sexta-feira, 10 de junho de 2011

FALA CAIÇARA NENE VELOSO....Construindo o passado IV - Anjos da saúde - 08

Reprodução do quadro de Benedito Calixto. - Imagem: © Arquivo Nenê Velloso

Arquivo Nenê Velloso


Nesse período, de 18 de julho de 1936 a meados de 1938, foi travada uma contenda entre o PC, do governo, e o PRP, do prefeito eleito (Seu Filhinho). O prefeito queria o fechamento do Posto de Saúde, alegando que o posto foi instalado com a única exclusividade de prejudicar sua farmácia e também em represália a sua vitória contra o partido do governo. O PRP, partido do prefeito, conseguiu o fechamento do Posto de Saúde, mas não por muito tempo. Diz o ditado: “Briga o mar com a costeira, o marisco é quem paga o pato”. Até hoje é assim, o povo é quem sempre paga o pato.

UBATUBA 2004...Ubatuba iluminada para as festas de final de ano.

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004 - Nº 1174

Desde a chegada do Papai Noel na Ilha dos Pescadores, no último dia 04, Ubatuba está em clima natalino.


Para ser bem característico, o “bom velhinho” chegou a Ubatuba de barco, trocando suas tradicionais renas pelo transporte típico caiçara. Chamando a atenção de muitas pessoas, o Papai Noel foi recebido pela Retreta da Fundart e passeou pelas ruas do centro da cidade até chegar no calçadão, onde está sua casa de pau a pique com o presépio. Lá ele fica, todas as tardes distribuindo balas e recebendo as pessoas até o dia 24 de dezembro.

UBATUBA 2004...Tamar amplia instalações em Ubatuba

Sexta-feira, 10 de dezembro de 2004 - Nº 1174

Projeto de preservação de tartarugas ganha novos tanques e painéis de fotos no Centro de Visitantes




Ubatuba - O Projeto Tamar-Ibama inaugura hoje, às 11h, novos equipamentos no Centro de Visitantes de sua base em Ubatuba. Entre as novidades estão dois tanques interligados por um canal com 55 mil litros, por onde circularão as tartarugas marinhas.

A inauguração dos novos equipamentos contará com a presença do coordenador nacional do Tamar, oceanólogo Guy Marcovaldi. Além dos tanques, a base de Ubatuba receberá também novos painéis fotográficos, cada um com 4,5 metros quadrados e uma réplica em tamanho natural de uma tartaruga-cabeçuda.

UBATUBA 2001....Bicicletas desafiam trânsito em Ubatuba

Em quantidade cinco vezes maior que a dos carros, as bicicletas são as novas donas das ruas; prefeitura quer disciplinar trânsito

Andar por Ubatuba sem cruzar com uma bicicleta é como ir à praia e não ver o mar. A quantidade de bicicletas na cidade --cerca de 55 mil-- é cinco vezes maior que o número de carros --11 mil.


Motoristas e ciclistas travam verdadeiras batalhas nas ruas de Ubatuba. A situação está colocando os responsáveis pelo trânsito em situação de alerta por falta de estrutura para tantas bicicletas.

Ubatuba tem cerca de 67 mil moradores de acordo com censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografias e Estatística).

UBATUBA 2000....Corpo de baleia encalha em Ubatuba

LITORAL VIRTUAL...Litoral Norte - Terça-feira, 25 de julho de 2000 - Nº 85

O corpo de uma baleia fêmea pesando entre 12 e 14 toneladas encalhou na manhã de ontem na praia do Félix, costa norte de Ubatuba. Dezenas de curiosos acompanharam a tentativa de funcionários da prefeitura para remover o animal.


A equipe não conseguiu retirar o corpo do animal mesmo usando cordas e um trator. Os funcionários devem retornar ao local hoje para enterrar a baleia na praia do Félix.

UBATUBA 2000.....Festival Municipal de Surf Ubatuba 2000

O Circuito Municipal de Surf Ubatuba 2000 será realizado nos dias 21, 22 e 23 de dezembro. O evento é um festival de surf envolvendo todas as treze categorias do Circuito (de iniciantes a veteranos). Serão três dias de confraternização, com a presença maciça de todos os atletas locais. A entrega de prêmios vai ocorrer na noite do dia 23, na casa noturna Sprint, a partir das 21h00.


Para o próximo ano, o Circuito estará remodelado: serão apenas quatro etapas de três dias, mas envolvendo todas as categorias. Com isto concentraremos um maior número de atletas a cada campeonato, com maior interesse tanto para os que freqüentam a praia, como para os patrocinadores do evento.