sexta-feira, 22 de setembro de 2023

POPULAÇÃO POBRE UBATUBENSE É OBRIGADA A AJUDAR NA MANUTENÇÃO DAS ESTRADAS EM FAVORECIMENTO AOS FAZENDEIROS PODEROSOS - ANO 1829

 






A população pobre era obrigada a ajudar a manutenção das estradas ,que favorecia os fazendeiros poderosos ,em 1829 .

Agenda do final de semana

 



➡️ Quem deseja programar atividades para o fim de semana em Ubatuba tem várias opções de atrações em diferentes temas que vão desde o esporte 🤸🏻⚽até às festinhas escolares 🌸.
⚠️ Todos os detalhes na íntegra, com as programações, podem ser conferidas no site da prefeitura pelo www.ubatuba.sp.gov.br/noticias.
⏩ Arraste para o lado e confira as atrações ✅



ERA UMA VEZ UMA CAPELA QUE FICAVA ALI NA PRAIA DO FÉLIX

 


Era uma vez a Capelinha de São José na Praia do Félix, região norte de Ubatuba SP. Mais um monumento , mais uma histórica construção derrubada
E o progresso que chega e que arrasa com a nossa história, com a nossa cultura, que maltrata e vai aos poucos deixano o povo caiçara abandonado. Essas imagens da autoria da amiga Lidi Keche Keche via facebook, e essas imagens mostram pra nós que o descaso com o nosso povo caiçara, com nós ubatubanos/ubatubenses aumenta a cada dia e nada se faz para preservar seja a nossa cultura, a nossa história, o nosso meio ambiente e assim a nossa querida, amada e idolatrada cidade Ubatuba , uma senhora de idade vai sendo maltratada , mal cuidada e aos poucos abandonada.







Vamos juntos refletir , vamos cobrar mais daqueles q tem o poder da caneta, nossa cidade ainda bela por natureza resiste bravamente, mas até quando. Qual a herança que vc como eu natural de Ubatuba SP, para vc que escolheu Ubatuba para morar e criar seus filhos e netos, qual o futuro vcs querem para eles.... Vamos refletir.... e desculpem o desabafo.


Silvio Cesar Fonseca 

Quilombo da Fazenda recebe Termo de Autorização de Uso Sustentável

  

Na quarta-feira, 20 de setembro, o Quilombo da Fazenda reuniu autoridades, amigos e moradores para celebrar um feito histórico para o local: a entrega do TAUS – Termo de Autorização de Uso Sustentável Coletivo de Área da União pela Superintendência do Patrimônio da União de São Paulo – SPU/SP, que, conforme a advogada do Quilombo da Fazenda, Patrícia Menezes, trata-se de um instrumento de regularização fundiária e um avanço rumo ao reconhecimento territorial. “São 80 mil metros quadrados na Praia da Fazenda. A finalidade dessa titulação é garantir a moradia dos quilombolas atuais e futuras gerações.”

Em meio a emoção e sentimento de dever cumprido, Neimar Loureço, coordenador da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), lembrou do Seu Zé Pedro, que faleceu em 2021, porém deixou seu legado na luta pelo reconhecimento territorial, e parabenizou Dona Laura, uma das maiores referências nacionais e internacionais Quilombola, e atual liderança do Quilombo da Fazenda.



O coordenador destacou também a importância do feito para o Quilombo da Fazenda e de todos os Quilombos do Brasil. “Esse instrumento técnico demonstra a todos o direito ao nosso território e às áreas. É uma forma de mostrar que a luta nunca é em vão.”

Walquiria Imamura, Procuradora do Ministério Público Federal, complementou a fala dos colegas dizendo que além de ser uma data especial, a entrega da TAUS é um dia histórico e que se sente grata por ter participado do processo ao lado da comunidade do Quilombo da Fazenda.

“Tenho participado dessa composição que luta por justiça social e racial, principalmente. E por isso considero esse um dia feliz para todos. É um título importantíssimo e um passo a ser celebrado e comemorado por todos os quilombos do Brasil e comunidades tradicionais, com certeza.”

O Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, foi representado pelo Diretor do Departamento de Reconhecimento, Proteção de Territórios Tradicionais e Etnodesenvolvimento no MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Antônio Crioulo, que elogiou a luta de todos os Quilombolas da Fazenda durante todos esses anos em prol do desenvolvimento e regularização de suas terras.

Denise Gontijo, secretária de Habitação, representou o prefeito de Ubatuba Marcio Maciel (MDB), congratulou todos pela conquista e confirmou o apoio da Prefeitura. “Estamos à disposição de cada um de vocês para qualquer trabalho que venham a desenvolver. Nós estamos na Prefeitura para recebê-los e atendê-los,” finaliza.

Esse é o segundo Termo de Autorização de Uso Sustentável recebido em Ubatuba, o primeiro foi entregue à comunidade Caiçara da Almada, em julho. Confira: https://www.ubatuba.sp.gov.br/destaques/taus-da-almada/

PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP