quarta-feira, 19 de março de 2008

PAIXÃO DE CRISTO SERÁ ENCENADA NESTA SEXTA - FEIRA EM UBATUBA





Tradicional encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta, 21, em Ubatuba
Ainda há tempo para as pessoas que quiserem participar da encenação. É só comparecer aos ensaios, que estão acontecendo no prédio do antigo Fórum, durante as noites que antecedem o evento

A encenação da Paixão de Cristo, tradicional em Ubatuba, acontecerá novamente nesta sexta-feira, 21, a partir das 21h. O evento que vem surpreendendo e emocionando milhares de pessoas ao longo de 18 anos, terá início na Praça de Eventos da Avenida Iperoig, onde serão estruturados espaços cênicos para a representação.

Na Praça de Eventos, serão representadas diversas cenas, desde o nascimento de Cristo até a condenação de Jesus por Pilatos, em vários pontos fixos. A Via Crucis se alongará pela Avenida Iperoig, até o Morro da Prainha, onde acontecerão as cenas apoteóticas da Crucificação e Ressurreição de Cristo.

Mudanças no trânsito
Para que o deslocamento das cenas seja possível, algumas adaptações serão feitas no trânsito. O estacionamento ao lado da praia será proibido a partir das 17h. A Avenida Iperoig será fechada para veículos às 21h. A partir das 22h, a ponte que dá acesso ao bairro Perequê-Açu será interditada, até a total dispersão. Aqueles que necessitarem ir ao centro ou voltar ao bairro, devem ir pela BR-101.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba. Para o prefeito de Ubatuba, apoiar o espetáculo significa incentivar a cultura da cidade. "A Paixão de Cristo é uma encenação que extrapola os limites religiosos para representar a história, com uma riqueza de detalhes que é impressionante. A nossa própria geografia privilegia e enriquece a peça, por proporcionar um cenário natural. Sem dúvida, é um evento que vale a pena ver de perto.”

Uma das produtoras do evento, Gracita Brandão, afirma que o evento ubatubense vem sendo considerado um dos mais importantes do país. “Pela grandiosidade da apresentação, a quantidade de pessoas envolvidas, a beleza do cenário natural, a riqueza do figurino e a seriedade com que trabalhamos a encenação, alguns veículos de comunicação têm destacado que a nossa Paixão de Cristo já é a segunda mais famosa do país, depois é claro da encenada em Nova Jerusalém”.

Figurantes

Ainda há tempo para as pessoas que quiserem participar da encenação. É só comparecer aos ensaios, que estão acontecendo no prédio do antigo Fórum, durante todas as noites que antecedem o evento. A Paixão de Cristo conta com, aproximadamente, 200 pessoas, entre atores, figurantes e técnicos. A produção é da Cia. do Mar Atividades Artísticas, patrocinada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

A apresentação
O diretor da encenação, Bado Todão afirma que, ao longo desses 18 anos, sempre tentou introduzir alguns elementos novos na representação, sem, no entanto, descaracterizar a história. “Muito pouco pode se mudar na dramaturgia, pois os evangelhos que alicerçam o texto são muito definidos. Acho arriscado inventar, porque o público é tradicionalista. Mas, ainda assim, sempre há novidades. Para este ano, estou apostando no cinema, com introdução de imagens de vídeo, substituindo a cenografia naturalista e dando suporte dramático a algumas cenas.”

Paixão de Cristo em outros locais
A encenação da Paixão de Cristo acontecerá também nas Ruínas da Lagoinha, região Sul do Município, no dia 21, a partir 20h30. No Ipiranguinha, a apresentação acontecerá, no dia 20, às 21h, em frente à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU/Cia do Mar)
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU