viviam dentro de "valores cristãos", como família monogâmica, estrita disciplina de trabalho, prática frequente de atividades religiosas e muitas vezes sob um regime de horário inspirado no monasticismo. Infelizmente,

O SURGIMENTO DA POVOAÇÃO NO BRASIL - Vilas Litorâneas ( Em especial : Ubatuba-SP)





Já  que as primeiras povoações estabelecidas por portugueses no Brasil localizavam-se no litoral, era importante que fossem edificadas junto a bons portos naturais, além de ter, topograficamente, condições favoráveis à defesa, uma vez que os ataques de corsários eram frequentes e, com o tempo, o confronto com os indígenas (por razões óbvias), fez-se também habitual. Assim, considera-se que, formalmente, a primeira dessas povoações foi São Vicente, estabelecida por Martim Afonso de Sousa. É o próprio irmão desse explorador e navegador quem relata:

CONSTRUINDO A HISTÓRIA 2 - PARTE 9



 Do autor deste Blog, essas matéria com o Titulo acima são do Sr. Nenê velosso , colunista do site www.ubaweb.com, como se trata de um Colunista q. divulga a história de nossa querida cidade , eu tomei a liberdade de "copila-las " postando aqui neste blog, o qual trata somente de divulgar a verdadeira história de Ubatuba - SP...

Os moradores do quadrilátero histórico: praia do Cruzeiro, rua Conceição, rua Hans Staden, Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva e Boca da Barra, chamavam os moradores dos outros bairros de "índios", principalmente os do recém-criado "Bairro da rua Nova". No início, o negócio era sério mesmo! Depois foi perdendo a força, mas só o bairro do Perequê-Açú não conseguiu se livrar até hoje, dessa conotação considerada pejorativa naquela época. É briga feia no ato!


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Construindo o passado II - 08..... Melhoramentos: com o Dr. José Alberto dos Santos no poder Ubatuba deu um salto para o futuro.




Concluiu a estrada ligando a Cidade à praia da Enseada, que já tinha sido iniciada pelo seu antecessor, reformando e completando o que já havia sido começado pelos detentos da Ilha Anchieta. Em seguida fez a ligação entre a Enseada e Perequê-Mirim e seis meses depois conseguiu do DER o início da construção da estrada de Caraguá-Ubatuba.
Começou a fazer uma estrada para ligar a praia da Fortaleza e outras praias próximas. Os caminhos municipais para o norte do município, que antes eram feitos e mantidos por alguns moradores (que nada ganhavam), passaram para a prefeitura e eles (os moradores) foram transformados em funcionários.



ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA ". - PARTE 41

Nessa nova assembléia voltam a surgir divergências. Araraí, da tribo dos guaianases, cuja aldeia ficava no planalto de Piratininga, perto do colégio dos jesuítas era completamente a favor da continuidade da guerra, por razões já mencionadas nestes relatos: a perda de seu filho Jogoanharo, orgulho de sua velhice morto pelo seu irmão Tibiriçá, aliado incondicional dos portugueses. Outros chefes também tinham motivos para recusar a proposta de paz, mas queriam viver com a garantia de ser respeitados na sua terra. A dificuldade maior era acreditar na palavra dos brancos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O PRIMEIRO MORADOR DA PRAIA GRANDE

O primeiro morador da praia Grande
O meu tataravô paterno chamava-se Antônio Domingues Velloso, imigrante da cidade Braga, norte de Portugal. Eram três irmãos: um ficou na Bahia, o outro foi para Rio de Janeiro, e o meu tataravô para São Paulo. Depois, veio para Ubatuba nos primórdios da fundação, e adquiriu uma área de terras no canto sul da praia Grande (Sítio Praia Grande), com 216 braças de frente para terrenos de marinha.
Sendo proprietário de várias canoas de pesca, e mais 12 canoas de voga, que transportava para a cidade de Santos, tudo o que produzia no Sítio, além de peixe seco, farinha, café e madeira (caxeta) para a fabricação de tamanco, lápis, e caixas para embalagem de frutas, principalmente bananas para exportação.




UBATUBA 2010...Morador do Sertão da Quina recebe o 1º Titulo de Ubatubano Ilustre da região


Sebastião Pedro de Oliveira, de 85 anos recebeu das mãos do vereador Osmar de Souza o Titulo de Ubatubano Ilustre

No dia 28 de outubro de 2010, nas festividades do aniversario de Ubatuba, a Câmara Municipal realizou sessão solene para a entrega dos títulos de Cidadão e dos ilustres da cidade. Neste evento, o morador do Sertão da Quina Sebastião Pedro de Oliveira, de 85 anos recebeu das mãos do vereador Osmar de Souza o Titulo de Ubatubano Ilustre.



GRANDES UBATUBENSES....Dr. Lycurgo Barbosa Querido


foto : arquivo UBAWEB



. Após a retomada democrática do poder das mãos dos OLIVEIRAS (Seu Filhinho), em 1947, pelo Dr. José Alberto dos Santos, confiante, o empresário taubateano veio investir em Ubatuba. Dr. Lycurgo inaugurou aqui:
Departamento Imobiliário Central, Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo. Depois implantou dezenas de loteamentos, dentre eles, destaca-se o Gurilândia Caiçara, com mais de mil lotes.

UBATUBA 1948 -....Construindo o passado 2 - parte 7 ( A Posse e Termo de Inventário )



Aos dois dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e quarenta e oito, nesta cidade de Ubatuba, Estado de São Paulo, às quatorze horas, na Prefeitura Municipal, achando-se presente os senhores Silvino Teixeira Leite ex-Prefeito Municipal e o Dr. José Alberto dos Santos, Prefeito Municipal eleito para o quatriênio 1948/1951, que ontem, perante a Câmara Municipal, prestou compromisso e tomou posse de suas funções, foi feita a verificação dos valores existentes na Prefeitura Municipal, encontrando-se o seguinte:

GRANDES UBATUBENSES....Quem foi Dr. Alberto ( Construindo o passado 2 -Parte 5



 
Arquivo UbaWeb 
  Dr. José Alberto dos Santos.

Dr. José Alberto dos Santos, conhecido pelos caiçaras de Ubatuba como Dr. Alberto ou simplesmente Alberto Santos para os mais íntimos. Nasceu na cidade de Ubatuba (SP), em 18 de agosto de 1890. Filho do Profº Francisco Lourenço dos Santos e Benedita Inácia Santos, também naturais de Ubatuba, assim como todos os seus avós.
Alberto Santos fez seus primeiros estudos no Colégio Dr. Esteves da Silva, um dos primeiros do Brasil. [O Colégio Dr. Esteves da Silva foi fundado em 18 de julho de 1896, sendo o primeiro diretor, o Profº Luiz Mariano Bueno - 1896 a 19 de março de 1907. Com a saúde agravada por problemas vasculares, pediu afastamento, vindo a falecer em 29 de março de 1908 (causa mortis - arteriosclerose - atestado de óbito firmado pelo Dr. Fausto de Freitas). O diretor Mariano, antes de se afastar, nomeou para substituí-lo o competente colega, o Profº Luiz Domiciano da Conceição.]

sábado, 6 de agosto de 2011

UBATUBA 1952 - Posse do prefeito José Fernandes


NA FOTO ACIMA O PREFEITO JOSÉ FERNANDES APÓS SER EMPOSSADO PREFEITO MUNICIPAL DE UBATUBA - 1952
dê um clique no titulo deste "post' e confira   a  relação de obras do Prefeito José Fernandes, que administrou Ubatuba entre os anos de 1952 a 1955....

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO....A Casa do cemitério - Parte 2

Aquela proximidade da casa dos Félix com o cemitério era assustadora. Leovigildo conta que uma noite esqueceram de guardar o machado dentro de casa. Então, quando todos já estavam deitados, começaram a escutar o barulho vindo de fora – eram pancadas vindas do lenheiro, de machado rachando madeira. Isso durou a noite toda. Mas quem ia sair de casa para ir ver quem era naquela escuridão? No dia seguinte, parecia nada ter acontecido: não havia lenha a mais no monte, nem lascas ou madeira derrubada. Tudo estava como havia ficado. Mas todo mundo tinha ouvido o barulho.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ESPECIAL VIZINHOS E HISTÓRIA......Vizinhos e História (III)

Os indígenas desta região, da antiga aldeia de Iperoig e de outras do mesmo grupo (Tupinambá), na terceira década do século XVI, começaram a ser aprisionados para o trabalho escravo nos engenhos da Baixada Santista, mais especificamente nas fazendas de Martim Afonso de Souza, Bráz Cubas e outros. Nesse trabalho, foi fundamental aos portugueses se aliarem aos tupiniquins, inimigos naturais dos primeiros.


ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA....40 ª parte

Este atormentado canto de Anchieta fala da fé em Maria, na qual encontra o sentido para sua angustia, a entrega incondicional de sua alma ao poder mediador da imagem divinizada na sua prece. Vieira comenta a favor do jesuíta que vencendo o terror da morte e as tentações da carne compunha, esvoaçava-lhe aos ombros, nesse instante, uma ave multicolor. Dístico após dístico, até a gloriosa assunção da Virgem, Anchieta metrifica o poema no meio dos bárbaros Tamoio.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

ILHA ANCHIETA , EVENTO RELIGIOSO E HISTÓRICO...



Imagem do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos.




Dia do padroeiro Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos será celebrado no Parque Estadual da Ilha Anchieta no próximo dia 6


O Parque Estadual da Ilha Anchieta, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba e Comissão Pró-resgate Histórico da Ilha Anchieta realizam, no próximo dia 6 de agosto, a celebração do Dia do Senhor Bom Jesus da Ilha dos Porcos. O evento terá início às 8h30, com a saída do cortejo da Igreja do Itaguá rumo ao Saco da Ribeira, de onde acontecerá a saída da Procissão Marítima, em direção a Ilha Anchieta, às 9h.