Cerca de 30 moradores do Bairro Sítio da Ressaca estiveram reunidos com o secretário de Obras da prefeitura no último sábado, 21. O objetivo do encontro foi discutir sobre a implantação de uma ponte na entrada do bairro. O engenheiro Ricardo Yazigi, autor do projeto da ponte, esteve presente para mostrá-lo à comunidade interessada. A segunda fase para a construção da ponte já está em andamento e trata-se da liberação por parte dos órgãos ambientais. Depois, será aberta licitação para contratação da empreiteira que deverá executar a obra.
A antiga ponte que ligava o bairro à Estrada BR-101 não resistiu a uma tempestade que aconteceu em 2005 e foi levada pelas águas do Rio Grande que, na ocasião, teve uma das maiores vazões da história do bairro, subindo um nível de 5 m. Antes disso, em 2001, a ponte já havia sido interditada para trânsito de carros, devido às suas condições precárias. Para que o bairro não ficasse isolado, a prefeitura, na época administrada por Paulo Ramos, abriu um acesso alternativo em área de preservação permanente. Esse procedimento gerou um processo ambiental, movido pelo Ministério Público, no qual a prefeitura é ré. Diante da existência de um processo em trâmite, a via de acesso não pode receber melhorias, como iluminação, o que acabou propiciando a ocorrência de crimes na região. Com a construção da nova ponte, a área deverá ser reflorestada, como determina a lei e o acesso desativado.
Características da nova ponte
As fortes chuvas que causaram a ruína da ponte também aumentaram o vão do rio de 15 para 30 metros, portanto, a nova ponte terá o dobro do comprimento da antiga. Sua largura total será de 9,8m, com duas calçadas laterais de 85cm de largura cada uma. O peso do projeto será de 35 toneladas e haverá seis postes de iluminação. A ponte anterior era feita de ferro. A nova ponte será feita de concreto pré-moldado.
Uma praça para o bairro
Durante a mesma reunião, os presentes também puderam tirar dúvidas e saber mais sobre a praça que está sendo construída no bairro, por meio de uma parceria entre a prefeitura e a comunidade. A área de lazer terá formato circular, com pavimento de paralelepípedo, playground, bancos, área de esportes, jardins, árvores nativas e iluminação. Segundo o prefeito de Ubatuba, a construção da praça na avenida central, a reforma de uma outra, na entrada do bairro, e agora a construção da ponte fazem parte do programa de melhorias nos bairros que a atual administração vem realizando em todo o município. “Temos mais de 60 bairros em Ubatuba e em todos eles, nestes dois anos e meio, a prefeitura já realizou diversos serviços, visando sempre a melhoria na qualidade de vida da nossa população”, reforçou o prefeito.
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU
UBATUBA - SP - 25/07/2007