quinta-feira, 28 de março de 2024

Estamos em plena Semana Santa..,Então vai aqui causinhos da Sexta Feira Santa,vc sabia ?



Que na sexta da Paixão..além do jejum, abstinência de carne há monte histórias que os antigos contavam ? :
Na minha casa minha mãe ensinou a todos nós a fazermos todos serviços até quinta feira ao meio dia ,depois era silêncio e oração.
Quena sexta feira Santa, nao se caçava ,nem pescava e nem ia para a roça; Ela em tempos antes contava também que até os cabelos eram penteados e presos na véspera,para não usar o pente no dia Santo, nem pensar em costurar ,corrida se o risco de mais tarde a máquina costurar sozinha......lavar roupa muito menos..tem a história da mulher que teimou em lavar a roupa no rio ...e era costume " bater " a mesma em uma taboa ....na terceira batida ,a taboa gemeu...(!!!) do compadre que mesmo avisado e sabedor o dia santificado foi caçar , resultado: foi seguindo um passarinho até perde se não mata e só foi encontrado por outros compadres que o procuram por muito tempo e só o acharam a noite sem ter dado um único tiro....e do outro que foi tirar palmito ( quando não era proibido) e acabou pendurado no próprio tronco do palmiteiro só saindo de lá a noite depois de muito rezar pedir perdão...; e tem aquele teimou em comer carne e esta sangrou no prato....outro que também insistiu na carne e esta apareceu cheio de ovos de mosca ..mas qdo mais tarde foi desfazer se dela ,a mesma se encontrava limpa e pronta para comer....; não se cantava nenhum outro canto que não fossem os religiosos...quem tinha rádio ,não os ligava até o sábado santo depois do meio dia.
Do livro " Os Caiçaras Contam.."diz também que o casal não se pode fazer sexo.: se caso a mulher engravidar e a criança for menina será bruxa ,se menino será lobisomem...esses encantos vão demorar a passar.... são as maldições da Sexta feira Santa....
Lembrando que Sexta Feira Santa não é feriado.... É DIA SANTO!!!

Texto e foto de Ana Maria Fernandes
via facebook

Elis Regina fez maior show da vida em bar humilde de Ubatuba; entenda

 



A cantora Elis Regina / Acervo UH/Folhapress


Caso do 'show histórico' em Ubatuba foi revelado por João Marcello Bôscoli, filho de Elis Regina, recentemente


BRUNO HOFFMANN


A cantora Elis Regina fez o maior show da vida em um bar humilde de Ubatuba, no litoral norte paulista. Essa história foi contada recentemente por João Marcello Bôscoli, filho de Elis, durante o podcast B3+1

Segundo o produtor, o caso divertido foi revelado por Roberto de Oliveira, diretor e produtor audiovisual, amigo de Elis, que presenciou o “espetáculo histórico”. Ele estava ao lado do irmão, o cantor e compositor Renato Teixeira. 


Os três amigos estavam em Ubatuba, quando foram surpreendidos por uma chuva forte, um temporal daqueles. Eles se abrigaram em um bar modesto, de chão de terra batida. Nessa hora um homem bêbado se aproximou de Elis e disparou, com voz arrastada: “Você é cantora? Então canta!”.

A cantora se recusou inicialmente, mas o homem, com a falta de tato comum a pessoas embriagadas, não desistiu: “Você não é cantora! Se você é cantora, por que não canta?”. Irritada pelas provocações, Elis pediu que Renato pegasse o violão e o resultado foi, nas palavras de Roberto de Oliveira, o melhor show da vida dela.

“Convivi muito com a sua mãe. Viajei circuito universitário, fomos para os Estados Unidos, ‘Elis e Tom’, ‘Falso Brilhante’, e eu nunca vi ela cantando tanto na vida dela. Foi a melhor performance dela ela cantando tudo para o bebum”, disse Roberto a João Marcello, anos depois.


Ao fim do show improvisado, o sujeito olhou em volta e se limitou a dizer: “É, ela canta bem”.

 FONTE :

https://www.gazetasp.com.br/anexo/elis-regina-fez-maior-show-da-vida-em-bar-humilde-de-ubatuba-entenda/1135787/









Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/anexo/elis-regina-fez-maior-show-da-vida-em-bar-humilde-de-ubatuba-entenda/1135787/