quinta-feira, 23 de março de 2017

Quem foi Cunhambebe que nomeia uma rua de Ubatuba?? O que ele tem a ver com os Caiçaras??


Chefe Cunhambebe


Cunhambebe (? - c. 1555) foi um famoso chefe indígena tupinambá brasileiro. Foi a autoridade máxima entre todos os líderes tamoios da região compreendida entre o Cabo Frio (Rio de Janeiro) e Bertioga (São Paulo). Foi aliado dos franceses que se estabeleceram na Baía de Guanabara em 1555, no projeto da França Antártica. É citado na obra do religioso francês André Thévet Les singularitez de la France Antarctique e na obra do aventureiro alemão Hans Staden "História Verdadeira...". Noticia-se que o chefe tamoio, em rituais canibais de sua tribo, tenha devorado mais de sessenta portugueses.

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......4 ª PARTE

Foto de 1865 - Estrada de Ferro Santos -Jundiai...........Meramente Ilustrativa (Arquivo Ferrovias de São  Paulo)


Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...



Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


.....

....Assim em 28 de setembro de 1890, durante grande cerimônia, organizou-se a Estrada de Ferro Norte de São Paulo, e como símbolo do início das obras, fincou-se uma marco, o primeiro no local conhecido como Indaiá, no sul da cidade de Ubatuba. Supõe  que  o tal marco foi colocado onde hoje  se situa a esquina das Rua Cunhambebe e Dom João III.
Para esse evento veio do Rio de janeiro grande comitiva, a qual viajou a bordo do Juno, novo e elegante vapor, o qual fazia a sua primeira viagem, construído nos Estaleiros ingleses, destinado a frota mercante nacional de cabotagem .