segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Escritora ubatubense leva livro sobre Aids para o acervo da Sociedade Viva Cazuza

Escritora ubatubense leva livro sobre Aids para o acervo da Sociedade Viva Cazuza

Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Ubatuba





A escritora ubatubense Silmara Retti, autora do livro “Flash, Você Sabe o que eu tenho?” (Editora Parêntese), esteve na Sociedade Viva Cazuza, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, 24, a convite da coordenadora de projetos Christina Moreira. O objetivo principal da visita foi entregar alguns exemplares do livro à mãe de Cazuza e presidente da Sociedade, Lucinha Araújo, além de conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade. A escritora foi acompanhada pelo vice-presidente da Ong de Apoio aos Soros Positivos de Ubatuba (Ongasp) Sergio Rossi e pelo secretário de Saúde, Clingel Frota.

Silmara conta que a Ongasp foi desenvolvida há pouco tempo, a partir da proposta do livro e conhecer a Sociedade Viva Cazuza foi uma forma de enriquecer o trabalho ubatubense. “Quando comecei a escrever o livro, entrei em contato com a Sociedade e eles nos deram um retorno, dizendo que seríamos bem-vindos. Agora, com o livro publicado, fomos ver de perto o trabalho que eles fazem com crianças e adolescentes portadoras de HIV. Eles moram lá, estudam, praticam esportes e atividades culturais. É um trabalho muito bonito, que nos inspira a prosseguir.”

A coordenadora de projetos Christina Moreira agradeceu a doação dos livros e afirmou que são raras as autobiografias de portadores de HIV. “Temos bastante material didático, que nem sempre atrai a atenção dos jovens. A oportunidade de ler um romance, com a história de vida de uma pessoa, certamente atrai muito mais a atenção.”


- “Flash – Você sabe o que eu tenho?”

O livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?” trata da relação entre a pessoa portadora de HIV e o mundo, utilizando para isso, um romance, que é uma história verídica. Durante a emocionante narrativa, são abordados temas como: preconceitos, tabus, prevenção, superação, tratamento, convívio com a família e a sociedade.


A Sociedade Viva Cazuza

O cantor Cazuza, ícone da juventude dos anos 80 faleceu em julho de 1990, vítima da Aids, uma doença até então desconhecida e cercada de mistérios. No mesmo ano, a mãe do cantor, Lucinha Araújo, fundou a Sociedade Viva Cazuza, em memória do artista que deixou um legado de mais de 200 composições para a Música Popular Brasileira. A instituição iniciou seus trabalhos junto ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle no Rio de Janeiro.

Em 1992 se desligou daquele hospital e iniciou um trabalho independente fornecendo medicamentos, exames e assistência a pessoas carentes portadores do HIV. Em 1993, após conseguir a cessão de uso de um imóvel da Prefeitura do Rio de Janeiro, montou a primeira Casa de Apoio Pediátrico do Município. A Casa tinha como finalidade fornecer abrigo, tratamento médico, educação, reintegração familiar, lazer, cultura.


Em Ubatuba

Silmara Retti trabalha no Programa DST/AIDS, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Neste setor, são desenvolvidos trabalhos de prevenção, atendimento e apoio às pessoas portadoras de HIV/AIDS. Para tanto, a equipe conta com profissionais como conselheiro, assistente social e médico infectologista.

Os interessados obter mais informações sobre a doença, devem procurar a Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O programa DST/AIDS está localizado na Av. Rio Grande do Sul, 710. O telefone é 3832-5353.

FUNDART INFORMA :

Dia 02 de agosto tem Sarau Caiçara na Fundart



O contador de causos, Luiz Ballio se apresenta nesse sábado, dia 02, às 20h00 no Auditório Fundart em mais um Sarau Caiçara. Além dele, convidados especiais farão parte do programa.



1ª Temporada do Camarão Rosa

Alcançou seus objetivos



Com apoio cultural da Fundart e da Prefeitura Municipal, a 1ª Temporada do Camarão Rosa obteve o êxito pretendido. O evento da ABRASEL / AREUBA contribuiu como mais uma atração de julho último, agregando valor à temporada de inverno, como o

15º Festival do Camarão da Almada que de 24 à 27 reuniu muita gente na praia da Almada.



Donana traz Ronaldo Ciambroni à Ubatuba



O comediante de A Praça é Nossa, do SBT, Ronaldo Ciambroni vai apresentar seu espetáculo Donana, no próximo dia 09 no Auditório Fundart. A peça que vem há 34 anos sendo apresentada pelo seu criador, em todo o Brasil. Agora chegou a vez de Ubatuba que vai rir e chorar com o enredo do importante trabalho teatral.



Serra Negra aplaudiu a Banda Sinfônica de Ubatuba



No último sábado a Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta” se apresentou em Serra Negra no II Festival Ars Viva de Serra Negra. Como vem acontecendo entre nós e também fora daqui, o grupo musical agradou mais uma vez, e recebeu convites para outras apresentações.



Forum entrará em reforma



O prédio do antigo Forum vai entrar em reforma nos próximos dias para abrigar, ainda este ano, a Casa da Cultura. As tratativas preliminares já foram ultimadas. As obras serão executadas pela EMDURB e Ubatuba ganhará mais um espaço cultural.

Planeja-se também a adequação da praça fronteiriça ao prédio para eventos. Uma concha acústica será projetada, para ampliar as possibilidades de eventos. A seguir será a vez da chamada “Cadeia Velha”, obra projetada por Euclides da Cunha, que terá busto em sua homenagem. O antigo chafariz, da mesma praça, será resgatado.



Fundart e Unitau celebram convênio



Em data próxima no Auditório da Unitau, em Ubatuba, a Universidade de Taubaté assina convênio com a Fundart – Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba para a área de cultura. As tratativas tiveram início no ano passado. O ato vai estabelecer importante medida, que amplia o campo e a colaboração mútuas, facilitando a multiplicação de atividades culturais em benefício de todos.



Fundart apóia Dança do Ventre



O Grupo Jalilah Raks convida para o jantar de lançamento do DVD Simplesmente Mulher, da bailarina Suheil, a serem realizados no Restaurante Raízes, localizado à Avenida Leovigildo Dias Vieira, nº 1280 – Itaguá (trevo), dia 10 de agosto às 19h00. A Oficina de Dança do Ventre da Fundart participa. Os convites estarão à venda nos comércios: Com Carinho Presentes, Excalibur Pub, Restaurante Raízes ou pelos telefones (12) 3833 3455 ou 9101 6300.





Programação Cultural - Final de Semana:

02 – Sábado

20h00 – Sarau Caiçara

Auditório Fundart



07 à 31

Festival Gastronômico e Cultura de Ubatuba









Assista nossos eventos no Youtube:

www.youtube.com/tvfundart

Clique nos vídeos “Fundart Acontece em Ubatuba” nas datas desejadas.




Acesse nosso site:
www.fundart.com.br
Nossa cultura em um clique!