segunda-feira, 2 de abril de 2012

ESPECIAL " UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA " - PARTE 70




....conhecimento. Para tanto, nos empenhamos em compilar dados históricos em fontes primárias, documentos oficiais que colocam Ubatuba no cenário nacional brasileiro. Indagamos sobre os meios de comunicação social e a imagem que estes veiculam, usando a cidade como cenário de obras televisivas e cinematográficas, assim como também sondamos o desenvolvimento da imprensa e rádio local. Mas, o momento crucial serão as entrevistas feitas a historiadores, artistas, velhos, mulheres , negros e caiçaras que neste livro têm a última palavra, pela força da paixão revelada no relato de suas histórias e estórias de Ubatuba.

Estes nossos entrevistados são mediadores entre o presente e o passado da cidade, intermediários informais da cultura, visto que existem mediadores formais como a universidade, a escola, a igreja, a prefeitura, etc., e que existe a transmissão de valores, conteúdos, atitudes, também constituintes dessa cultura (Bosi, 2003:15). Participamos da aventura de ser ouvintes atentos a nossos narradores, com os quais viajamos a distância temporal para situarmos no território dos sonhos, dos afetos, das imagens, das impressões e intuições que foram comunicadas.

UBATUBA 1998.....· IV ª Regata AUMAR - Tintas Ypiranga foi sucesso, em Ubatuba


UBATUBA, 15 DE FEVEREIRO DE 1998




No dia 31 de janeiro último, na baia da Enseada, em Ubatuba, foi realizada a IV Regata AUMAR - Tintas Ypiranga. O evento começou as 12, foi até as 16 horas e contou com a presença de 23 iatistas que disputaram o troféu Rapunzel, uma homenagem à família Ceccon que recentemente empreendeu uma volta pelos mares do mundo a bordo do veleiro Rapunzel.
O tempo bom, com vento constante, ajudou na criação de um ambiente propício à competição e proporcionou um ótimo espetáculo ao público presente à praia da Enseada.
Na classe Holder o vencedor foi Gil da Cunha representando a prefeitura de São Sebastião, Fabiano, do TEBAR Praia Clube de São Sebastião, ficou em segundo.
Em terceiro, Lourival, quarto, Eduardo e quinto, Marcel, todos de São Sebastião.
O feminino da classe Holder foi vencido por Flávia, em segundo ficou Amanda, da cidade de São Sebastião. A simpática iatista Clara teve problemas com o barco e assistiu de camarote a regata.