quinta-feira, 20 de setembro de 2007

UBATUBA RECEBE O " PROJETO RAÍZES", DA NATURA...

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) receberá, no próximo fim de semana, dias 22 e 23, o projeto Raízes, promovido pela empresa de cosméticos, Natura. O evento engloba a realização de três workshops gratuitos sobre Música Popular Brasileira, além da apresentação do quinteto Instrumental Sons Harmônicos.
As inscrições para os workshops podem ser feitas na própria Fundart, em horário comercial. Devido à confirmação deste evento, a apresentação do grupo Solstício Maior, que aconteceria no dia 22, na Igreja Matriz, foi cancelado.
Os workshops - Destinados aos músicos, ao público leigo e aos interessados em música de forma geral, os workshops possibilitam o aprendizado de técnicas de instrumentos musicais e fornecem material de estudo e peças para músicas.
Para os interessados em participar dos workshops, os temas abordados serão: “Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira”, que tem como proposta discutir a interpretação da música brasileira a partir da diferenciação de estilos em diversos períodos; “Prática de Banda e Improvisação”, sobre o trabalho em equipe num corpo musical de sopros e “Violão: Uma História Brasileira” que tratará do desenvolvimento da ciência harmônica e melódica da Música Popular Brasileira, tendo o violão como instrumento principal.
O Concerto - As apresentações musicais ficarão por conta do quinteto Instrumental Sons Harmônicos. O repertório traz combinações de choro, MPB e diversos outros gêneros e arranjos instrumentais. Composto por Marco Aurélio Júnior (clarinete), Cacá Malaquias (saxofone e flauta), Francisco Araújo (violão), Dudáh Lopes (teclados) e Oswaldo Mathias (Baboo) (percussão), o grupo apresentará adaptações de obras de compositores brasileiros consagrados e artistas atuais.
As atividades acontecerão no Sobradão do Porto, sede da Fundart, que fica na Praça Anchieta, 38. A entrada é gratuita. Para mais informações, ligue: 3833-7000.

Confira a programação e participe!

Dia 22 de setembro (sábado)

Workshops:
10h: Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira (Parte 1)
13h: Prática de Banda e Improvisação
15h: Violão: Uma História Brasileira
Concerto:
19h: Quinteto Instrumental Sons Harmônicos

Dia 23 de setembro (domingo)
Workshop:
13h: Linguagem e Evolução da Música Popular Brasileira (Parte 2)

(Fonte: PMU)

CONVITE : A Fundart convida à população para participar do Coral Adulto.

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) convida a população para fazer parte do Coral Adulto, chamado “In Cantus”.O coral segue a metodologia de trabalho da Banda Lira Padre Anchieta e proporciona uma oportunidade para quem deseja descobrir o potencial da voz e do corpo, como instrumento musical. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sábados, a partir das 19h, no Sobradão do Porto, gratuitamente.
O Coral In Cantus tem como regentes os músicos Valdecy dos Santos e Amarildo da Hora. A direção artística é de Vera Tango e a coordenação técnica fica por conta da mezzo soprano Mariana Woromila, uma artista romena, radicada no Brasil e premiada na Ásia, América e Europa.
Segundo o regente Amarildo da Hora, este é um sério trabalho que começa a ser desenvolvido com as vozes ubatubenses. “Esperamos que as pessoas que se interessam pela boa música e têm vontade de desenvolver as potencialidades musicais, não percam essa grande oportunidade de participar desse grupo”.

(Fonte: PMU)

SEU BAIRRO : Itamambuca participa doi Dia Mundial

A SAI (Sociedade Amigos de Itamambuca) em iniciativa com a Escola Municipal Honor Figueira, de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, participou no último dia 15 de setembro do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup). O evento, realizado anualmente desde 1986 pela organização internacional Ocean Conservancy busca reunir voluntários em diversas partes do mundo para coletar durante este dia o máximo do lixo depositado nas praias e margens de rios. Na cidade de Ubatuba, a campanha contou com a coordenção da Associação Sócio-ambientalista Somos Ubatuba (ASSU), Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta, além da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em Itamambuca, ao todo foram 21 voluntários, sendo 13 alunos da Escola Municipal, que trabalharam durante o dia buscando lixo e conscientizando os freqüentadores do local. Ao longo dos 1,6km de extensão da praia, foram coletados cerca de 12kg de lixo, que incluíam sacos plásticos, canudos, tampas, potes de alimentos, linhas de pesca, brinquedos e bitucas de cigarro. "Precisamos cada vez mais participar e incentivar eventos deste tipo. Os alunos e demais participantes estão de parabéns! Aqui em Itamambuca todo dia é dia limpeza de rio e praia, Ubatuba tem tudo para ir se tornando um exemplo de preservação, e nossa praia quer e pode ajudar muito!" afirmou Luiz. Paulo. H. de Siqueira, o Zipa, presidente da SAI.
A SAI que, além de realizar diariamente a limpeza da praia e do loteamento de Itamambuca, é responsável ainda por diversos outros projetos no âmbito ambiental como a luta contra a poluição das águas do Rio Itamambuca, preservação do jundú, denúncia de obras irregulares, coleta de material reciclável, cultivo de mudas nativas para reflorestamento, etc.
Os interessados em conhecer melhor o trabalho da Sociedade ou que desejam colaborar com os projetos de alguma maneira, devem comparecer à sede localizada na Av. Itamambuca, 1021 - CEP: 11680-000 - Ubatuba – SP, Fone/Fax: (12) 3845-3156 ou mandar e-mail para samigos@uol.com.br .

(Fonte: SAI)

SEU BAIRRO : Parque Guarani realiza multirão de limpeza..

Nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20/09, moradores do Parque Guarani, em Ubatuba, realizarão um mutirão de limpeza no bairro. A ação é uma iniciativa da Elektro, por meio do Projeto Energia Comunitária, e conta com a parceria do Rotary Club, da Associação Comercial de Ubatuba e das secretarias municipais de Obras, de Saúde, de Meio Ambiente e de Cidadania e Serviço Social.
Além da limpeza, os moradores receberão mudas para o plantio na comunidade, orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue e cartilhas educativas. Também haverá manutenção das ruas do bairro.
O Projeto Energia Comunitária Elektro beneficiará sete bairros em Ubatuba, num total de 1.200l residências. As ações começaram no Parque Guarani (Silop), onde 250 famílias serão atendidas. As outras comunidades contempladas são Pedreira, Vila Santana, Vale do Sol, Cachoeira dos Macacos, Sesmaria e Pé da Serra. As secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social estão definindo os limites possíveis para a atuação da Elektro nesses locais, uma vez que possuem restrições ambientais.
O projeto tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de comunidades de baixa renda por meio de iniciativas voltadas à recuperação, melhoria e adequação da infra-estrutura local e a manutenção das melhorias pelos próprios moradores da comunidade. As ações contemplam a regularização das instalações elétricas das residências (troca de fiação e colocação de lâmpadas mais eficientes) com foco na segurança e uso adequado da energia elétrica.
Para realização do projeto Energia Comunitária em Ubatuba, a Elektro conta com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal e de instituições locais. Em todas as cidades envolvidas no projeto, a Elektro vai investir cerca de R$ 10 milhões até o fim do ano, beneficiando 12 mil famílias. Grande parte desses recursos é vinculada ao programa de Eficientização Energética promovido pela concessionária por determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). (Fonte: ACIU)