quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Rebelião e fuga da Ilha Anchieta: além da busca pela liberdade

 

ZÉ CAPÃO............

 


ZÉ CAPÃO

AH, BONS TEMPOS MINHA SENHORA

 

2014- Painel na escola do Perequê-mirim  (Arquivo JRS)

               Apreciando um mural, provavelmente de alunos, na parede da escola (Florentina) do Perequê-mirim (Ubatuba- SP), tantas recordações me assolam... Primeiramente penso nas transformações ao longo da história: de um lugar bem natural, um território livre tupinambá, onde os portugueses e franceses sonharam outros destinos. Os padres jesuítas (Anchieta e Nóbrega) forçaram os arranjos que permitiram a posse dos lusitanos.

..................... Foi cruel, Minha Senhora! A Igreja Matriz, assentada a pouca distância da Praia do Cruzeiro, atesta a força da crença dos europeus sobre as crenças indígenas daquele tempo.


               Até o começo de 1800, quase nada há a registrar da sobrevivência dos caiçaras. Somente com a chegada do café a despertar o brilho do lucro nos olhos dos empreendedores, principalmente portugueses e franceses, a Minha Senhora ganha um mapa.
Ubatuba no século XIX  (Arquivo histórico)
          Os ingleses, senhores do mundo naquele período, além dos mares, assinalaram os seus interesses. Seus mapas têm incríveis precisões! Foi o século das grandes fazendas, das devastações para o cultivo da riqueza rubiácea. Também foi quando as etnias africanas pisaram – e sofreram! – no solo da Minha Senhora. Chegaram os favores forçados do continente negro ao nosso país! No fim dessa cobiça passageira, com fazendeiros arruinados ou que migraram, restaram as contribuições africanas ao nosso ser caiçara. Na pobreza, as técnicas de subsistência para plantio, coleta, caça e pesca foram essenciais ao meu povo caiçara. Nunca os moradores miscigenados tinham sentido o quão grande era a interdependência com a natureza, com os recursos naturais. O sistema de pousio, de cultivar espaços em revezamento, foi a solução. As técnicas de caça e pesca, de escolha de árvores, de construção de embarcações e tantas outras tornaram se vitais.  Os ciclos da natureza, das estações e de todos os seres, passaram a ser respeitados. A Minha Senhora achou isso melhor. Afinal, a necessidade forçou um equilíbrio.

A.L.A - ASSISTÊNCIA AO LITORAL DE ANCHIETA.............DÉCADA DE 60.........

 



Artesãos da mata - Quilombo da Fazenda, Ubatuba (SP) 2018

HOTEL TINOCO...... DÉCADA DE 40

 


Hotel Tinoco , na década de 40, onde hoje temos o Hotel São Charbel, a esquerda a Praça Nobrega , o principal ponto de encontro dos antigos ubatubense na época, à direita temos a Rua do Comércio ( na época), hoje Calçadão da Maria Alves , tendo ao fundo as Palmeiras Imperiais , as quais hoje restam poucas




FOTOS.........Cortesia  Odaury Carneiro    Via Facebook

A PRIMEIRA CIRURGIA REALIZADA EM UBATUBA FOI FEITA PELO DR. JOSE LUIZ CEMBRANELLI

 

DR. JOSÉ LUIZ CEMBRANELLI (I.M.)
Um dos feitos eu compartilho do blog O Guaruça de Ubatuba :
DR. JOSÉ LUIZ CEMBRANELLI -
"Que realizou a 1 ª cirurgia em Ubatuba -SP.

Em 1949 aconteceu em Ubatuba a primeira cirurgia a luz de lampião e a paciente foi Dona Benedita de Novaes Serpa, mulher do fiscal sanitário do Posto de Saúde, o Sr. João Serpa Filho (Fifo). Ela foi vítima de uma apendicite aguda. O médico chefe do Posto de Saúde, na época, era o pernambucano sanitarista Dr. Eurico Ramos Amorim.

AS PRIMEIRAS MADRES EM UBATUBA


Neide, Ângela e Juventina (?) durante uma feira de artes promovidas pela A.L.A., em 1976. (Arquivo Neide)


               No ano de 1969 eu conheci algumas das Cônegas de Santo Agostinho. Eram as irmãs da A.L.A. (Assistência ao Litoral de Anchieta), religiosas que se dedicaram aos mais pobres em vários pontos do litoral (Apiaí, Guarujá, Cubatão, Ubatuba...). Na verdade, desde 1957, elas encararam a missão em Ubatuba. 

EMPRESA DE PESCA DE UBATUBA RECEBERÁ UM MODERNO FRIGORIFICO .ANO 1930

 


ECHO UBATUBENSE ......O PRIMEIRO JORNAL DE UBATUBA SP...CONFIRA A 3 ª EDIÇÃO_ DATA 03 DE JANEIRO DE 1897

 


De   um clique  sobre as imagem  desta  pagina para ampliar no tamanho original....., as demais paginas aqui compartilhadas  já estçao no tamanho original.

Olá   bom dia, estou  compartilhando aqui no meu blog  UBATUBENSE    Fatos  e  Fotos  da Ubatuba  Antiga  os exemplares  do primeiro jornal de Ubatuba SP, o  ECHO  UBATUBENSE, o qual  embora tivesse uma vida curta, durou apenas um ano, marcou a história gloriosa  da imprensa  ubatubense,  já  compartihei aqui nesse blog há alguns anos atrás um ESPECIAL ECHO UBATUBENSE , agora volto a compartilha  todas as edições  do referido jornal, todas paginas escaneadas por mim....