sábado, 23 de março de 2024

Diálogo e parceria: Quilombo da Fazenda realiza pré-conferência

 


O Quilombo da Fazenda, reconhecido como remanescente de quilombo em 2005 pela Fundação Palmares, foi o centro de um importante evento comunitário, na última terça-feira, dia 19 de março. Com a participação ativa de moradores e representantes das Secretarias da Prefeitura de Ubatuba, a pré-conferência realizada na Casa da Farinha proporcionou um espaço de discussões que buscam por compromissos efetivos do setor público para o desenvolvimento e bem-estar do território.

“A presença da prefeitura é fundamental para que as demandas não fiquem apenas no papel e que soluções se tornem realidade para beneficiar toda a comunidade”, ressaltou Dona Laura, líder comunitária do Quilombo.

Além de ser um símbolo de resistência e luta, o Quilombo da Fazenda é conhecido por sua rica história e liderança quilombola. Personalidades como o Sr. Zé Pedro – em memória, foi um dos expoentes do local e representou um papel fundamental na preservação da identidade da comunidade.

O moinho de farinha de mandioca, hoje conhecido como Roda D’água, é outro importante símbolo cultura local, além de ser um  ponto turístico da cidade.

As falas e demandas foram registradas e categorizadas pela comissão organizadora, alimentando o processo de preparação para a II Conferência, que será realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2024, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

O que são as pré-conferências?

As pré-conferências são um meio de reunir as demandas prioritárias, gerais e específicas, dos povos originários e comunidades tradicionais para fomentar a criação de programas e projetos que as atendam. E, durante a conferência, que será realizada no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, nos dias 21 e 22 de maio de 2024, validar essas propostas reunindo delegadas e delegados que representarão todos os povos e comunidades tradicionais do município.

PREFEITURA    DE   UBATUBA   SP

LEMBRANDO DONA EDITE TEIXEIRA

 

Lembrando Dona Edite Teixeira

Dona Edite Teixeira,fez parte de minha vida pessoal ,desde menina..; descobriu que eu tinha uma boa voz para cantar e me convidou para fazer parte do pequeno coro oficial da igreja matriz... Aprendi a cantar em latim sem nem saber o que estava cantando, mas deu certo, dona Edite tocava nós natais,casamentos, mas missas solenes,nos meses de maio e junho todas as noites : maio Mês de Nossa Senhora,junho Sagrado Coração,mas o ponto alto sempre foi a Festa do Divino quando então tínhamos a visita pastoral de Dom Francisco Borja do Amaral ,bispo diocesano e aí a saudosa dona Ophelia ia repassa com gente o The Deum...a gente era Edna Marques , Darcleia Barbosa,Donatila e Neusa Barbosa e as filhas de seo Bidico,Odila e Alzira ainda viva e bem.
Essa casa da foto é onde ela morava ,onde também tinha um simples salão e cabeleireiro,quando cortei meus longos cabelos pela primeira vez...foi ela quem os cortou....
Mora nas minhas lembranças a figura dela na meia porta da casa olhando a vida passar muito vagarosamente naquele tempo...até hoje parece a vejo naquele local nas procissões e nas tardes ensolaradas que o tempo levou.
Me toca muito os janelões e a porta sempre fechada ,muda para demore enquanto o progresso não colocar tudo no chão e no local aparecer um prédio...coisas da modernidade na cidade antiga e histórica que Ubatuba é....
Fica aqui a foto da casa fechada ,cheia de lembranças com uma dona Edite imaginária no portão.Em tempo : dona Edite era organista na igreja...e tocava pra todos cantarem..
Saudades.!!! ❤️❤️❤️❤️

Ana Maria Fernandes/23/03/24
Via facebook

Mulheres da Lira apresentam show no Teatro Municipal


Show reunirá música instrumental, coro e dança nesta segunda-feira

Aproximadamente 35 mulheres da Associação Lira Padre Anchieta, entre instrumentistas da Banda e da Orquestra Sinfônica Jovem de Ubatuba, coralistas e convidadas, realizarão um show especial no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, no dia 25 de março, segunda-feira, às 20h.

Nomeado “Nossas memórias, nossas histórias”, o evento trará músicas instrumentais, apresentações das vozes do Coro da Lira, declamação de poema, intervenção de dança, em um mix de muita arte e cultura.  “Convidamos todos a prestigiar esse evento que está sendo preparado com muito carinho pelas mulheres da Lira. Uma das nossas alunas, que também é bailarina, também apresentará uma coreografia inédita no espetáculo”, comentou presidente da Associação Lira Padre Anchieta, Yuri Ribeiro.

A entrada para apresentação é gratuita, basta retirar o ingresso no site www.megabilheteria.com.br.

A organização solicita a doação de 1 litro de leite longa vida, que será destinado ao Fundo Social de Ubatuba.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP