quinta-feira, 2 de junho de 2011

ubatuba 1950.............As pontes da Ilha dos Pescadores


Pontes  de acesso a Ilha dos Pescadores ou Barra dos Pescadores como queiram, foto de 1950, a qual ainda mostra as pontes de madeiras, hoje trocadas por pequenas pontes de cimento, ao fundo o Casarão do Porto...

ILHA ANCHIETA - 1915 ? .....


Antiga Ilha dos Porcos , hoje Ilha Anchieta, foto , data de  1915 , segundo informações, bemantes da revolução no Presidio .

UBATUBA 1936.........José Fernandes toma posse como Prefeito de Ubatuba - SP

Em 21 de fevereiro de 1936, o cidadão comerciante ubatubano da gema e do Centro, Sr. JOSÉ FERNANDES, foi nomeado por decreto, a prefeito de Ubatuba, pelo Governador de São Paulo, o Sr. Dr. ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, do Partido Constitucionalista (PC) e tomou posse em 26 de fevereiro do mesmo ano.
Texto de Nenê Veloso

UBATUBA 1936 -1940.........Praça da Matriz á noite


Segundo quem me enviou esta foto, a mesma data entre os anos de 1936 a 1940, esta foto é da Praça da Matriz  - Centro - Ubatuba....

FALA CAIÇARA NENE VELOSO....Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 06

 
 
Arquivo Nenê Velloso 
Título da nomeação de José Fernandes como prefeito de Ubatuba, SP. - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso
  Título da nomeação de José Fernandes como prefeito de Ubatuba, SP.
No fim de 1935 e começo de 1936, havia um clima de golpe; Getulio Vargas tinha planos de continuar no poder e para isso contava com o apoio de seus mais íntimos generais e ministros. Mesmo sob esse clima de insegurança política e de praticamente nenhuma liberdade, continuavam os preparativos para a eleição do próximo presidente da República. As eleições deveriam ocorrer em 1938 e os candidatos eram: ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, governador de São Paulo e o “tenente civil” e político paraibano José Américo de Almeida. A campanha presidencial continuava. Flores da Cunha, líder do Rio Grande do Sul, apoiava a candidatura de ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, que contava com a simpatia de várias correntes liberais e era articulado pelo jornal O Estado de São Paulo.
O crescimento da candidatura de ARMANDO DE SALES OLIVEIRA atemorizava Getulio e os generais golpistas. Para eles só havia um meio de impedir a eleição: o golpe de Estado. O clima político ficou ainda mais confuso quando os integralistas lançaram a candidatura de Plínio Salgado, para a presidência. Getulio Vargas, ao mesmo tempo em que reprimia os movimentos de esquerda e controlava os sindicatos, fazia mais concessões aos trabalhadores, aumentando assim sua popularidade, o que de certa forma iria ajudá-lo a dar o golpe de Estado. No entanto, era necessária uma desculpa que justificasse o golpe. A justificativa para o golpe deu-se em setembro de 1937, quando denunciado um falso plano de ação comunista para a tomada do poder. Esse plano que ficou conhecido como Plano Cohen, fora forjado pelo capitão Olimpio Mourão Filho, militante integralista e ligado aos generais de Getúlio.
Em 21 de fevereiro de 1936, o cidadão comerciante ubatubano da gema e do Centro, Sr. JOSÉ FERNANDES, foi nomeado por decreto, a prefeito de Ubatuba, pelo Governador de São Paulo, o Sr. Dr. ARMANDO DE SALES OLIVEIRA, do Partido Constitucionalista (PC) e tomou posse em 26 de fevereiro do mesmo ano.
[Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado IV - Anjos da saúde.]

Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.

UBATUBA 2001.....





Pelo projeto de lei nº 96/01 aprovado, em primeira discussão, na semana passada e, em segunda discussão com uma emenda, esta semana, pode deixar a cidade sem carnaval, pois em nenhum momento foi previsto shows, carnaval, festas tradicionais, entre outras, e também não prevê as igrejas, templos, cultos e manifestações religiosas. Para se cumprir tal lei, muita coisa deverá mudar em nossa cidade, pois é normal em várias igrejas, templos, etc., os pastores ou padres terem som muito alto que pode ser ouvido a mais de 200 metros. Em certos casos, quando os seguidores estão rezando, orando ou pedindo bênçãos, gritam muito alto, o que certamente vai ultrapassar os 60 decibéis como determina a lei.


MEMÓRIA ESPORTIVA 2001 .....Ubatuba passa à segunda fase da Copa Vale


A seleção ubatubense empatou por 2 a 2 com São José do Barreiro, no último domingo, dia 30, em partida válida pelas oitavas-de-finais da Copa Vale. Como o primeiro jogo, em São José do Barreiro, também terminou empatado - 0 a 0 -, a decisão da vaga foi para os pênaltis. E Ubatuba levou a melhor, vencendo por 4 a 2.

GRANDES UBATUBENSES........JORGE FONSECA , 100% UBATUBENSE...



Na foto tirada 2011  - Eu (Silvio Cesar Fonseca) e meu pai Jorge Fonseca ( 100% caiçara)..

Outro de nossos entrevistados foi Jorge Fonseca, nascido e criado no litoral. Ele aprendeu a conhecer seu espaço e dele obter informações para garantir sua sobrevivência e de seus numerosos descendentes. Este depoimento nos mostra a força e a sabedoria do cotidiano de um caiçara.