segunda-feira, 20 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......3 ª PARTE




Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...





 Foto meramente ilustrativa , arquivo Blog Ubatubense


Um resumo tendo como base no trabalho de  Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Econômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


Parte  3...............


Vem a seguir as cláusulas estipulando as condições sob as quais era concedido o privilégio, uso e gozo, pelo prazo de 60 anos, da Ferrovia Taubaté – Ubatuba –EFNSP. Além do privilégio concedia o governo outros favores. Cedia gratuitamente para o leito da estrada , estações, armazéns e outras obras necessárias , os terrenos devolutos nacionais, e bem assim os comprometidos nas sesmarias e posses; concedia o direito de desapropriar aqueles que, de propriedade particular, fossem necessários para os mesmos fins ; permitia o uso de madeiras e outros materiais existentes  nos terrenos devolutos nacionais, concedia preferência, em igualdade de condições , para a lavra de minas na zona privilegiada, bem como para aquisição de terrenos devolutos existentes as margens da estrada, destinados a venda a imigrantes e colonos , de parceria com o governo imperial, sob determinadas condições.



A SOLITARIA DE IPEROIG ....PARTE 2..FINAL

O primeiro ponto comercial de Idalina e Albino, na esquina do "Teatro" (Arquivo Ubatuba Antiga)



         Por eu sempre ter morado em bairros distantes do centro da cidade, não sou a pessoa indicada para falar de personalidades significativas na vida cultural da cidade. Por isso me aproveito dos escritos dos outros nesse detalhe. Assim, este é o prosseguimento do relato do Seo Filhinho. Algumas vezes tive a felicidade de escutar suas histórias na Praça da Matriz! Na minha adolescência também pude apreciar a amizade que unia esse farmacêutico à Idalina, quando, sentados num banco da mesma praça, onde mantinham seus pontos comerciais, conversavam tranquilamente. 

             

COM FELIX GUISARD TAUBATEANOS DESCOBREM UBATUBA A PARTIR DE 1933......



A tradição do taubateano passar as féria em Ubatuba teve início há 80 anos, em 1 de maio de 1933. Foi nessa data que o industrial Felix Guisard fez a primeira excursão ao litoral norte. Era uma época sem rodovias ou asfalto. Para chegar lá, só abrindo trilhas, encarando a mata e esbarrando em animais mortos por onças. Uma verdadeira aventura.  

FAMILIA GUISARD E O CASARÃO DO PORTO .........


Familia Guisard no Casarão do Porto, foto possivelmente tirada na decada de 50........Foto acervo Familia Guisard

CAMINHO PARA O PEREQUÊ AÇU ............FOTO TIRADA ENTRE 1930 Á 1940......


Nessa foto histórica, de um angulo inédito, temos a baia da Barra dos Pescadores (atual), detalhe não havia passagem para o bairro do Perequ~e Açu, possivelmente já tinha alie xistido uma ponte, mas que deve ter caido, a foto em questão pode ter sido tirada  entre 1930 á 1940 levando -se en contra um poste de iluminação abaixo na foto......Veja  abaixo um trecho sobre a inauguração da Luz Elétrica em Ubatuba...