terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
UBATUBA 2002.....Liminar afasta prefeito Paulo Ramos
Nesta semana, mais uma bomba em nossa cidade! Uma liminar afastou o prefeito Paulo Ramos do cargo. O filme é quase o mesmo, o que mudou foram os personagens. Ainda está vivo na memória de todos o afastamento do então prefeito Zizinho. Desde que o juiz Dr. Carlos Gutemberg, a pedido do Promotor Osvaldo Coelho, concedeu uma liminar afastando o prefeito do cargo, ele não foi mais visto pela cidade e, até o fechamento desta edição, o prefeito ainda não tinha tomado ciência oficial da liminar que o afastou. O vice-prefeito assumiu a prefeitura, nesta sexta-feira.
JORNAL A SEMANA - Ubatuba 17 de agosto de 2002 Edição Nº 197 Ano III
RADIO IPEROIG AM..............A 1 ª Rádio de Ubatuba - SP
A primeira estação de rádio de Ubatuba – Rádio Iperoig – AM. A Rádio Iperoig foi a primeira emissora de rádio de Ubatuba e, segundo informações fornecidas pelo radialista Clementino Soares, ubatubense, cooperador e locutor nos primeiros anos da rádio Iperoig, o surgimento da rádio se deu por volta do ano de 1957. Antonio Topedini Pagâno, engenheiro eletrônico e também funcionário da VASP - Viação Aérea São Paulo - recebeu a autorização para a implantação da rádio no Litoral Norte – Ubatuba e Caraguatatuba – o Sistema de Radiofônica em A.M. O próprio Topedini foi quem montou os dois transmissores e outros aparelhos para as rádios na oficina da própria VASP e, na mesma época são inauguradas as Estações de Rádio-difusão: Iperoig de Ubatuba e a Oceânica de Caraguatatuba.
UBATUBA - Criação da Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba.
Cruz de Iperoig, local onde reza a historia padre Anchieta rezou a 1 ª Missa em Ubatuba, durante a pacificação dos Tupinambás, que originou a PAZ DE IPEROIG . O que originou o 1 º nome da a atual UBATUBA.
Quando terminou o mais triste episódio da história do Brasil, relatado no final do capítulo segundo deste livro, aquele do dia 20 de janeiro de 1567 na Bahia de Guanabara, com a participação de Estácio de Sá e do Padre José de Anchieta contra os franceses, apoiados pela Confederação dos Tamoio, Ubatuba era ainda uma aldeia chamada Iperoig. Algum tempo depois, com a vitória definitiva dos portugueses e a “pacificação”, outros colonizadores foram chegando nas terras que outrora administrava Coaquira.
MINI - SÉRIE...... A PAZ DE IPEROIG - 2 ª PARTE
Do Livro UBATUBA, ESPAÇO, MEMORIA E DOCUMENTÁRIO..........Apresento A PAZ DE IPEROIG, um relato verdadeiro do realmente ocorreu durante a estada do Padre José de Anchieta na Aldeia de Iperoig ( Ubatuba) e q. culminou no 1 º Tratado de Paz das Américas, o qual ocorreu aqui, em nossa querida Ubatuba...
Confira agora a segunda parte da verdadeira história sobre o 1 º TRATADO DE PAZ DAS AMÉRICAS, ocorrido em Ubatuba -SP.
...................................................
Anchieta percebe que logo após este acontecimento, Tibiriçá não estava em paz consigo, angustiado, o velho cacique Tupiniquim, procura o jesuíta que o induz à confissão. O plano dos Tamoio foi um segredo de confessionário violado por José de Anchieta, em uma tentativa de salvar o exercício de seu apostolado, politicamente engajado.
ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA - 21 ª PARTE
Os Tupinambá que neste espaço recebiam o nome de Tamoio, percorriam praias, costões rochosos, manguezais e lagoas para a obtenção de peixes, moluscos, crustáceos, cágados, botos, pequenos mamíferos terrestres, aves e produtos da mata para garantir a sua sobrevivência. Na preparação dos alimentos realizavam fogueiras, armavam moquéns, assavam e tostavam a carne sobre as brasas. Para a pesca, usavam o arco, a flecha e outras modalidades, pois dominavam a técnica de confeccionar e polir machados de pedra. Fabricavam instrumentos de osso, um exemplo disto eram as pontas de lança e os adornos com que enfeitavam colares e pulseiras, confeccionados com dentes de cação e mamíferos, também as vértebras dos peixes e as conchas tinham esta mesma finalidade.
Biblioteca, livros e leituras
Certa ocasião, entrando na adolescência, ganhei um livro de presente: A volta ao mundo por dois garotos, de Henri de La Vaux e Arnald Galopin. Li-o todinho. Umas trocentas páginas. Foi o meu primeiro livro. Comecei e não consegui parar. Até então, era um devorador de gibis. Depois li o Cazuza, do Viriato Correia. Em seguida, tudo o que me foi possível ler do Monteiro Lobato. Em 1967, qual não foi a minha alegria de saber que a prefeitura havia criado - na administração do Ciccillo Matarazzo, através do decreto nº 52, em 06/07/1967 - e estava montando uma biblioteca, numa sala do prédio da Câmara Municipal, pertinho da casa de meus pais! Corri até lá.
GRANDES UBATUBENSES..... TIO CIRO - FUNDADOR DA ESCOLINHA DE FUTEBOL DE UBATUBA
TIO CIRO, O MAIOR CENTROAVANTE DO FUTEBOL DO LITORAL NORTE - UMA GRANDE UBATUBENSE.....
Benedito Ciro dos Santos, ex-atleta do XV de Novembro de Caragua, nascido em Taubaté-SP, veio para Caraguattauba com a família com pouco mais de sete anos/ idade. Moreno pardo, esguio,foi o maior centro – avante do futebol caiçara, em todos os tempos. Dedicou-se inteiramente ao futebol, faleceu no dia 19 de janeiro de 2002,no Hospital Pio XII, em São José dos Campos, aos 68 anos de idade, quando trabalhava como Coordenador da Escolinha de Futebol, da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Ubatuba-SP, cidade onde se radicou desde 1958, constituiu familia e passou a maior parte da sua vida.
Assinar:
Postagens (Atom)