Arquivo NV | ||
Banir "Os Oliveiras" do cenário político era o desejo da grande maioria dos ubatubanos. O farmacêutico (Seu Filhinho) enfurecido com a primeira derrota, vinha demonstrando uma amabilidade que não lhe era peculiar no atendimento da farmácia (com a freguesia mais humilde). A oposição entendeu o recado e o prefeito Dr. Alberto (UDN) se uniu com o PSP de Renato Oliveira, que juntamente com os fundadores do partido Trajano Bueno Velloso, Geraldo Gonçalves (Seu Adinho), Jehú de Souza (líder), Silvino Teixeira Leite e João Bordini do Amaral, indicaram e apoiaram outro caiçara da gema e do centro - o próspero e íntegro comerciante "José Fernandes"
e para vice, o secretário interino do prefeito Dr. Alberto Santos, o Sr. Guilherme Martini.
Guilherme Martini era de família rica, natural da cidade de Santos e empresário no ramo da hotelaria. Era proprietário do "Grande Hotel Martini", na avenida da Praia, em Santos, mas residia em Ubatuba. (Era muito querido pelos caiçaras.) José Fernandes não era político militante, foi convocado e praticamente pego a laço, com a difícil incumbência de enfrentar e derrotar a "fera ferida", o experiente Washington de Oliveira (Seu Filhinho). Foi uma campanha e um pleito inflamado, porém transcorrem de modo ordeiro, saindo vitorioso o estreante José Fernandes, eleito prefeito de Ubatuba para o quatriênio de 1952/1955.
O novo prefeito não teve muito trabalho. O seu antecessor tinha feito tudo o que a cidade precisava até aquele momento, cabendo a ele, administrar e terminar algumas obras já em andamento. Além disso, urbanizou a praça da Igreja Matriz com fonte luminosa e abriu uma estrada até o morro do sertão da Quina. Independentemente da colaboração do seu antecessor e da experiência empresarial e política do seu vice, o Sr. Guilherme Martini, o prefeito José Fernandes administrou o cotidiano com competência.
Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado II.
Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail parathecaliforniakid61@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário