LITORALVIRTUAL.COM.BR
Quinta-feira, 03 de novembro de 2005 - Nº 1393
O prefeito Eduardo César (PL) deve anunciar hoje às 9h as medidas que serão adotadas pela administração para normalizar o atendimento na Santa Casa de Ubatuba. Desde a semana passada, devido à crise financeira, o hospital vem atendendo apenas casos de emergência.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, entre as medidas estão a privatização e a municipalização dos serviços da Santa Casa.
Franco disse que não há razão para o único hospital da cidade utilizar apenas 12 dos 80 leitos para internação.
terça-feira, 26 de abril de 2011
MINI SÉRIE : A VERDADEIRA HISTORIA DE HANS STADEM E UBATUBA - 3 ª PARTE
Entregue a Ipiru-guaçu,, um selvagem que o guardaria durante o tempo de sua permanência na aldeia, foi conduzido a uma cabana, onde vários líderes sentaram –se a sua volta e começaram a conversar. Falaram à respeito de uma profecia sobre um português que seria capturado e Hans Staden , declarando-se amigo e parente dos franceses, tenta esclarecer o equivoco mas encontra dificuldade em convencê-los, pois conheciam sua ligação com os portugueses.
FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO .......MANOEL HILARIO Parte 5
Questão 1: O que era o bagre urutu?
M.H.: Bagre urutu era um bagre amarelo grandão, que nem o bagre cumbaca. Só que amarelo. Cabô. Não existe mais. Que fim levô esse pexe? Ah! Batida de arrastão! A pesca de parelha começô quando eu tava com uns setenta anos pra cá; daí pra cá. Não tinha lancha, não tinha nada. As tainha que a gente matava o povo todo aproveitava pra
Indios brasileiros realizaram a primeira confederação das américas
O último tamoio, alegoria simbolizando o fim da Confederação dos Tamoios. Tela de Roberto Amoedo, acervo do Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro
Na realidade, os franceses e portugueses não estavam nem aí com os índios, seja lá qual nação pertenceria. Eles atraíram os índios a fim de um único propósito: atender ao processo de colonização, com isto também atiçavam a rivalidade entre as nações.
Por muitos anos houve guerra entre eles: portugueses e franceses, Tupiniquim e Tupinambá. Guerras sangrentas, que além de centenas de mortos e feridos, muitos índios eram capturados pelos perós a trabalharem nas culturas de cana e nos engenhos. Interessantes que os Tupi não tinha medo da morte, mas temiam a perda da terra e da liberdade.
UBATUBA 1967...Em 1967 moradores são presos por defenderem a natureza
Moradores revoltados com a aplicação do BHC em seus rios realizaram manifestação em frente ao armazém do Sertão da Quina. Na ocasião um policial tentou sacar um revolver para intimidar a manifestação quando foi contido por um morador de nome “Zé Jean”. Na confusão policiais solicitaram reforço. Com a chegada de mais policiais alguns moradores foram algemados e conduzidos a delegacia no centro da cidade. No camburão estavam os moradores Manoel Gaspar dos Santos, João Correia, José Jean, Benedito Félix e outros moradores que não foram lembrados. No caminho outra viatura parou para dar apoio na condução dos “meliantes”. Quando anoiteceu foram liberados.
UBATUBA 1949............Crianças caiçaras...
Em foto tirada provavelmente no bairro do Pereque Açu, informações de quem as enviou mostra duas crianças caiçaras, a beira da praia. ambos seguram um cesto de taquara ?, o menino um chpaeu pra protege-lo do sol, ela um lenço, ele com sua inseparavel, acredito eu : sacolinha com algo q. me parece , seu "estilingue", eis duas crianças caiçaras, o ano 1949, a cidade : Ubatuba , a nossa Ubatuba antiga....
Se tiveres fotos antigas de Ubatuba , como esta envia para o meu e - mail : silcefon@gmail.com, os créditos serão mantidos , se assim vc desejar...
Colabore com o blog www;ubatubense.blogspot.com a presevar a história de Ubatba-SP...
Assinar:
Postagens (Atom)