Imagem de Madre Gloria, pertence compartilhada da internet
, aqui para ilustrar essa matéria.
Encontrar um significado para a palavra Arte é quase impossível de colocar em palavras, pois não é só uma teoria e sim um universo de vivências. Isso é só uma prova do quão incrível é a arte. O objetivo deste estudo de caso exploratório é deixar registrada toda a passagem da Irmã Maria da Glória por Ubatuba, de forma a registrar sua contribuição educacional na vida de muitas pessoas que tiveram seu contato. Foram utilizadas com bases de dados artigos científicos, pesquisas publicadas em jornais impressos, cartas, documentos e coleta de dados mediante a conversa face a face com pessoas que tiveram contato direto com a Irmã. Madre Maria da Glória se dedicou intensamente à educação e a melhoria de vida das pessoas. Foi uma personalidade marcante em toda a sua história de vida. Conclui-se que Madre Maria da Glória colaborou para o desenvolvimento da arte na vida do ser humano, pois, trabalhava diretamente com a arte em todas as suas atividades. Amante do mundo artístico, amor incondicional ao próximo, total dedicação à educação ela foi um exemplo de vida que ficará marcado na história de muitos Ubatubenses e da própria história de Ubatuba.
References
FREITAS, J. B. F. Arte é conhecimento, é Construção, é Expressão. Conteúdo da Escola. Disponível em:
FUNDAÇÃO DE ARTE DE UBATUBA (FundArt). Madre Glória 84 anos de luz: Jubileu de Diamante. G. S. de História e Geografia de Ubatuba. Ubatuba, abr. 1991.
GOTTSFRITZ, G. Garota Sapeca. Jornal Correio Caiçara. Publicado em 23 ago. 1995.
JORNAL A CIDADE. III Concurso Madre Glória de Escultura na Areia. 20 jul. 1997.
______. Madre Glória morre aos 91 anos. Publicado em 03 maio 1998.
______. Parque dos Ministérios ganha escola. Publicado em 15 nov. 1998.
______. Zizinho e Alckmin entregam escola. Publicado em 29 nov. 1998.
JORNAL CORREIO CAIÇARA. Escultura de Areia: Concurso Homenageia Madre Glória. Publicado em 19 jul. 1995.
NOTÍCIA NA HORA. Escola de Ubatuba tem prêmio de educação ambiental. Publicado em 27 nov. 2008. Disponível em: http://am.noticianahora.com.br. Acesso em: 13 nov. 2016.
ROLIM, L. C. Semeadoras da Esperança: ALA: uma forma de educar. Santos: Loyola, jan. 1998.
UBATUBA. Câmara Municipal. Decreto Legislativo n° 2/1980: concede o Título de “Cidadã Ubatubense”, de19 de agosto de 1980. Ubatuba,1980.
______. Madre Glória: Compilado de Depoimento de 1992 e outros textos do arquivo da FundArt. Fundação de Arte de Ubatuba. Prefeitura Municipal de Ubatuba. Ubatuba, 1992.
______. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Lei Municipal nº 1782: histórico da escola EMEF “Madre Maria de Glória”: organização da escola, 21 dez. 1998.