sexta-feira, 18 de junho de 2021

FANDANGO CAIÇARA SE APRESENTOU NA ESCOLA MARINA SALETE



A Escola Marina Salete e seus Arte Educadores trouxeram o grupo Fandango Caiçara para um momento cultural caiçara. A apresentação ocorreu no pátio da escola, respeitando o distanciamento social e os demais protocolos da Covid-19.


A diversidade do artesanato de Ubatuba

 


Nos detalhes, as lembranças; e nas formas , a realidade.

A difícil arte de trançar a palha, moldar o barro, talhar a madeira ou manusear o “canivete de roca” é uma tradição transmitida de pai para filho entre os caiçaras do litoral norte de São Paulo.

Os trabalhos originalmente feitos em vime, taquara e palha, só foram se mesclar ao barro e à madeira com a chegada dos franceses que utilizavam amplamente estes artigos. No início o artesanato praticado em Ubatuba, assim como em outros lugares, era uma atividade de subsistência, apenas para uso doméstico.

SIMPLESMENTE DA MOTTA PINTOR E ESCULTOR

ESCOLA JARDIM MUNDO ENCANTADO INFORMA SOBRE SUAS ATIVIDADES - 1976

 



Matéria publicada em 27  de  Junho de  1976

SOBRE THOMAZ GALHARDO E SUA CARTILHA DA INFÂNCIA...

 



 CARTILHA DA INFANCIA, 1 DE THOMAZ GALHARDO ( ) 2 Luana Grazielle dos Santos Introdução No primeiro momento da história da alfabetização no Brasil (Magnani, 1997; Mortatti, 2000a), dentre os defensores dos métodos sintéticos, destacou-se o professor Thomaz Paulo do Bom Sucesso Galhardo ( ), natural de Ubatuba (SP) e formado pela Escola Normal de São Paulo (ENSP). Além de livros de leitura, é autor de uma das primeiras concretizações do método sintético baseado na silabação, defendido por ele como o mais adequado para o ensino inicial da leitura a crianças. Trata-se de Cartilha da infancia: ensino da leitura, 3 publicada pela Livraria Francisco Alves (RJ).