segunda-feira, 19 de maio de 2008

Crianças aprendem arte e cultura em escolas municipais


Trabalho desenvolvido com os alunos da EMEF Padre José de Anchieta

A secretaria de Educação da Prefeitura de Ubatuba está aplicando um trabalho nas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, no qual monitores foram contratados para desenvolverem projetos pedagógicos, artísticos e culturais com os alunos da rede municipal. Com materiais reutilizáveis, como sucatas, além de tintas, pincéis e muita criatividade, a monitora Jaqueline Soares do Carmo, desenvolve com as crianças da E.M. Padre José de Anchieta, um trabalho onde os pequenos têm seus primeiros contatos com a arte.
Com aproximadamente 160 alunos, divididos em turmas e trabalhando em horários contrários aos das aulas regulares das crianças, Jaqueline visa em seus trabalhos, desenvolver a coordenação motora fina, a cognitividade e a criatividade, sempre utilizando o lúdico no trato com seus alunos, e assim tornando a aprendizagem interessante. Obras e artistas plásticos consagrados como Paul Cezane e Claude Monet são apresentados às crianças como personagens reais de pequenas histórias contadas pela monitora, que utiliza recursos visuais como vídeos e gravuras para apresentar o tipo de trabalho que esses artistas faziam. O projeto abrange ainda um trabalho com os adultos que freqüentam o EJA e os alunos com deficiência auditiva que freqüentam a escola.

“As crianças carregam dentro de si todas as possibilidades de aprendizagem. Cabe a nós darmos um norte para essa criança, pois somos responsáveis pela direção que ela vai seguir em sua vida.”, diz a monitora. Jaqueline é artista plástica e pedagoga, trabalhando com artes desde muito jovem. Tem como temática recorrente em seus trabalhos o campo, onde foi criada no interior de São Paulo. Já foi premiada em vários concursos, tendo recentemente viajado a Roma, na Itália, para receber um prêmio.

O gosto da leitura

Lenícia Gomes, aluna do segundo ano do curso de Pedagogia, desenvolve desde 2005, um projeto de leitura nas escolas municipais. Com o tema “Tempo de Ler. Tempo de Prazer”, essa monitora de biblioteca trabalha o desenvolvimento da leitura como forma de prazer para a criança, e não como uma obrigação. Utilizando fábulas, clássicos, gibis e jornais, as crianças da 1ª a 4ª série e os alunos do EJA podem desfrutar de momentos agradáveis com uma contadora de histórias, ou desenvolvendo a leitura em público, trabalhando a oralidade, a memória, a diferenciação entre o real e a fantasia. O trabalho é dividido em duas frentes: o realizado em sala de aula, junto ao professor de sala, e aquele em horário inverso às aulas, onde “as crianças podem freqüentar a biblioteca da escola, e se entregar ao imenso prazer da leitura”, finaliza Lenícia.
(Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU)