quarta-feira, 11 de abril de 2012

GRANDES UBATUBENSES.....ELIANA DE OLIVEIRA.....






Guardo com muito carinho em meu coração todas as lembranças que vivenciei com Eliana de Oliveira e no momento toco no seu nome sem nenhum resquício de amargura ou de dor por sua partida no dia 09 de abril de 2005.
É com muita alegria e contentamento que recordo a pessoa maravilhosa que ela foi: inteligente, íntegra e intensa.
Diante da preocupação com os destinos políticos de Ubatuba, com as benfeitorias que poderiam ser implantadas ou de como a população seria beneficiada tomou seu rumo com a melhor das boas intenções, visando um futuro promissor para todos e em momento algum desistiu de nada.
A energia de viver que lhe impulsionava as atitudes era imensa e contagiava quem com ela convivia.


ESPECIAL UBATUBA , ESPAÇO , MEMÓRIA E CULTURA...PAGINA 72


Colonizadores começaram a chegar nas terras de Iperoig, povoando-as e radicando-se nelas. Os irmãos portugueses Gonçalo Corrêa de Sá, Martim de Sá e seus filhos, instalaram-se nestas propriedades no início do século XVII, assim como também Inocêncio de Unhate, Miguel Gonçalves e Belchiol Couqueiro. Este último, e seu irmão Diogo foram os primeiros a ganhar a concessão de sesmarias pelo governador da Capitania de São Vicente. Os irmãos Couqueiros alegaram esses territórios, uma vez que não possuíam terras para trabalhar e que tinham prestado serviços à Coroa de Portugal na luta pela conquista[1].