A Dança da Fita é uma dança folclórica, de manifestação milenar e origem europeia, trazida pelos imigrantes ao Brasil pela região Sul do país. A dança busca reverenciar a árvore, que após a época de inverno anuncia o prenúncio da primavera. Já as fitas, por sua vez, têm o significado de renascimento das árvores.
A Dança da Fita se desenvolveu entre os gaúchos, mas cada região fez suas modificações, com detalhes peculiares. Em Ubatuba, ficou conhecida entre 1920 e 1930 na região da praia da Enseada, quando alguns moradores tiveram contato com a dança no porto de Santos, com pessoas vindas da região Sul. Depois de um tempo esquecida, a tradicional Dança das Fitas foi fortalecida na década de 1980, por meio do incentivo à cultura popular da Fundart.
Para a Dança da Fita ser realizada é utilizado um mastro de aproximadamente três metros, em sua ponta são penduradas fitas coloridas de mais ou menos quatro metros de comprimento, que serão utilizadas para as evoluções da dança. Os dançarinos se dispõem em círculos, cada um com suas respectivas fitas, onde irão fazer os movimentos trançando-as.
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a Dança da Fita pode conferir a apresentação na 99ª Festa de São Pedro Pescador, que será realizada de 24 a 29 de junho, na Praça de Eventos da cidade, localizada na Avenida Iperoig.
FUNDART UBATUBA SP