O projeto “AS LAVADEIRAS DE RIO E SEUS AMORES DE MAR”, de autoria do artista ubatubense Bado Todão, foi contemplado com o importante Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, divulgado no Diário Oficial de 20 de abril de 2009.
O projeto desta ópera popular, em elaboração pelo grupo Ubacunhã de Ubatuba desde 2007, será financiamento pela Petrobras através da Fundação Nacional de Artes – Funarte, órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, além de contar com a organização técnica e jurídica da empresa de produções artísticas Cia. Do Mar, também da cidade.
O projeto, escolhido entre mais de 1500 participantes, fará apresentações, a partir do segundo semestre de 2009, pelo estado, e prevê uma turnê pelo litoral paulista desde Itanhaém até Ubatuba.
PRÊMIO FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ – 2008 / 2009
A Fundação Nacional de Artes (FUNARTE),
é o orgão responsável, no âmbito do Governo Federal, pelo desenvolvimento de políticas públicas de fomento às artes visuais, à música, ao teatro, à dança e ao circo. Vinculada ao Ministério da Cultura, a Funarte tem como objetivos principais o incentivo à produção e à capacitação de artistas, o desenvolvimento da pesquisa e a formação de público para as artes no Brasil.
Para cumprir essa missão, a Funarte concede bolsas e prêmios, mantém programas de circulação de artistas e bens culturais, promove oficinas, publica livros, recupera e disponibiliza acervos, provê consultoria técnica e apóia eventos culturais em todos os estados brasileiros. Além de manter espaços culturais no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.
Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz –
Criado para incentivar a produção e a montagem, de peças da mais variadas modalidades e gêneros e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, de arte-educação, entre outras atividades.
Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do país. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.
Projeto “As Lavadeiras de Rio e seus Amores de Mar”
A lavadeira de rio e o pescador artesanal, estas funções, remanescentes das culturas ancestrais do Brasil, norteiam esta Ópera Popular.
O projeto tenta fazer uma reflexão acerca do tema: Cultura Tradicional, enfocando sobretudo o antigo povo do litoral paulista, o caiçara. Retraduzindo as suas manifestações, a sua musicalidade e ritmos, os seus costumes e mitos, e principalmente a mais intrínseca relação deste povo, manancial de brasilidade, com a criação e reflexão poéticas.
“As Lavadeiras de Rio e seus Amores de Mar” será, certamente, um documento artístico de relevância para, além de resgatar a estima dos últimos representantes deste povo, apresentar às novas gerações uma leitura artística da importância desta gente na construção dos valores da nossa sociedade.
O projeto propõe ser um veículo de resgate à poética tradicional caiçara, reenfocando as manifestações ancestrais através de suas músicas, letras e ritmos e lhe dando um fardamento artístico contemporâneo. Desenvolvido pelo Grupo de Cultura Popular “Ubacunhã” da cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, o projeto de montagem desta Ópera Popular tenta absorver novas estéticas de profissionais das áreas de teatro, música e dança, para com isso agregar novos valores e conceitos.
Estima-se, nos meses de julho e agosto de 2009, uma turnê de apresentações pelas cidades do litoral paulista que ainda preservam as características culturais do povo caiçara: Itanhaém, São Vicente, Santos, Bertioga, São Sebastião, Ilha Bela, Caraguatatuba e Ubatuba.
FONTE : Bado Todão