quinta-feira, 13 de agosto de 2015

MUSEU HISTÓRICO DE UBATUBA É REABERTO........





O museu valorizará ainda mais o calçadão e será também objeto de visitação turística

Reinaugurado nesta terça-feira, 11, o Museu Histórico de Ubatuba Washington de Oliveira, “Seu Filhinho”, comporta um acervo das comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras.
Projetado pelo engenheiro e escritor Euclides da Cunha, o museu conta um pouco da história do surgimento e do desenvolvimento do município a partir de peças antigas, utensílios domésticos, pinturas e objetos pessoais.  

AS SOROROCAS

sororoca
Tava no tempo da Sororoca. Era tanta sororoca que o mar era só rede. Todo mundo da Ponta do Espia tinha largado rede entre a Laje do Tapiá e a Ilha dos Porcos. Até o boqueirão tinham fechado com rede! E era uma folia de gente remendando e largando, indo visitá, fazendo marcação. Essas coisas, você sabe né…de caiçara. O tempo todo tinha canoa na água! Teve até briga por espaço! Mas isso tava começando a não ficar certo, porque até naquela época de fartura a gente tinha que não podia matá tudo. A gente tinha como certo que o peixe iria se acabar. E o seu Marino já tava até falando pra mim “minino, põe pensamento nisso que eu vou te dizê: não tem nem espaço mais pra salgá essa peixarada toda. Deixa os peixe passá e se criá lá na Ribeira.”

São José de Anchieta e a providência Divina................PARTE 2




Lutou contra invasores, unificou pela Fé
No ano de 1555, o Brasil enfrentou graves problemas com a tentativa de franceses calvinistas de estabelecer uma colônia na região do Rio de Janeiro. Os invasores contavam com o apoio de índios da região.anchieta
Anchieta participou ativamente da luta pela expulsão dos franceses. A confiança que os índios tinham nele foi decisiva. Nas batalhas finais, no Rio de Janeiro, ele estava animando os combatentes brasileiros. Era amigo de Estácio de Sá e esteve junto dele nas últimas batalhas.
Ele agia em todos os setores do tecido social e religioso da nascente nação. No campo religioso, ele exerceu o cargo de provincial da Companhia de Jesus entre os anos de 1577 a 1587.

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA E A PROVIDENCIA DIVINA..............PARTE 1...........

Ação preternatural ou fato providencial?
anchieta_evangelizando

As caravelas do novo Governador Geral Duarte da Costa traziam cerca de 250 pessoas. Além do noviço José de Anchieta, fazia parte da esquadra o também jesuíta Padre Manuel da Nóbrega que era seu superior e seria acompanhado por Anchieta no início de sua missão.
Os dois jesuítas já tinham destino certo. Eles apenas passariam por Salvador e logo deveriam dirigir-se para a Capitania de São Vicente. Ali exerceriam a missão de catequizar colonos e nativos.
A viagem até a "terra de missão" era difícil. Não havia outro meio de realizá-la a não ser por mar. Duas naus saíram de Salvador com destino a São Vicente levando Anchieta, Nóbrega e outros padres jesuítas. Ainda no Sul da Bahia uma tempestade gigantesca surpreendeu as duas embarcações. Uma delas foi arremessada contra os rochedos e espatifou-se. Por milagre, ninguém morreu. A nave em que estava Anchieta, acabou ficando encalhada nos recifes, ainda inteira.