quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mais sacis


Mais sacis


Julinho Mendes
No dia 31 de outubro, em que comemoramos o nosso Dia do Saci Caiçara, no calçadão do Centro, perguntei a um amigo se ele tinha medo de saci. O velho caiçara, sem titubear respondeu:
- Tenho sim, mas não desse aí com uma perna só, com gorro e cachimbo. O saci que tenho medo é do saci político, corrupto. Desse sim, eu tenho medo. Ele compra voto, desvia dinheiro público, superfatura obras... faz travessuras que afeta de uma vez só grande parte da população necessitada. Temos que ficar atentos com esse saci!!!
Sem comentários, eu só exclamei:
- Éééé!
A imagem acima mostra mais uma leva de sacis, desenhados e versados pelos alunos das escolas estaduais: Altimira, Idalina, Capitão Deolindo, Dr. Esteves e Maria Alice.
Continuamos a agradecer os professores, coordenadores, alunos e colaboradores nesse nosso evento.
Obrigado!

POR Julinho Mendes

FONTE : www.ubaweb.com

Caiçarando na Cooperativa Educacional de Ubatuba


Mais uma vez, a convite da coordenadora pedagógica Lúcia e da professora Eliete, estivemos na escola Cooperativa Educacional de Ubatuba. Fui falar, agora, para os alunos do 4° ano do ensino fundamental, sobre a cultura caiçara.
Carrego um pouquinho dessa nossa cultura em um balaio de timbopeva, balaio este que quem o fez certamente já morreu, pois é um balaio muito antigo, que provavelmente já carregou mandioca, já guardou bananas para amadurecimento, transportou peixes, lavou camarões, serviu de berço para criança e se duvidar até já serviu de ninho de galinha. De tudo isso, esse meu balaio agora carrega um pouquinho de nossa história e de nossa cultura. Tenho dentro dele mais de trinta elementos que representam a vida, o costume, a religiosidade, a culinária, a arte... da nossa terra.
É para mim muito prazeroso e gratificante repassar esses conhecimentos à algumas crianças de nossa cidade, para que aprendam e tenham informações sobre as peculiaridades da cidade onde vivem. Tenho certeza que esses alunos, hoje, têm um conhecimento a mais sobre a cultura caiçara.
Parabenizo a Cooperativa Educacional de Ubatuba por inserir em seu planejamento curricular os aspectos culturais de nossa cidade.
Como voluntário, agradeço por estar contribuindo no processo de ensino desta escola.
Obrigado!

fonte :www.ubaweb.com