sábado, 28 de maio de 2016

2013......Cenário de novo longa-metragem, Ubatuba forma figurantes e sonha virar polo de cinema




Cinema e TV movimentam rotina de moradores de Ubatuba, no litoral de São Paulo16 fotos

10 / 16
Cenário de diversas produções de cinema e TV, Ubatuba é procurada por conta do fácil acesso a regiões de mata atlântica preservadasImagem: Leonardo Soares/UOL

Carlos Minuano
Do UOL, em Ubatuba (SP)
23/03/2013

Desde o início de março, as tradicionais pranchas de surfe, cangas e guarda-sóis de Ubatuba, uma das regiões mais belas do litoral norte paulista, dividem espaço com quimonos, tatames e câmeras de cinema. É lá que está sendo rodado "Aprendiz de Samurai", novo longa-metragem da produtora O2, de Fernando Meirelles, que contará a história de Max Trombini, conhecido lutador de judô local, vivido por Caio Castro.

O VELHO E O MAR...................


Seu Gino passou a vida inteira tirando o sustento do mar. Aprendeu a sustentabilidade na prática, numa época em que o conceito sequer existia.
Hoje com 72 anos, sai todos os dias com sua canoa a remo para zelar a plantação de mexilhões que possui na Barra Seca desde 1992. Nada muito diferente do que fazia no começo dos anos 50, quando tinha 8 anos e remava da praia do alto até o centro trazendo os cachos de banana que plantava e colhia com o pai, pescador e homem da roça.

AO MESTRE COM CARINHO.........


Por João Pedro Néia | Foto: Divulgação
Contar a história de Josino Francisco de Souza é, de certo modo, contar a história de Ubatuba e também do Litoral Norte. Desde que chegou de Paraisópolis, Minas Gerais, no fim da década de 50, Josino foi testemunha ou protagonista de eventos importantes na história da região.

2013...............FundArt apresenta exposição de fotos históricas no Aniversário de Ubatuba

Fonte..ChalesdaJu



Em comemoração ao aniversário de 376 anos de Ubatuba, a FundArt preparou a Exposição Fotos Históricas de Ubatuba – Acervo Edson da Silva. Com a intenção de promover um reencontro com o passado e preservar a memória da cidade, a exposição fotográfica apresenta imagens de antigos casarões, eventos comemorativos, comércios, praias e cidadãos ubatubenses de 1885 a 1977.

1942.............PRAÇA SANTA CRUZ........MARANDUBA


SABE AQUELAS PONTES?


               
Uma das pontes do Nenê Teodoro- Bairro Pé-da-Serra (Arquivo JRS)

               O amigo Dito Chieus, mesmo após de ter se aposentado da Estação Experimental do Horto Florestal, depois de décadas fazendo os registros diários das condições atmosféricas da nossa área, continua nas suas cercanias, com moradia e produção de mudas, principalmente de palmiteiros, na margem da Cachoeira dos Macacos. Conforme eu já disse noutra ocasião, ele é um dos descendentes dos fabricantes da pinga Ubatubana, cuja sede era na Fazenda Velha, no caminho do Monte Valério.