sexta-feira, 4 de novembro de 2011
NOVELA : UBATUBA SIM , SIM , SIM... 1 º Capitulo
CAROS AMIGOS encontrei no blog : www.euamoubatuba1.blogspot.com ( o qual EU AMO UBATUBA é um movimento de ação ambiental, não governamental, sem cunho politico ou financeiro, que tem como objetivo divulgar e preservar nossa cidade com o intuito de mover ações com parceiros, voluntários e sociedade a fim de minimizar os impactos ambientais negativos causados na nas nossas praias, rios e matas. Venha ser um voluntário nas nossas ações.)
Poi bem nele eu encontrei um belo resumo de nossa história, da história de nossa cidade Ubatuba-SP, e agora vou dividi-la c/ vcs em capitulos, eis o primeiro.....:
Antes da conquista e colonização do Brasil pelos europeus, existiam várias comunidades indígenas ou Brasil índios no extenso litoral brasileiro. Culturalmente diferentes entre si, falavam várias línguas com diversos dialetos e, numerosos, habitavam aos milhares as centenas de aldeias. Os índios da Comunidade Tupinambá (excelentes canoeiros) possuíam várias aldeias, sendo que uma delas, a Aldeia Iperoig, localizada na região de Ubatuba quando da chegada dos portugueses. Durante o processo de conquista, que envolveu a catequização de índios pelos jesuítas, os portugueses aliaram-se a comunidades indígenas que habitavam a região de São Vicente e de São Paulo de Piratininga como Tupiniquins e Guaianazes. Os portugueses e seus aliados passaram a invadir aldeias e escravizar índios de outras comunidades, utilizando-os como mão-de-obra escrava.
UBATUBA 1890...Lançada a Cartilha da Infancia de Tomaz Galhardo
Cartilha da Infância. Tomaz Galhardo
Cartilha. Leituras Infantis. Francisco Viana
FONTE :http://aalegriadepartilhar.blogspot.com/2010/04/hoje-com-minha-filha-de-10-anos-por.html
109.e. modificada e ampliada pelo professor Romão Puiggari. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1924. [Provavelmente, a 1a. edição é de 1890, pois a 2a. edição é de 1891, publicada em São Paulo por Teixeira & Irmão Editores. Natural de Ubatuba, Tomaz Galhardo formou-se na Escola Normal de São Paulo.]
FONTE :http://aalegriadepartilhar.blogspot.com/2010/04/hoje-com-minha-filha-de-10-anos-por.html
PREFEITOS UBATUBENSES DE 1948 A 2012...
O EX-PREFEITO ALBERTO DOS SANTOS
GOVERNOU UBATUBA EM 3 PERÍODOS
1948-1951 , 1956 Á 1959 E 1969-1970 (q. durante o Regime Militar renunciou ao cargo)
A primeira eleição, pelo voto direto, para o cargo de prefeito em Ubatuba aconteceu em outubro de 1947, para o quatriênio 1948-1951.
Relação dos prefeitos eleitos de 1948 a 2012
01º - 1948-1951 - José Alberto dos Santos
02º - 1952-1955 - José Fernandes
03º - 1956-1959 - José Alberto dos Santos
04º - 1960-1963 - Wilson Abirached
05º - 1964-1968 - Francisco Matarazzo Sobrinho
06º - 1969-1970 - José Alberto dos Santos (*)
02º - 1952-1955 - José Fernandes
03º - 1956-1959 - José Alberto dos Santos
04º - 1960-1963 - Wilson Abirached
05º - 1964-1968 - Francisco Matarazzo Sobrinho
06º - 1969-1970 - José Alberto dos Santos (*)
O ENCONTRO DO DR. WLADIMIR DE TOLEDO PIZA E O DR. JUQUINHA
Arquivo Nenê Velloso | ||
Certa vez, Tio Juquinha foi denunciado anonimamente na Secretaria da Saúde da Capital Bandeirante, por prática ilegal da medicina, sendo designado para apurar a denúncia o médico da capital Dr. Wladimir de Toledo Piza. Aqui chegando, foi a Botica do Tio Juquinha, sita a rua do Comércio nº 374, hoje calçadão da avenida Dona Maria Alves. Era uma casa velha com duas portas, piso de terra batida, em mau estado de conservação, sem placa indicativa na fachada. Dr. Piza entra, se apresenta e começa o interrogatório:
- Quanto o Senhor cobra pelo remédio?
- Nada Doutor, a maioria do povo não pode pagar então paga quem pode.
- E há quanto tempo o senhor pratica a homeopatia?
- Há mais ou menos 40 anos.
GRANDES UBATUBENSES......Trajano Bueno Veloso
Trajano Bueno Velloso, ubatubano da gema e do Centro, nascido em 22-05-1914, servidor público estadual lotado no cargo de auxiliar de laboratório do Posto de Saúde de Ubatuba, depois fiscal sanitário, em 1938 foi para a cidade de São José dos Campos como estagiário de enfermagem, estatístico e técnico de laboratório na Santa Casa daquela cidade, durante seis meses, retornando em fins de 1938. Já qualificado, assumiu o cargo de enfermeiro chefe do Posto de Saúde de Ubatuba. Não tinha cargo de chefia por portaria e nem se constrangia por esse motivo, mas por ser líder nato e enfermeiro por convicção, o Posto de Saúde naquela época girava em torno dele.
UBATUBA 1938.....Assim era a Praça da Matriz
Assim era a nossa querida Praça da Matriz, em 1938, como vc pode notar , naquela época, naquele ano a mesma andava abandonada, hoje ainda está assim , mas aqui vamos falar de 1938, vcs podem notar que a Praça era cercada de casarões antigos, a maioria abandonada no incio do século , quando a cidade vivia já um momento de decadência economica......Esta era a Ubatuba Antiga....
UBATUBA 1896.......ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA
Diretor: PROFº LUIZ MARIANO BUENO á Direita - na foto foi o 1 º Diretor da Escola Dr. Esteves da Silva.
O primeiro Grupo Escolar de Ubatuba foi criado por Decreto, datado de 1º de julho de 1896, reunindo assim as escolas urbanas em um único grupo escolar. O Professor Francisco de Paula Cortez, vindo da vizinha cidade de São Luiz do Paraitinga deu início a esta tão importante tarefa educacional, favorecendo muitas das gerações ubatubenses. Os professores Benedito Juvenal de Escobar e Aquino, Francisco Lourenço dos Santos, Francisco de Paula Cortez e o professor – diretor, Luiz Mariano Bueno formaram o primeiro corpo docente deste estabelecimento educacional, que curiosamente não eram diplomados, mas tinham o reconhecimento através de concursos na Capital.
Conforme consta na Ata da Instalação, em 18/07/1896, foi constituído o primeiro corpo docente do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, pelos seguintes professores: Diretor: PROFº LUIZ MARIANO BUENO - Professores: FRANCISCO LOURENÇO DOS SANTOS, FRANCISCO DE PAULA CORTEZ E BENEDITO JUVENAL DE ESCOBAR E AQUINO (os sucessores residem na cidade) - Pessoal Administrativo: Porteiro – JOSÉ JOAQUIM DA GRAÇA, Servente – BENEDITO FRANCISCO DE PAULA.
A localização do antigo e do atual prédio educacional encontra-se na Rua Jordão Homem da Costa, fazendo frente com o Rio Grande, cuja denominação é “Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva” que foi instalado nesse lugar, em 18 de julho de 1896. O primeiro prédio era de propriedade de Dona Joana Rosa dos Santos Nobre, também conhecido como Solar dos Pires Nobre, adquirido e comprado pelo Estado em 1910. Era um prédio de arquitetura simples, mas elegante e com características coloniais, situado em uma chácara que acompanhava as curvas do Rio. Palmeiras, mangueiras frondosas entre outras árvores, completavam o belo cenário mas o passar dos anos resistindo à ação do e a falta de manutenção fizeram do edifício ruínas. Sua demolição total se realizou em 1943.
O atual prédio do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, demorou anos para ser concluído. Enquanto isso, as mesmas salas foram espalhadas em vários pontos da cidade pela Prefeitura no aguardo conclusão do novo prédio na mesma chácara dos Pires Nobre
1904......Câmara Municipal de Ubatuba
Esta foto é de 1904, a esquerda a antiga Câmara Municipal e a direita a Casa do Capitão Granadeiro, hoje demilida , deu lugar um prédio de aptos.....Assim era a Avenida Iperoig ha 107 anos atrás no Tunel do Tempo..
Assinar:
Postagens (Atom)