terça-feira, 26 de abril de 2011

UBATUBA 2005.... Ubatuba vai assumir a Santa Casa

LITORALVIRTUAL.COM.BR
Quinta-feira, 03 de novembro de 2005 - Nº 1393




O prefeito Eduardo César (PL) deve anunciar hoje às 9h as medidas que serão adotadas pela administração para normalizar o atendimento na Santa Casa de Ubatuba. Desde a semana passada, devido à crise financeira, o hospital vem atendendo apenas casos de emergência.
Segundo o secretário de Saúde, Marcos da Silveira Franco, entre as medidas estão a privatização e a municipalização dos serviços da Santa Casa.
Franco disse que não há razão para o único hospital da cidade utilizar apenas 12 dos 80 leitos para internação.



MINI SÉRIE : A VERDADEIRA HISTORIA DE HANS STADEM E UBATUBA - 3 ª PARTE

Entregue a Ipiru-guaçu,, um selvagem que o guardaria durante o tempo de sua permanência na aldeia, foi conduzido a uma cabana, onde vários líderes sentaram –se a sua volta e começaram a conversar. Falaram à respeito de uma profecia sobre um português que seria capturado e Hans Staden , declarando-se amigo e parente dos franceses, tenta esclarecer o equivoco mas encontra dificuldade em convencê-los, pois conheciam sua ligação com os portugueses.


FALA CAIÇARA JOSÉ RONALDO .......MANOEL HILARIO Parte 5


Questão 1: O que era o bagre urutu?
M.H.: Bagre urutu era um bagre amarelo grandão, que nem o bagre cumbaca. Só que amarelo. Cabô. Não existe mais. Que fim levô esse pexe? Ah! Batida de arrastão! A pesca de parelha começô quando eu tava com uns setenta anos pra cá; daí pra cá. Não tinha lancha, não tinha nada. As tainha que a gente matava o povo todo aproveitava pra  

Indios brasileiros realizaram a primeira confederação das américas

O último Tamoio
O último tamoio, alegoria simbolizando o fim da Confederação dos Tamoios. Tela de Roberto Amoedo, acervo do Museu Nacional de Belas-Artes do Rio de Janeiro



Na realidade, os franceses e portugueses não estavam nem aí com os índios, seja lá qual nação pertenceria. Eles atraíram os índios a fim de um único propósito: atender ao processo de colonização, com isto também atiçavam a rivalidade entre as nações.

Por muitos anos houve guerra entre eles: portugueses e franceses, Tupiniquim e Tupinambá. Guerras sangrentas, que além de centenas de mortos e feridos, muitos índios eram capturados pelos perós a trabalharem nas culturas de cana e nos engenhos. Interessantes que os Tupi não tinha medo da morte, mas temiam a perda da terra e da liberdade. 

UBATUBA 1967...Em 1967 moradores são presos por defenderem a natureza

Moradores revoltados com a aplicação do BHC em seus rios realizaram manifestação em frente ao armazém do Sertão da Quina. Na ocasião um policial tentou sacar um revolver para intimidar a manifestação quando foi contido por um morador de nome “Zé Jean”. Na confusão policiais solicitaram reforço. Com a chegada de mais policiais alguns moradores foram algemados e conduzidos a delegacia no centro da cidade. No camburão estavam os moradores Manoel Gaspar dos Santos, João Correia, José Jean, Benedito Félix e outros moradores que não foram lembrados. No caminho outra viatura parou para dar apoio na condução dos “meliantes”. Quando anoiteceu foram liberados. 


DANÇAS UBATUBENSES ....MOÇAMBIQUE - Parte 1


UBATUBA 1949............Crianças caiçaras...



Em foto tirada provavelmente no bairro do Pereque Açu, informações de quem as enviou mostra duas crianças caiçaras, a beira da praia. ambos seguram um cesto de taquara ?, o menino um chpaeu pra protege-lo do sol, ela um lenço, ele com sua inseparavel, acredito eu : sacolinha com algo q. me parece , seu "estilingue", eis duas crianças caiçaras, o ano 1949, a cidade : Ubatuba , a nossa Ubatuba antiga....
Se tiveres fotos antigas de Ubatuba , como esta envia para o meu e - mail : silcefon@gmail.com, os créditos serão mantidos , se assim vc desejar...


Colabore  com o blog  www;ubatubense.blogspot.com a presevar a história de Ubatba-SP...