segunda-feira, 23 de maio de 2022

1957, ANO DA PRIMEIRA CORRIDA DE CANOAS CAIÇARAS EM UBATUBA .

 


Professor Joaquim Lauro  MonteClaro Neto 

Tudo começou em setembro de 1957, na festa na capelinha de Nossa Senhora das Dores, a 1ª. Corrida realizada pela ideia do nosso homenageado no Circuito de 2022, o Professor Joaquim Lauro Monteclaro Neto, nosso Velho Mestre.
Hoje começamos a contar e relembrar essa história linda! Agradecemos a filha do Professor, Maria Joana Monteclaro e ao nosso amigo Elvio por nos emprestar incríveis reportagens guardadas, uma relíquia, e seu tempo para uma boa prosa.




O começo

O Velho Mestre acompanhava a pesca, adorava a pesca da Tainha, e teve essa ideia de corrida ao ver os pescadores voltando e um falando pro outro, vamos “porfiar” (disputar), para ver quem chegava primeiro na praia. E aí veio o pensamento livre, porque não podemos fazer uma corrida de canoa caiçara com os pescadores de Ubatuba? A corrida realizada teve como vencedora a canoa Maria Comprida, do Jurandir Amabe, com os remadores David Alexandrino (mestre), Paulo Barroso, Carrinho e Oliveira Melquíades.
Nessa história temos as grandes mulheres remando também, Brotos do Remo – como ele chamava, travessias a Paraty, Santos e seu grande sonho de fazer o trajeto de Picinguaba até a cidade...essas prosas virão logo mais, nos acompanhe. E se tiver alguma estória pra contar, conta pra gente!
Boa Corrida, Bom Circuito, que é uma das oportunidade dos pescadores e pescadoras artesanais se encontrarem, festejarem e vivenciarem suas tradições.