terça-feira, 4 de setembro de 2007

HISTÓRIA & CULTURA : Livro do Tombo

Livro do TomboUbatuba faz parte de um seleto grupo de Municípios participes da história deste imenso País. Nas terras de Coaquira saiu o primeiro Tratado de Paz das Américas, sem contar da Confederação dos Tamoios comandada por Cunhambebe. Nestes séculos de existência e conflitos, "nossa terra", rica em belezas naturais, agregou história, construiu cultura, produziu artesanato, folclore e gastronomia própria. Nesta construção tivemos os "visitantes"Hans Staden, Anchieta e Nóbrega, e os locais Thomaz Galhardo, Gastão Madeira entre outros.Com a preocupação de valorizar esse rico patrimônio histórico e cultural, elaborei em 2003 um projeto de lei (Lei nº 2446/03) que institui o Livro do Tombo em Ubatuba, isto é, um inventário de nossos bens materiais e imateriais, realizados em parcerias com órgãos federais, estaduais e municipais, podendo haver o apoio direto da iniciativa privada. Por ser uma cidade com características turísticas, percebi que não só as paisagens deveriam fazer parte de nosso patrimônio, mas também as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações artísticas, as obras, objetos, os documentos. Somos um dos poucos municípios que possuem ossadas de baleias enterradas, sua exposição certamente será um grande atrativo turístico, alias mais um.Como o reconhecimento não estava sendo respeitado, com a Lei, proporcionei um dos instrumentos que pode ser utilizada para acautelar e proteger os bens representativos de nosso município, que são marcas de diferentes épocas de nossa história e que dizem respeito a nossa identidade.Vejo pequenos municípios investirem maciçamente em turismo, pois a catalogação de seus bens ligados ao patrimônio histórico e cultural trouxe novos dividendos e investimentos para o Setor, tornaram-se pequenas potencias gerando emprego e renda á comunidade. Se unirmos as boas idéias á ações concretas e planejadas, Ubatuba tornar se há o tão sonhado Paraíso.
Charles MedeirosVereador em Ubatuba

CULTURA: CICLO DE PALESTRAS ABORDARÁ ASPECTOS DA CULTURA , HISTÓRIA E ARTE DE UBATUBA



O evento acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ubatuba, Fundart e a Universidade de Taubaté (UNITAU)

Ubatuba - A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Unitau, promove de 3 a 6 de setembro um ciclo de palestras voltado para a arte, história e cultura de Ubatuba. A abertura do evento contará com a exibição da Lira Padre Anchieta e durante o ciclo haverá apresentações culturais, como a lenda do Boi de Conchas, fandango caiçara e camerata de violões.Para o presidente da Fundart, Pedro Paulo Teixeira Pinto, o ciclo é um trabalho em conjunto de várias instituições que lidam com a Educação no município. “Neste ciclo de palestras reuniremos o que temos de mais importante no município em trabalhos nas áreas de história, cultura e arte”, afirma o presidente.As palestras acontecem entre os dias 3 e 6 de setembro, no campus da Unitau em Ubatuba, das 19h às 23h.

Confira a programação:
03/09 – segunda-feira19 horas: Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”.19h30: Apresentação do Trabalho “Administrações: Personalidades da nossa História” Caroline Sabina Soares, pós-graduada pela Unitau e Joice Fernandes, graduanda em História pela Unitau.21 horas: Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende, Doutor pela USP, docente da Unitau – “Minorias e Cultura Nacional: uma construção ideológica”.04/09 – terça-feira19 horas: Apresentação Cultural: A lenda do Boi de Conchas, com o grupo Guaruçá.19h30: Caroline Sabina Soares, pós-graduada pela Unitau – “Do Santíssimo à peixada: a Festa de São Pedro Pesador em Ubatuba”.21 horas: Profª Ms. Rachel Abdala, Mestre pela USP / Unitau – “História Regional: Arte e Cultura”.05/09 – quarta-feira19 horas: Apresentação Cultural: Fandango Caiçara (Mário Gato).20 horas: Exposição de painéis com pesquisas regionais.06/09 – quinta-feira19 horas: Apresentação Cultural: Camerata de Violões.19h30: Prof. Dr.Glauco Barsalini, Doutor pela Unicamp / Regionalismo e Cultura Caipira autor do livro Mazzaropi o Jeca do Brasil.21 horas: Heyttor Barsalini / Unicamp – Studio Fátima Toledo / peça teatral: “Humor Caipira”. (Fonte: PMU)

CULTURA : Ubatuba define representantes para fase regional do Mapa Cultural Paulista...

Nesta semana Ubatuba definiu os representantes para a fase regional do Mapa Cultura Paulista 2007. A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) recebeu 14 inscrições durante a fase municipal do Mapa nas áreas de Artes Plásticas, Desenho de Humor e Fotografia. Três artistas foram selecionados para cada modalidade e cada um representará Ubatuba com três obras. Em Artes Plásticas os selecionados foram: Oswaldo Pires, Carlos Herglotes e Doris Arco Verde. Franklin Espíndola de Oliveira, Raphael Hatt e José Bernardes Almeida Gil representarão Ubatuba em Desenho de Humor. Já em Fotografia, os selecionados para a próxima fase foram: Flávio Sarlo Pizzutto, Vanessa M.P. Villac e Dario Eduardo Chiaverini.A fase regional acontecerá de 15 de setembro a 14 de outubro, em São José dos Campos. A final do Mapa Cultural acontece em São Paulo, no primeiro semestre do próximo ano.
(Fonte: PMU)

ECOLOGIA : Aquario de Ubatuba e Instituto Argonauta resgatam e reabilitam animais marinhos...

conservação do ambiente marinho sempre foi um dos principais objetivos perseguidos pelos oceanógrafos que fundaram o Aquário de Ubatuba. Desde sua inauguração em 1996, a equipe do Aquário de Ubatuba já resgatou e reabilitou centenas de animais marinhos dentre pingüins, lobos, elefantes marinhos e até baleias.Em 1998, os oceanógrafos diretores do Aquário de Ubatuba decidiram convidar outras pessoas ligadas à conservação do ambiente marinho e fundaram o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha, organização não governamental que mantida com recursos repassados pelo Aquário de Ubatuba, realiza em parceria com o Aquário o resgate e reabilitação de fauna marinha na região compreendida entre o litoral norte do estado de São Paulo e litoral sul do estado do Rio de Janeiro.A temporada de 2007 está sendo extremamente intensa, tendo sido registrados até o momento diversos animais dentre os quais um elefante marinho, uma foca leopardo, 2 baleias franca, diversos pingüins (e outras aves) e mais recentemente 2 lobos marinhos e uma lontra.O trabalho de reabilitação começa quando o público avisa a ocorrência do animal . A partir daí as equipes (compostas por oceanógrafos, veterinários e biólogos) do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta são mobilizadas e se dirigem ao local. No local é feita a identificação da espécie e a avaliação das condições ambientais e médico-veterinárias do animal que vão embasar a necessidade ou não de remoção.Se a avaliação indicar a necessidade de remoção, serão tomadas as providencias para o transporte até a quarentena mantida pelo Aquário e pelo Instituto.Após o período de reabilitação, o animal normalmente é reintroduzido ou pode, dependendo de diversos fatores tais como falta de condições de sobrevivência na natureza ser encaminhado para outra instituição de pesquisa ou conservação.O IBAMA é parceiro do Aquário de Ubatuba e do Instituto Argonauta nestas questões, acompanhando o destino dos animais reabilitados.Atualmente, o IBAMA apóia a iniciativa do Instituto e do Aquário de criarem um Centro de Reabilitação e Tratamento de Animais Marinhos -CRETA , a ser construído com apoio de patrocinadores na região de Ubatuba-SP .O referido Centro dará melhores condições técnicas e logísticas para o trabalho já realizado por ambas instituições.Qualquer forma de apoio tal como trabalho voluntário, gêneros alimentícios, remédios, combustível, veículos terrestres e aquáticos, equipamentos de comunicação, computadores e outros são de extrema valia para melhoria do trabalho.E lembre-se: Quando avistar um animal marinho, não esqueça de entrar em contato através dos telefones 12 - 38321382/ 38327491. A natureza agradece!!! (Fonte: Aquário de Ubatuba)