terça-feira, 15 de maio de 2012

VOCE SABIA ? Fiovo Frediano foi Prefeito de Ubatuba



seguindo a interessantissimo matéria UBI   ET  ORBI , do grande colunista do site UBAWEB   Nenê Veloso, postado na Coluna  que leva seu nome , no site ( Acesse via www.ubaweb.com) , eis um trecho  um trecho interessante que conta um acontecido durante a curtissima administração Fiovo Frediani, a frente da Prefeitura de Ubatuba, a qual vale a pena conhecer.....


"...O Plano Viário da cidade foi aprovado em 5-10-1967. Entre outros, determinava que o trevo de acesso a cidade da futura rodovia BR-101, deveria ser construído na estrada da Fazenda Velha, no bairro do Monte Valério, perto da subestação da CESP, hoje ELEKTRO. Cinco anos depois, em 1974, isso aconteceu, e o ministro dos transportes Mário Andreazza, pousou de helicóptero no local onde hoje é o trevo, mandou chamar in loco o prefeito Basílio, para lhe informar que o trevo de acesso seria construído ali. Basílio compareceu com uma cópia do projeto viário e disse:
- Ministro Andreazza, o trevo não pode ser construído aqui, porque este é o projeto da malha viária da cidade aprovado no governo Matarazzo.
O ministro nem tomou conhecimento e foi logo respondendo:
- O trevo vai ser construído pelo meu projeto... ou a BR-101 pára aqui!
Prevaleceu o projeto do ministro...."..

FONTE :

VOCE SABIA ? Plano Viário de Ubatuba

Confira agora uma parte interessante da matéria que leva o título UBI  ET  ORBI, postada pelo colonista e ubatubense Nenê Veloso, na sua Coluna e no site www.ubaweb.com,
Para saber mais sobre  a Coluna de Nenê Veloso , faça uma vista ao site UBAWEB...


"....O Plano Viário da cidade foi aprovado em 5-10-1967. Entre outros, determinava que o trevo de acesso a cidade da futura rodovia BR-101, deveria ser construído na estrada da Fazenda Velha, no bairro do Monte Valério, perto da subestação da CESP, hoje ELEKTRO. Cinco anos depois, em 1974, isso aconteceu, e o ministro dos transportes Mário Andreazza, pousou de helicóptero no local onde hoje é o trevo, mandou chamar in loco o prefeito Basílio, para lhe informar que o trevo de acesso seria construído ali. Basílio compareceu com uma cópia do projeto viário e disse:
- Ministro Andreazza, o trevo não pode ser construído aqui, porque este é o projeto da malha viária da cidade aprovado no governo Matarazzo.
O ministro nem tomou conhecimento e foi logo respondendo:
- O trevo vai ser construído pelo meu projeto... ou a BR-101 pára aqui!
Prevaleceu o projeto do ministro.


VOCES SABIAM ? Por Nene Veloso


 A  água que se bebe hoje vem da captação da cachoeira dos Macacos, em 16 de setembro de 1964, por indicação do vereador professor Jair Geraldo Lopes, hoje advogado, Matarazzo desapropriou o terreno onde foram construídos: Prefeitura, Ginásio, Centro Esportivo Tubão e Delegacia. E mais: Estádio Municipal; Centro de Convenções no Horto Florestal, que foi abandonado pelos protagonistas sucessores (hoje se encontra em ruínas); abriu a estrada do Monte Valério e construiu um Matadouro Municipal, neste local hoje, funciona uma escola; a primeira rede de esgoto; asfaltamento e balizamento noturno do aeroporto; energia elétrica CESP; tudo construído no governo Matarazzo há 48 anos. Ao término da gestão Matarazzo, as luzes do balizamento noturno do aeroporto Gastão Madeira se apagaram e nunca mais se acenderam.


FALA CAIÇARA NENE VELOSO.....Ubatuba mantinha o trumo norte e os trilhos no chão...


Ubatuba mantinha o rumo norte e os trilhos no chão desde a sua fundação, em 09 de maio de 1563, quando foi rezada a 1ª missa relatada na carta de Anchieta. Em 1835/36 Ubatuba exportava mais do que Santos e São Sebastião juntos, em 1846 e 1856 as rendas de Ubatuba eram maiores que São Paulo 14:500$000 contra 12:950$000. Depois houve a decadência, mesmo assim, continuou nos trilhos! Em outubro de 1947 aconteceu a 1ª eleição pelo voto direto e foi eleito o ubatubano da gema e do Centro o advogado Dr. José Alberto dos Santos, tomou posse em 31-01-1948, daqui para frente foi só alegria. Dr. Alberto manteve o rumo e prolongou os trilhos por quilômetros. Os sucessores, José Fernandes, ubatubano da gema e do Centro, 1952/1955, e o taubateano Wilson Abirached, 1960/1963, deram continuidade e souberam manter o rumo norte e os trilhos no chão.