sexta-feira, 4 de agosto de 2023

AGOSTINHO ALVES

 

Agostinho Alves da Silva nasceu no dia 29 de setembro de 1915, em Natividade da Serra.

Em 1954, Agostinho estabilizou-se na empresa DER. Ele e sua esposa Vicentina mudaram-se para o bairro de Maranduba.

Em 1958, passaram a morar no Bairro da Lagoinha, onde permaneceram por muitos anos. Agostinho estava sempre disposto a ajudar a todos que por ali passavam.

Sua maior alegria era acolher os foliões que levavam a bandeira do Divino Espirito Santo. Agostinho era muito devoto a Nossa Senhora Aparecida e disponibilizou sua casa para que fossem celebradas as primeiras missas que aconteceram no bairro.

Por incentivo dele que aconteceram as primeira quermeses, no quintal de sua casa, para arrecadação de fundos para a construção da igreja. Em 1987, foi obrigado a se retirar da area em que morava com seus filhos, por meio de uma ordem judicial.

Voltou a morar no bairro da Maranduba e faleceu no dia 15 de maio de 1990.

Após a morte de seu esposo ,Vicentina veio morar de volta a Lagoinha, onde faleceu no dia 21/02/1999.

Ao conversar com os filhos, Agostinho sempre dizia que não tinha medo da morte e sim de ser esquecido.

Agostinho é sempre lembrado e homenageado até hoje por meio da “Escola da Lagoinha”, que recebeu seu nome como patrono: EM “Agostinho Alves da Silva”.



FONTE  : https://educacao.ubatuba.sp.gov.br/escolas/em-agostinho/

IRMÃ SOFIA

 


IRMÃ SOFIA , veio para Ubatuba, se tornou ubatubense e ajudou a construir a bela história de nossa cidade. Nasceu em Morro Agudo, município de Apiaí, São Paulo, seus pais souberam transmitir a sua fé e a sua piedade Cristã, assim como seu amor pelos pobres. Estudou em Santos. Com a congregação de Nossas Senhoras – Cônegas de Sto. Apiaí a nossa “Assistência ao Litoral de Anchieta”. Depois de certo tempo, em Santos. Sofia decidiu abraçar a vocação religiosa. Em São Paulo, Sofia começou o noviciado em fevereiro de 1954. Tinha então, 20 anos. Depois dos anos de formação, fez os votos perpétuos em agosto de 1954. Em 1962, Irmã Sofia veio para Ubatuba ajudar as Irmãs da ALA que tinha muitas jovens internas que vinha do sertão e das praias distantes para fazer estágios e estudar no Ginásio Industrial. Irmã Sofia ficou gostando tanto de Ubatuba que não foi mais embora: durante 32 anos, ela trabalhou com crianças, jovens, adultos e famílias. Deus lhe deu vida e saúde. Em 1962, quando conheceu o bairro do Ipiranguinha que naquele tempo não era este bairro bonito e grande de hoje – Irmã Sofia logo que se deixou se cativar por este povo bom, de coração aberto, aqui trabalhou, e morou durante 17 anos. E foi muito feliz do centro social e da capelinha organizando vários cursos e muitas festas. E foi assim que nasceu a comunidade do Ipiranguinha e até hoje continua firme e unida. Não da para contar aqui tudo o que a Irmã Sofia fez… Tudo que ela construiu e viveu entre nós aqui em Ubatuba. Irmã Sofia nos deixou 10/10/02. Fonte.... https://educacao.ubatuba.sp.gov.br/escolas/cei-irma-sofia/

Primeiro fim de semana de agosto promete agitação em Ubatuba

 



O mês de agosto tem “fama” de ser infinito, mas quase infinitas são as opções de ações e entretenimento para turistas e moradores que estarão em Ubatuba. Conscientização, surfe, solidariedade e cultura são os destaques da programação, que ainda conta com espetáculos no Teatro Municipal e o tradicional “música na praça”, que desta vez fica por conta do Grupo Free Som.

 

Confira a programação:

 

Até 6 de agosto

Exposição “Pétit Galerie – Entre o Céu e o Mar”

Malibu Restaurante e Pizzaria

 

De 4 a 12 de agosto

Semana do combate ao feminicídio

Confira a programação completa no site da Prefs

 

De sexta-feira a domingo – 4 a 6 de agosto

A partir das 8h – 2ª Etapa do Ubatuba Pró-Surfe

Praia de Itamambuca

 

Sexta-feira – 4 de agosto

21h – Apresentação musical “Um Salve Só”

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Sábado – 5 de agosto

A partir das 8h –  Mutirão de limpeza do Rio Tavares – Tamoio de Ubatuba

Ponto de encontro: contenção do campinho da Estufa I

 

A partir das 9h – Folia do Divino

Região do Itaguá

 

17h – Aulão solidário de danças aeróbicas (entrada2 kg de alimento)

Fundo Social de Solidariedade (antigo terminal turístico no P. Açu)

 

18h – Festa Agostina da Guarda Mirim de Ubatuba

Sede da Guarda – rua Pinheiros, 120, Estufa II

 

21h – “Humor em excesso”

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Domingo – 6 de agosto

A partir das 8h – Circuito de Canoa Caiçara  (AARCCA)

Praia Picinguaba

 

Das 8h às 13h – Festival Madre Glória de Esculturas de Areia

Canto direito do Perequê-Açú

 

A partir das 9h – Folia do Divino

Região da Estufa II

 

10h – Música na Praça com o Grupo Free Som
Praça Anchieta – em frente ao Sobradão do Porto

 

18h – Lançamento do projeto “Dá Gosto Conhecer Ubatuba”
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Folia do Divino estará no Itaguá e na Estufa I neste fim de semana


 

Os bairros do Itaguá e da Estufa I recebem neste sábado (5) e domingo (6), respectivamente, a romaria da Folia do Divino Espírito Santo. As atividades começam por volta das 9h e seguem durante todo o dia com peregrinação de casa em casa, levando cânticos e a bandeira do Divino.

O evento será realizado pelo grupo Folia Caiçara do Divino Espírito Santo, do Mestre Neco. No Itaguá, a romaria será realizada ao redor do campo de futebol do bairro.

A Folia do Divino é uma comemoração popular das mais antigas, acontece anualmente na cidade e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura (Fundart).


PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP