quinta-feira, 9 de agosto de 2012

UBATUBA 1896..........Nasce o primeiro jornal ubatubense...



 

No dia 12 de outubro de 1896, apareceu o primeiro exemplar do jornal Echo Ubatubense , dirigido pelo então intendente Dr. Esteves da Silva. Este anunciava nas páginas de rosto que esse jornal seria um legítimo defensor dos interesses de Ubatuba. As colunas deste semanário falam de geografia, de mitologia, de literatura, de “higiene da alma” e oferecia, um calendário de atividades e eventos da vida social, além de avisos comerciais, o que indica a parceria para baratear os custos de impressão, tiragem e circulação. Parece-nos que a intenção comunicativa deste jornal era educar a população carente de informação sobre o acontecer temporal, mas esta primeira forma de mídia impressa teve curta duração, pouco mais de um ano de existência..


do Livro  UBATUBA , ESPAÇO, MEMORIA E CULTURA .

ESPECIAL : Livro UBATUBA , ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA ...Parte 82




Aeroporto Muncipal de Ubatuba Imagem ilustrativa ( não integrante do Livro  Ubatuba, espaço, memória e cultura)..




Em 1949 foi o ano em que o Governo do Estado resolveu construir um aeroporto de proporção maior que pudesse atender a emergências de aviões de grande porte. A posição voltou a ser a original e atual, chegando a uma extensão de 600 metros de comprimento, com uma largura de 15 metros. Muitos caminhões de aterros foram necessários para cobrir toda essa extensão, de metros cúbicos de terra, saibro e barro transportados em caçambas de caminhões, em um ritmo que, durou três para estar finalizada a obra, meses de muito movimento na cidade. Todo o aterro foi muito bem compactado e gramado. O serviço teve a supervisão de um oficial da aeronáutica.
Nos anos 60, mais especificamente em 1968, mais uma vez o aeroporto de Ubatuba, passou por reformas, atendendo às normas da aeronáutica em segurança foi determinada a ampliação de sua extensão e, principalmente, a construção de uma pista com pavimentação asfáltica.