sexta-feira, 16 de julho de 2021

HISTÓRIA DA RIO - SANTOS, UMA SAGA MEMORÁVEL......

 

Arraial indígena da Vila de Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba (Reprodução – Acervo Museu Municipal de Mangaratiba)

FONTE............https://www.cidadeecultura.com/historia-da-rio-santos-uma-saga-memoravel/

A História da Rio-Santos

A costa brasileira, no século XVI, era ocupada por várias tribos indígenas de diferentes troncos de origem. Na região de Santos, Guarujá, Bertioga e parte de São Sebastião, habitavam os índios tupiniquins com o cacique Tibiriçá e, exatamente na serra de Boiçucanga (São Sebastião), habitavam seus arqui-inimigos, os tupinambás com o cacique Cunhambebe, que dominava as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba. Após o descobrimento do Brasil, Portugal não se interessou em colonizar de imediato as novas terras descobertas, pois seu objetivo maior era encontrar um caminho para as Índias que não necessitasse passar pelo congestionado Mediterrâneo.

Piratas & Corsários – Rio-Santos

 

Foto Shutterstock
Por Ana Lucia F. dos Santos 

O temor das vilas

Piratas e corsários na Rio-Santos. O clima romântico que cerca os piratas e os corsários esconde a realidade de tripulações cruéis e sem escrúpulos que, desde a antiguidade, assolam os sete mares. A pirataria sempre foi um dos maiores obstáculos da economia global e, com ela, nações são destruídas.

A rebelião do presídio da Ilha Anchieta

 

Ruínas do presídio na Ilha de Anchieta

Por Marcio Alves

Uma estratégia digna de aplausos

A Rebelião do presídio da Ilha de Anchieta foi como aqueles filmes nos quais você não sabe se torce pelo bandido ou pelo mocinho, pois após os acontecimentos o que restou foi apenas a marca registrada de um grande estrategista e sua formidável inteligência. O que passou não se julga, deixa apenas seus vestígios. E essa magnífica história, cheia de dores e alegrias é que queremos deixar aqui registrada.