quinta-feira, 8 de março de 2012

A REPARTIÇÃO DAS TERRAS DE IPEROIG






A repartição das terras de Iperoig começava a partir do rio Maranduba, chamado de Marajahimirindiba seguindo no sentido Rio de Janeiro até o rio Hubatyba, hoje o Rio Grande ou da Barra, estas mesmas medidas acabavam sendo esticadas ou retificadas de acordo com a apropriação que os colonizadores faziam delas.

A Condessa de Vimieiro, a principal donatária da Capitania de São Vicente, Dona Mariana de Sousa Guerra e outros beneficiários, doaram desde Portugal muitas terras à viúva Dona Maria Alves, que por sua vez as doou ao Jordão Homem da Costa, considerado o fundador da cidade de Ubatuba[1].

ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA - PARTE 65


Enquanto esperava pelo desfecho de sua missão, Anchieta escreveu nas areias da praia de Iperoig, o célebre poema à Virgem Maria, segundo conta a lenda[1]. Sentimentos e superstições, costumes e perfis indígenas são descritos em figuras e episódios nas Cartas de Iperuig, sob a forma de poema laudatório da Virgem - De Beata Virgine Dei Mater Maria, composição de 5.902 versos ou 2.950 e um dístico. A respeito da natureza desse poema, se foram efetivamente escritos na areia da praia, nos parece algo de menor importância, o relevante sim é a caracterização das circunstancia em que este foi concebido. O ritmo bárbaro da atmosfera do poema é um elemento de luta da inteligência e da fé sobre o instinto, transparecendo muitas vezes a angústia do conflito que motivava a narrativa do evangelizador.

UBATUBA 1965.....Ubatuba 65: uma revolução em surdina


A ditadura, quem diria, aprovou e adotou o método Paulo Freire
CECÍLIA PRADA

Paulo Freire
A figura de Paulo Freire, o grande educador brasileiro que foi obrigado a amargar durante 16 anos a injustiça de um exílio político imposto pelo golpe militar de 1964, voltou a ser lembrada com maior destaque no ano passado – que marcou os dez anos de sua morte. Paulo Reglus Neves Freire, nascido no Recife em 1921, iniciou sua carreira de professor aos 20 anos, para ajudar a família, muito pobre. Nos anos 1940-50 estendeu sua atuação a várias instituições, chamado a ocupar cargos mais elevados no ensino, como planejador e coordenador.