terça-feira, 27 de maio de 2014

O `Sobradão´ está se desmanchando em Ubatuba


 
 
Nenê Velloso 


Fonte :  www.ubaweb.com


O “Sobradão do porto”, construído em 1846, tombado como patrimônio histórico e arquitetônico em 1959, desde 1987 está sobre a responsabilidade da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), portanto, há 27 anos vem, a trancos e barrancos, resistindo às intempéries e ao abandono por quem dele deveria cuidar. E agora, aos 168 anos completados neste ano de 2014, sem manutenção, está se desmanchando. As quatro estátuas que lá existiam há muito desapareceram, agora só restam dois vasos solitários (veja detalhes),


Poleiro de pombo [em Ubatuba]

 
 
Nenê Velloso 


Do site :   www.ubaweb.com

Ao contrário do Sobradão do Porto, conforme matéria publicada em 14-05-2014 mostrando que se encontra em processo de deterioração total, a nossa Igreja Matriz, que foi iniciada em 1780, parece que ainda não foi terminada. Apesar dos seus 234 anos, está bem conservada por dentro e por fora, só o relógio virou poleiro de pombos, e está parado há muitos anos. Para acabar com o poleiro, simplesmente fecharam com tela (veja detalhe). Uma Matriz sem relógio, um marco histórico da cidade, só mesmo em Ubatuba!


Lançamento de livro sobre história do mestre quilombola Seu Zé Pedro acontece na Nobel




A Secretaria de Turismo convida a população de Ubatuba para o lançamento do livro Eu Tenho o Meu Sonho: A Sabedoria do Seu Zé Pedro, Mestre Quilombola da Casa da Farinha. 

O evento é gratuito e acontece nesta quinta-feira, dia 29 de maio, às 19 horas, na Livraria Nobel, Itaguá, centro.