segunda-feira, 27 de agosto de 2007

ECOLOGIA : Ubatuba participa de seminário sobre mudanças climáticas e elevação do nível do mar

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cristiane Gil, esteve representando a Prefeitura de Ubatuba, no seminário "Cidades Costeiras Sustentáveis", que teve como tema "Desenvolvimento Sustentável e a proteção ambiental das praias: desafios face às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar”. O evento aconteceu em Santos, nos dias 21 e 22 de agosto e tratou das questões com abordagens diversas por diferentes atores de órgãos governamentais, pesquisadores de várias universidades e sociedade civil, através de Ongs de Santos."Após a publicação do IPCC (Mudanças Climáticas) ficou claro que em um curto espaço de tempo, as cidades costeiras terão que enfrentar sérios problemas, entre eles a elevação do nível do mar. Todas as esferas de governo estão se mobilizando para tentar equacionar tal questão e o Seminário veio para mostrar os problemas que já ocorrem, utilizando o exemplo de Santos e as erosões de praias e suas conseqüências", considerou Cristiane Gil."Ubatuba e o Litoral Norte como um todo devem iniciar trabalhos de pesquisa para planejar ações de curto, médio e longo prazo, visando um Plano Municipal e/ou regional sobre a vulnerabilidade aos efeitos das mudanças climáticas, com a finalidade de conhecer as áreas que serão mais afetadas e definir medidas de prevenção, além de buscar recursos para enfrentar os problemas trazidos pela elevação do nível do mar”, completou a secretária.O evento foi realizado pela Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Ibama, Instituto Geológico, Ativo Ambiental e E.S.A. Terraplanagem, com apoio da Unisantos, Unesp, Instituto Ratones, Agência Metropolitana da Baixada Santista, Prefeitura de Santos e São Vicente. (Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU)

O POETA : Atenção navegantes..

Aviso aos navegantes:
Leve ração suficiente
deixe a saudade com a gente
leve muito juízo
seja sempre ao mar temente
leve a família consigo(de preferência seja independente)
antes de velejar
para não correr o risco
da âncora não içar.

Félix Cabral

O GRUPO DE ESCOTEIROS " IPEROIG" RETORNA SUA ATIVIDADE EM UBATUBA

No ano em que se comemora o centenário do escotismo, Ubatuba recebe o retorno das atividades do “GRUPO ESCOTEIRO IPEROIG” (G.E.I.).Em parceria com a associação comercial de Ubatuba e o G.E.I. estará a partir do dia 25 de agosto de 2007 realizando suas atividades na área de lazer da associação comercial, que fica no bairro do Taquaral.Esta área e arborizada, cercada e com espaço suficiente para a boa pratica do escotismo.A principio o G.E.I. estará recebendo jovens de 10 a 14 anos, todos os sábados das 15:00h as 17:00h.Venha participar do escotismo. Amizade, educação ambiental, companheirismo, disciplina, aventura, desafio, trabalho em equipe e diversão; praticado por 28 milhões de jovens em todo o mundo. Mais Informações pelo telefone: 3842-1254 com André.

EM DEFESA DO FOLCLORE DE UBATUBA-SP...

Os 270 alunos de primeira a quarta série da EM Maria da Cruz Barreto, do Perequê-Mirim estão fazendo uma grande movimentação em defesa do folclore caiçara e do meio ambiente. Tendo como tema principal os usos e costumes da nossa cidade, a direção da escola está construindo uma casinha de pau a pique com móveis e utensílios típicos da região. No próximo dia 29 os alunos farão uma apresentação da dança de fita, bumba meu boi e fandango dedicada aos pais. A diretora Sonia Maria Righeto está entusiasmada com o projeto tendo em vista a dedicação de alunos e professores, e pede a colaboração de membros da comunidade que possam orientá-la quanto a autenticidade das tradições além da doação de material para concluir a casinha caiçara.
POR: Celso T. Leite