quinta-feira, 25 de julho de 2013

MEMÓRIA E RESISTÊNCIA

"Ainda assim faz-me lembrar de tanta gente e da nossa vida". (Arquivo JRS).

Completando um ano de falecimento da tia Astrogilda, penso no tio Silvário, no Toninho e nos demais familiares.  Essa minha gente está espalhada pelo território caiçara, desde a Baixada Santista até Ubatuba. Nessas alturas da globalização, pode ser até que algum descendente já esteja no estrangeiro. Vai saber! 

ESPECIAL LIVRO UBATUBA, ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA.........PARTE 93



cada um ouve o que gosta no seu rádio. Certamente, estas questões situam a rádio como um meio de comunicação de massa significativo no âmbito social, sintonizado com as mudanças e valores da cultura contemporânea.

Vale lembrar um pouco da história do rádio para compreender os processos de produção, armazenagem e difusão que este meio alcança na nossa cultura e o desdobramento propiciado no município de Ubatuba. James Clerck Maxwell, professor de física experimental da Universidade de Cambridge – Inglaterra em 1863, demonstrou teoricamente a existência de ondas eletromagnéticas, com o aporte de Henrich Rudolph Hertz, em 1887, sobre a propagação radiofônica e a industrialização dos equipamentos se criou, a primeira Companhia de rádio, fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896. Marconi demonstrou o funcionamento de aparelhos de emissão e recepção de sinais quando percebeu a importância comercial da telegrafia. Desta forma, 1919 é o ano que se inicia “a era do rádio”. As estações pioneiras de rádio não difundiam informação. Com a criação da primeira emissora profissional do mundo – a KDKA de Pitsburgh, nos Estados Unidos, as noticias passam a ter espaço próprio no rádio. Tal acontecimento teve lugar no dia 2 de novembro de 1920.

UBATUBENSE AGRADECE A SUA VISITA



Para mim é como sempre foi um prazer manter esse blog ativo, embora agora encontre dificuldades em mante-lo  atualizado com novas  fotos antigas , seguirei com o meu trabalho pois amo tanto a Ubatuba Antiga , assim como a atual........Quem tiver fatos e fotos antigos sobre Ubatuba -SP, pode colaborar com esse blog, pois juntos estaremos guardando um pouco da nossa rica história....Colabore ..

O Blog Ubatubense , assim como todos aqueles que como eu adoram e curte a história da nossa querida Ubatuba Antiga ...agradecem.................


Por Silvio Cesar Fonseca

Sobre   a  foto acima....Informações  de

Patricia Madeira    Via facebook
  São soldados da Guarda Nacional, q foi criada por D.Pedro I, após a independencia. Ele receava q os antigos oficiais portugueses não lhe fossem fiéis e criou a Guarda Nacional. Meu bisavô, Antônio Joaquim Madeira, foi Capitão e meu tataravõ Pereira foi Tenente-Coronel e o Comandante da Guarda Nacional de Ubatuba por algumas décadas.