sábado, 13 de outubro de 2018

OS NEGREIROS E AS ESTRADAS



Comboio de café rumo à cidade / J. B. Debret, 1836
Em 20 de fevereiro de 1830, um fazendeiro de Rio Claro escreve um artigo ao jornal O Farol Paulistano, onde reclama que estava ‘‘cansado de sofrer prejuízos’’ desde que a Câmara de São Sebastião proibiu o embarque na freguesia de Caraguatatuba, obrigando os produtores de café a fazer viagens quatro léguas mais longas até Ubatuba, em estradas péssimas.


SOZINHA E ISOLADA , MAS NÃO POR MUITO TEMPO.....


Karl Friedrich von Martius, Ubatuba 1836
Entre 1787 e a década de 1820 Ubatuba viveu um período de isolamento econômico, antes de voltar a crescer vertiginosamente com a vinda de investidores portugueses, franceses e brasileiros, que chegaram para atuar nos ramos de exportação de café e importação de escravos.

REBELIÃO DE ESCRAVOS EM UBATUBA EM 1831.......PARTE 1






por Leandro Cruz
Dia 20 de novembro de 1831, o Aurora, que rumava para o Rio Grande do Sul, é trazido pelo vento de volta à praia do Itaguá.
O capitão da embarcação tem uma mensagem urgente para o novo Juiz de Paz da Vila de Ubatuba: os homens mais poderosos do município corriam risco de morte.

Antiga Ferrovia Ubatuba - taubaté........Parte 2


A situação política da época
O Governo Provisório de Marechal Deodoro enfrentava diversas dificuldades. Primeiro, as que são consequentes da transformação do Congresso Constituinte em Nacional, dividido em Senado e Câmara dos Deputados. 


ANTIGA FERROVIA DE UBATUBA. - TAUBATÉ......Parte 1




Nas décadas finais do século passado, Ubatuba era frequentada por navios de longo curso. Em seu ancoradouro, uma floresta de mastros: bergantins, fragatas e brigues. Eles traziam mercadorias do velho mundo e levavam o café o o açúcar.