segunda-feira, 16 de setembro de 2013

PADRE JOÃO.......

O PADRE JOÃO

Padre Johannes Beil entre caiçaras de Ubatuba - (Arquivo internet)

O Nenê Velloso, pessoa que muito contribui para o nosso conhecimento sobre a nossa história, num dia desse me perguntou a respeito de uma escola de pesca na Ilhabela, onde vários caiçaras de Ubatuba foram estudar e morar (era um regime de semi-internato). 

UBATUBA E SUAS PRAIAS : Prainha do Matarazzo



A praia do Matarazzo está localizada bem na região central de Ubatuba, exatamente no morro que separa as praias do Perequê – Açu e de Iperoig -Cruzeiro. Seu acesso é fácil passando pela ponte que vai ao Perequê Açu, logo na cabeceira da ponte à direita, sobe-se uma estrada passando pelo mirante da estátua de São Pedro pescador, seguindo 5 minutos de carro ou uns 15 a pé. A Praia do Matarazzo recebe esse nome em homenagem ao ilustre empresário paulistano, Francisco Matarazzo Sobrinho, mais conhecido como “Cicillo” Matarazzo, que foi também prefeito de Ubatuba em 1964.

ESPECIAL DO LIVRO " UBATUBA,E SPAÇO , MEMORIA E CULTURA".. PARTE 99

O programa de televisão, tem-se transformado em um produto cultural devido à vertiginosa expansão do mercado da comunicação. Neste contexto de recepção, a cultura pode ser concebida como um vasto tecido de relações existentes: políticas, econômicas, religiosas e artísticas. Desta forma, a temporalidade é um eixo sobre o qual gira a produção para televisão, fortes seqüências de aceleração do tempo se unem às novas tecnologias que propiciam a desapropriação do mundo contemporâneo, assombrando a originalidade a sacralidade da arte e dando lugar à reprodução e à produção em série.