sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Complemento da série `Anjos da saúde´ - parte 1






Profº Dr Samuel Barnsley Pessoa (1898 - 1976).



Antes de entrarmos no mérito, veja quem foi o Profº Samuel Barnsley Pessoa.
Nascido em São Paulo, filho de médico paraibano e de mãe inglesa, Samuel Pessoa formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1921.
Desenvolveu longa e rica carreira de professor e investigador, o que permitiu sua caracterização como “o grande mestre da Parasitologia sul-americana”, tendo fornecido importantes subsídios para a ação contra as grandes endemias parasitárias.
Como afirmou ao assumir, em 1931, a cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina, procurou manter-se coerente com o objetivo de “atribuir sempre a maior prioridade aos verdadeiros problemas no sociológicos do homem brasileiro”.
Desde cedo, defrontando com a dura realidade social, através de seus trabalhos de campo, transformou-se num ardoroso contestador de um sistema de organização social que permitia a manutenção das condições subumanas em que vivia a grande maioria do povo.
Perseguido pelo regime implantado com o golpe militar de 64, foi injustamente acusado de “haver transformado seu Departamento em verdadeira fábrica de subversivos”, e viu extremamente dificultado seu acesso as instituições de pesquisa. Ainda assim manteve sua produtividade até sua morte.

Complemento da série `Anjos da saúde´ - parte 2 -FINAL




O relato do Seu Filhinho sobre os médicos deixou muito a desejar: vários nomes de médicos errados, além disso, não há datas, tornando-se sem valor histórico. Na minha pesquisa não encontrei alguns médicos que ele citou, inviabilizando a procura por falta de datas. A minha relação de médicos foi extraída dos atestados de óbitos.
Página nº 108 - Nesta página ele joga uns confetes nos médicos: “Theófilo, Miguel, Juscelino, Adolpho, Davidson, Amauri e Francisco”, que não têm nada a ver com o Posto de Saúde, eram médicos da Santa Casa e chegaram aqui durante e depois do prefeito Matarazzo, ainda não tinham amizade com ninguém.
Continua Seu Filhinho: “Mas, vieram também aqueles que não se conformavam com a Farmácia do Filhinho: como o Dr. José Carlos de Miranda (o correto é João), Dr. Alencar Abdalla (o correto é Antônio), Marcio de Meira Campos (o correto é Marcial de Moura Campos), Pedro de Mello (o correto é Paulo).
“Para ilustrar a assertiva falemos ao menos de um desses, o Dr. José Carlos de Miranda, que veio com exclusiva finalidade política de me combater, de me derrotar, decidido a quebrar a crista do boticário vitorioso”.
Antes do Seu Filhinho deixar o cargo de prefeito, o Dr. Miranda conseguiu reabrir o Posto de Saúde em abril de 1938 em caráter definitivo, derrotando e quebrando a crista do boticário vitorioso.



Projeto: Nossa Praça Viva [em Ubatuba]

AAMuC
 
Ubatuba tem lugares privilegiados que nem estão catalogados como potenciais de transformação da cidade. Também tem muitas pessoas dispostas a contribuírem nos atalhos da memória. Da nossa memória! A nossa Praça 13 de Maio é a escolhida para a primeira oficina de memória.


Objetivos

1. Recuperar e recolher imagens da praça (fotografias, gravuras e outras).
2. Recuperar e recolher textos que fazem referência à praça (artigos de jornais, convites, contos, poesias etc.).
3. Estimular a produção de textos a partir da memória das pessoas em convivência com a praça.
4. Criar um vídeo com depoimentos de pessoas sobre algum fato que envolveu a praça.




UBATUBA 2003.....Surfistas plantam palmito e jundu em Itamambuca


Clínica de surf feminino incentiva atitudes responsáveis

Ubatuba - Realizado na praia de Itamambuca, no último final de semana, o 3o surf camp Girls Go Surf! deixou uma valiosa contribuição à praia. As 30 surfistas que participaram do evento, incluindo as alunas da Escolinha de Surf do Zecão, plantaram 30 mudas de palmito juçara, no sábado, e 50 mudas de jundu e de uma outra espécie de vegetação de restinga, no domingo. Produzidas pela Ambiental Saíra, parceira da SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) em diversos projetos ambientais, as mudas de juçara foram doadas por colaboradores da campanha de reflorestamento das áreas verdes e as de jundu, pelo Supersurf. O campeonato foi realizado em julho e causou polêmica na época, devido ao palanque ter sido montado sobre uma área em que se tentava a recuperação do jundu.


UBATUBA 2003.....Picinguaba ganha obras para turistas



Ubatuba - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente inaugura na próxima sexta-feira a nova estrutura da base de visitação pública do Núcleo Picinguaba, do Parque da Serra do Mar, em Ubatuba.
A base ganhou estacionamento, churrasqueira e nova guarita. Também foram realizadas reformas na hospedaria e no centro de visitantes.
A obra foi realizada com recursos do projeto de preservação da mata atlântica criado por meio de parceria entre os governos do Brasil e da Alemanha.


UBATUBA 2004.....Grupo denuncia uso de prédio público



Ubatuba - A coligação Viva Ubatuba, encabeçada pelo candidato Pedro Tuzino (PSDB), protocolou esta semana representação na Justiça Eleitoral de Ubatuba pedindo a cassação da candidatura de Eduardo César (PL), da coligação Resgate Ubatuba, por suposto uso da máquina pública em sua campanha.
Eduardo César também é vereador e é acusado pelos adversários de usar, sem solicitação prévia, o prédio da Câmara para receber a visita do deputado federal Valdemar Costa Neto (PL), no último domingo.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Rogério Frediani (PTB), que também é candidato a prefeito, o vereador Eduardo César não poderia ter utilizado o prédio por não ter feito solicitação prévia e por se tratar de um evento de campanha. "O vereador não comunicou a ninguém sobre o evento", disse.



MEMORIA ESPORTIVA 2004...Mundial de Damas esquenta Ubatuba


Campeonato reúne dois campeões mundiais e seis nacionais até o dia 6; prêmio é de US$ 5.000

Ubatuba - A badalação dos esportes radicais em Ubatuba abriu espaço esta semana para uma das práticas esportivas mais nobres do mundo, o jogo de damas.
Até o dia 6, quarta-feira, algumas feras mundiais como Yuriy Anikeev, da Ucrânia, I. Kybartas, da Letmania, Ian Dosca, da Moldóvia, os brasileiros Francisco Jovino, Francisco Marcelo Araújo, Fernando Moretti, e o joseense Augusto Carvalho, estarão concentrados no Ubatuba Palace Hotel disputando US$ 5.000 e o título mais cobiçado da modalidade, a categoria absoluto.



MEMORIA ESPORTIVA 2004....Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul

LITORAL VIRTUAL....Sexta-feira, 01 de outubro de 2004 - Nº 1128


Surfe: ubatubense domina 1º dia no Sul

Ubatuba - O surfista Diego Santos, de Ubatuba, conhecido como Ronaldinho, foi o destaque do primeiro dia do Billarbong Pro Junior, na Praia da Joaquina, em Florianópolis. O surfando ondas de média de 1,5 metro, o atleta conseguiu a melhor nota do dia em uma onda, 8,33, e a melhor somatória das duas melhores ondas, 13,33. "Foi um dia muito bom. Melhor porque eu consegui esses 8,33 que vão me dar tranqüilidade para as outras baterias", disse. O Billabong Pro Junior é uma das duas seletivas para o Mundial Pro Junior que será realizado em janeiro do ano que vem, em North Narrabeen, Austrália. (Fonte: ValeParaibano)