Hoje tem “Arrelá Ubatuba” e Neide Palumbo
Nesta sexta-feira às 20h30, haverá o lançamento do livro de Fátima de Souza, “Arrelá Ubatuba”, coletânea de crônicas que hoje vem à público na Pizzaria Bucaneiros que abre espaço para manifestações culturais.
No programa também a presença de Neide Palumbo de São Sebastião, festejada “contadora de histórias” caiçaras, que retorna à Ubatuba. Um bom programa para esta sexta-feira à noite.
Mulher ganha programação cultural especial no seu dia
A Fundart elaborou uma programação especial para o dia 08 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. As comemorações acontecerão no Sobradão do Porto. Às 20h00 haverá abertura da exposição de artistas plásticos de Ubatuba cujo tema enfocará a mulher. Na seqüência, mulheres de Ubatuba ligadas à arte e a cultura declamarão poesias. Às 21h00 a escritora ubatubense Silmara Retti lançará o seu livro “Flash – Você sabe o que eu tenho?”. E finalizando a programação, às 21h30, a cantora mezzo-soprano Mariana Cioromila fará a sua apresentação. Em seguida ainda haverá as apresentações dos grupos Canoá, Afro Mulheres e do conjunto instrumental feminino Saia Justa.
"Flash – Você sabe o que eu tenho?"– A escritora Silmara Torres Retti diz que o termo flash utilizado no livro significa a visibilidade, os holofotes voltados para a pessoa que tem a Aids. “Para fugir da discriminação, muitas pessoas se esquivam, vivem no submundo. O livro tem como pano de fundo, um romance, e é uma auto-ajuda para resgatar a auto-estima e vencer o próprio preconceito, porque as pessoas sempre pensam: Aids não é para mim, só acontece com os outros, mas uma única relação sexual pode fazer acontecer”, explica Silmara. O livro está sendo lançado pela editora Parêntese e pode ser adquirido na livraria Nobel ou pelos sites www.parentese.com.br e www.livrariacultural.com.br.
Programação Cultural da Fundart de cara nova
A Fundart inaugura neste março nova programação cultural, agora em novo formato e colorido. A boa nova só foi possível graças ao apoio cultural de: Center Tudo Espaço da Arte; Pistache Gelateria; Restaurante Bardolino; Restaurante O Rei do Peixe; Bucaneiros Pizzaria; Associação Comercial e Prefeitura Municipal de Ubatuba.
A Fundart agradece a todos pelo apoio e pela participação na divulgação da arte e da cultura em Ubatuba. Neste mês a homenagem é para o Dia Internacional da Mulher.
Fundart apóia a Santa Casa
No próximo 14 de março, sexta-feira, no Restaurante Oásis a Santa Casa estará promovendo jantar para arrecadar fundos para a nossa Santa Casa. A Fundart participa do apoio cultural que também é assinado pelo Sexteto Caiçara, ABAU – Associação de Belas Artes de Ubatuba, AREUBA – Associação dos Restaurantes de Ubatuba, Associação Comercial, O Rei do Peixe e Oásis Restaurante.
“Culinária Caiçara” no Festival Gastronômico em agosto
O livro Culinária Caiçara, da Dialeto Latin American Documentary, foi lançado em Paraty no último sábado com a presença de seus autores: Vito D’Alessio (fotógrafo), Ana Bueno (chef de cozinha) e Antonio Carlos Diegues (antropólogo).
O livro é resultado de pesquisa sobre a culinária caiçara “que possui um requinte autêntico que não passa, fundamentalmente, pela alquimia e pelo paladar, mas pela possibilidade de lidar com ingredientes frescos obtidos na pesca, caça ou roça, extraindo da natureza e de todos os seus ciclos o essencial para manter uma vida simples e aconchegante no litoral sul e sudeste do Brasil. É nesta sábia simplicidade que reside o grande diferencial da cozinha caiçara.”
Em agosto deveremos promover em Ubatuba, o lançamento do livro “Culinária Caiçara”, quando do Festival Gastronômico.
Fundart na Secretaria da Cultura
Na última terça-feira a Fundart se fez representar na Secretaria de Estado da Cultura tratando de questões ligadas à nossa cultura, tais como: participação de Ubatuba no Circuito Cultural Paulista, Projetos de Oficinas Culturais, Festivais, Incentivo à Biblioteca, etc.
O encontro foi na Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural com Aurélio Uncini, responsável pela referida unidade.
Teatro na Pizzaria Bucaneiros
A Pizzaria Bucaneiros apresentou a peça Um Caso por Acaso, na última terça-feira com apoio cultural da Fundart e da Prefeitura Municipal.
“Iniciativas como essa são bem vindas, pois diversificam a divulgação de arte e cultura no município. Outros nomes da gastronomia de Ubatuba também apoiaram o evento que teve um bom público”, acentuou o presidente da Fundart, Pedro Paulo.
Relatórios dos Grupos Setoriais
A partir desta semana estaremos apresentando relatório de atividades dos Grupos Setoriais da Fundart.
Relação de feitos do Grupo Setorial de Fotografia, Cinema e Vídeo – 2007
Coordenador: Flávio Pizzuto
Suplente: Fábio Amaro
I. Aquisição de Material para filmagem: através de várias viagens para São Paulo, Capital, fizemos levantamento de preços, qualidade do material e possíveis custos de manutenção que resultaram na aquisição de uma filmadora de cunho profissional que se encontra devidamente registrada nos acervos da Fundart.
II. Primeira Semana de Fotografia na Fundart realizamos com o apoio de outros grupos setoriais da Fundart a 1ª Semana de Fotografia que resultou em sucesso de público, destacando-se também pela qualidade e quantidade do material de fotógrafos amadores e profissionais de Ubatuba.
III. Participamos com vários trabalhos de fotógrafos, relativos ao tema do negro/quilombola de Ubatuba na Semana da Consciência Negra de Ubatuba, realizada entre os dias 16 e 24 de novembro.
IV. Participamos da amostra de fotografias realizada na Secretaria de Educação através do resultado das oficinas realizadas pelo Sr. Wiliam Costa junto a vários alunos da Rede Municipal de Ensino, através do Projeto “Fotografia com câmera de latinha”.
Programação de Final de Semana
08 – Sábado
20h00 – Exposição de Artes Plásticas – Dia Internacional da Mulher
Salão de Exposições da Fundart
20h30 - Poesias - Dia Internacional da Mulher
Auditório Fundart
21h00 - Lançamento do Livro "Flash - Você sabe o que eu tenho?” de Silmara Retti
Auditório Fundart
21h30 - Apresentação da Cantora Lírica Mariana Cioromilla, Grupo Canoá, Grupo Afro Mulheres, Conjunto Instrumental Feminino
Auditório Fundart
FONTE : www.fundart.com.br
sexta-feira, 7 de março de 2008
MATÉRIA ESPECIAL : Ruinas do Ipiranguinha
Ruínas do Ipiranguinha
Construção datada do século XIX, as Ruínas do Ipiranguinha foram construídas com argila, areia da praia, óleo de baleia e conchas que dão liga e que sustentam as gigantes pedras que estão sobrepostas.
Construção datada do século XIX, as Ruínas do Ipiranguinha foram construídas com argila, areia da praia, óleo de baleia e conchas que dão liga e que sustentam as gigantes pedras que estão sobrepostas.
Há dois caminhos de acesso as Ruínas sendo a primeira que inicia no Km 89 da Rodovia Oswaldo Cruz no bairro dos Macacos. A outra, para quem gosta de uma boa caminhada, inicia atrás do bar da Cachoeira do Ipiranguinha por uma trilha íngrime, mas com uma natureza vasta e colorida, podendo ser percorrida também por adeptos do moutain bike e motociclistas.
Essas ruínas serviram de senzala para o tráfico de escravos do Vale do Paraíba, podendo ser observado atualmente um grande salão que teria sido um porão, e um longo muro que ostentava um aqueduto.
As Ruínas estão localizadas à beira da Cachoeira do Ipiranguinha e estão protegidas por um gigante muro de arrimo construído a partir das próprias pedras que beiram o rio. Parecem ter sido construídas estrategicamente, pois o som das águas com uma queda de 7 metros de altura, abafam qualquer possível barulho humano.
Venha conferir toda essa maravilha que encontra-se no emaranhado da Mata Atlântica e sua história fascinante.
FONTE : http://www.guiadoturista.net/cidades/modelo1/guiadepasseios/info_passeio.asp?id_passeio=57&cidade=5300
Assinar:
Postagens (Atom)