sexta-feira, 10 de março de 2017

Anjos da saúde - 05




Em 1928, se estabelece o Sr. Washington de Oliveira (Seu Filhinho) com uma farmácia moderna e bem equipada, localizada na praça Exaltação da Santa Cruz, 320. A imagem acima mostra uma nota fiscal, onde consta o registro do farmacêutico no Conselho Regional de Farmácia, CRF-8, nº 1.824.


PERSONAGEM DA NOSSA HISTÓRIA...........BASILIO DE MORAIS CAVALHEIRO FILHO

Basilio de Morais Cavalheiro Filho - Ex - Prefeito de Ubatuba
Foto Arquivo do Blog Ubatubense

Texto / Matéria   Site......www.ubaweb.com


Personagem da nossa história
 
 
Ele foi personagem, protagonista de um dos períodos mais conturbados da nossa história política. Nada comparável, é claro, ao que nos tem assolado nas últimas duas décadas – atuações políticas com um olho na opinião pública e outro na barra dos tribunais. Gestões sub judice. Esse personagem foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Ubatuba: Basílio de Morais Cavalheiro Filho.



CONSTRUINDO O PASSADO - 5 / 8



No projeto Matarazzo, além da demolição das casas da rua Guarani / avenida 9 de Julho, para dar lugar a grande avenida da Orla, com 4 pistas, ligando o trevo do rio Indaiá, ao canto do Itaguá, no rio Acaraú, e mais a interligação da rua Rui Barbosa, que se encontrava parada na avenida Milton de Holanda Maia, no jardim Esplanada, com a rua São José dos Campos, porque entre elas, existiam duas áreas ainda não loteadas, e hoje, ainda existe uma. 


E. F TAUBATÉ A UBATUBA PEDE PRORROGAÇÃO DO PRAZO PARA CONTINUAÇÃO E CONCLUSÕES DAS OBRAS.......

1914   O Dr. Tavares de Lyra, novo Ministro da viação do Dr. Wenceslau Braz, defere pedido de diversos construtores de estradas de ferro, propagando o prazo para construção e conclusão das mesmas devido à crise provocada pela guerra européia. Aproveitando disso, a E. F. Taubaté a Ubatuba, por seu advogado Dr. Ribeiro de Moura Escobar requer ao ministro que no termo de acordo a ser assinado para prorrogação do prazo para a continuação e conclusão das obras fosse feita uma alteração no contrato. 

(O Norte).

CONSTRUINDO O PASSADO - 4 / 8

O estrangulamento da rua Condessa de Vimieiro, no governo Matarazzo já era coisa do passado. A praça seria remodelada, as palmeiras seriam substituídas por arbustos, plantados dentro do novo alinhamento seguindo a quadra onde se encontra instalado o Supermercado, veja a linha pontilhada indicando o novo alinhamento




MEU COMPADRE NILO.

    Dia 27 de janeiro de 2017 – Praia do Perequê-mirim. Depois de um café com parte da família Cabral Barbosa (Nilo, Luzita, Adriana e Aline), puxei uma prosa com o meu compadre Nilo.

                   - Nilo, fala do tio Dionísio.
               - Ele morava no Sertão [do Perequê-mirim], na casa do coronel Maciel. Era casado com a tia Luzia, tinha uma porção de filhos. Rodolfo, Judith, Joana... eram filhos. Os outros filhos foram embora para Santos, trabalhar. O Dito Henrique, pai do Ditinho, do Andrade... era genro dele, se casou com a minha prima Judith. O Antônio Julião foi casado com a Joana, mas logo enviuvou. Alguns eu não conheci porque foram trabalhar em Santos. O resto ficou aqui mesmo. Eu era criança... Eles foram para trabalhar em Santos, nos sítios de banana; casaram por lá e por lá ficaram. O Antônio Julião foi genro, casou com a Joana, a minha prima. Joana Cabral.
 
 
 

"DO ‘TEMPO DOS ANTIGOS’ AO ‘TEMPO DE HOJE’, O CAIÇARA DE CAMBURI ENTRE A TERRA E O MAR".

 
Sempre é importante apresentar questões, fazer perguntas, rever rotas e procurar melhores caminhos.
 
Quando teve um gestor caiçara ou quilombola dessa instituição chamada PESM? E mesmo que um dia tivesse, seria para cumprir o que o Governo acha que é melhor. Melhor para quem? Não me importa que gestores "importados" caiam, enquanto "técnicos acadêmicos" estiverem à frente dessas instituições artificiais, com uma falsa participação das comunidades, pois não decidem nada, apenas podem opinar sobre seu próprio território! Enquanto retalham e dividem a terra entre grandes construtoras usando um Zoneamento ridículo e nas mãos de empresários, enquanto esse turismo de massa confuso e descontrolado desaba todo fim de ano e feriado sobre a Mata Atlântica destruindo e poluindo...