quarta-feira, 29 de setembro de 2021
PEDRO REGALADO, UBATUBENSE EM 1850
Ano 1850......
Pedro Regalado (50 anos) e sua mulher Josephina Maria (53 anos)
Tinham 7 filhos e 5 escravos.
Ele e os filhos homens sabiam ler e escrever (coisa rara na Ubatuba de 1850).
Os detalhes do “Rali ” Taubaté-Ubatuba , feito pelos Pastorelli em 1925.
Os irmãos Pastorelli e empregados, em foto dessa época mais ou menos.
Meu pai Luiz Felix Pastorelli , um irmão, Dante José Pastorelli e um amigo dos dois (Zequinha), resolveram conhecer Ubatuba no ano de 1925. Compraram um carro Ford Bigode usado, deram uma revisão e partiram para a briga. Segundo meu tio narrou, quando tinha 87 anos e sua filha escreveu à mão, a viajem (veja as fotos da narrativa e a leia na integra, abaixo) foi bem até São Luiz do Paraitinga, mas depois a coisa complicou, pois tiveram que empurrar o carro em diversos morros, até que , em um deles, não conseguiram subir. Foi então que apareceram uns viajantes a pé, e ajudaram a empurrar o carro e vencer o obstáculo. –
O Matadouro de Ubatuba e o Boi de Conchas
Memorias Caiçaras
Texto e foto de Ana Maria Fernandes
Entre as coisas boas e bonitas que vivi na minha infância na rua Condessa de Vimieiro, hoje centro d Ubatuba, como as brincadeiras de roda, catar amoras nos pés e outras , mistura-se uma outra lembrança, no entanto, de uma coisa que me deixava muito triste e ás vezes até doente. Ubatuba não tinha carne vermelha assim fácil para se comprar . Entã0, havia bem no final dessa minha rua, o Matadouro Municipal. Acho que duas vezes na semana eram mortos nesse matadouro os bois que o tropeiro Cipriano comprava nas fazendas de Serra acima como na vila de Catuçaba e outras vilas.
As Longas caminhadas e a dura lida de um professor de Ubatuba na década de 60.
Texto Pitágoras Bom Pastor
Roaldo Graciano Fachini , o Suingue fez em 12 de agosto de 2021, 77 anos. 48 anos dessa sua vida ele se dedicou à Educação. Formado professor em 1966 , na Escola Normal de São Sebastião, desde esse ano ela começou a dar aula. Como professor rodou todas escolas em todas as ciades da região, mas foi em Ubatuba, onde iniciou seu magistério, que teve as maior4es dificuldades. O problema é que não havia locomoção e a cidade tem um extenso liotoral de mais de 70 km. Era muitas vezes em longas caminhadas que o professor tinha que cumprir o seu mister.
PRISIONEIROS DA ILHA ANCHIETA FAZENDO CALÇAMENTO DA ESTRADA UBATUBA - TAUBATÉ...SUBIDA DA SERRA - ANO 1933
Raríssima foto do calçamento da estrada de Ubatuba em 1933, foto postada pelo amigo Paulo Vasconcellos, cortesia Odaury Carneiro.
JORNAL ECHO UBATUBENSE ....EDIÇÃO 18, DE 07 DE JANEIRO DE 1897
Confira agora a edição completa da quarta edição do Jornal ECHO UBATUBENSE , de 7 de Janeiro de 1897, esse que foi o primeiro jornal de Ubatuba SP, uma edição em 4 paginas , teve como editor responsável Dr. Esteves da Silva e que teve uma duração curta infelizmente de apenas um ano.