sábado, 18 de maio de 2024

Conferência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba divulga programação


 

Nos dias 21 e 22 de maio, será realizada a II Conferência Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O encontro promoverá debates, reflexões e o levantamento de demandas essenciais para esses grupos que mantém forte conexão com a história e a cultura do município.

Com o tema “O protagonismo dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais nas políticas públicas”, a Conferência é aberta a toda população e reunirá também mais de 85 delegados, entre titulares e suplentes, que terão direito à voz e ao voto das propostas apresentadas. Os delegados representam os indígenas, quilombolas e caiçaras da cidade, eleitos durante as nove pré-conferências realizadas entre os meses de fevereiro e abril de 2024.

A Conferência é realizada a cada dois anos e tem como premissa promover a valorização, preservação, fortalecimento e o desenvolvimento dos povos originários e das comunidades tradicionais que vivem no município.

Quem não pertence a povos e comunidades tradicionais também poderá participar como observador. É possível fazer a inscrição pelo link:clique aqui

Além dos debates em torno dos eixos temáticos da Conferência, a programação conta ainda com apresentações culturais.

Confira a programação completa:

21/05 – TERÇA-FEIRA (das 13h às 19h30)

13h às 15h – Credenciamento + Café Simples

13h30 às 14h – Apresentação Cultural Quilombola

14h às 14h30 – Representações na Conferência

14h30 às 14h50 – Apresentação geral da Conferência

15h às 17h – Eixos temáticos (4 salas – 2 eixos por sala)

17h às 18h – Lanche da tarde

18h às 19h – Apresentação Eixos temáticos (demandas prioritárias)

19h às 19h30 – Considerações Finais

 

22/05 – QUARTA-FEIRA (das 9h às 19h30)

9h às 10h – Credenciamento + Café da manhã

9h30 às 10h – Apresentação Cultural Indígena

10h às 10h15 – Apresentação geral da Conferência

10h15 às 12h30 – Eixos temáticos (4 salas – 2 eixos por sala)

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 17h – Encaminhamentos e Desdobramentos

17h às 17h30 – Lanche da tarde

17h30 às 18h30 – Plenária Final Eixo Temático

18h30 às 19h – Encerramento

19h às 19h30 – Apresentação Cultural Caiçara

 

A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba.

 PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

Folia Caiçara do Divino Espirito Santo Ubatuba

 


COMUNIDADE CAIÇARA DO CAMBURI
No território caiçara, que se estende desde o litoral sul fluminense ao litoral sul do Paraná, a Folia do Divino Espirito Santo adquire características que as singularizam em relação a outros contextos brasileiros. As Folias Caiçaras do Divino percorrem um vasto território marítimo e terrestre, entre manguezais, baías e praias, numa região em que se concentra a maior área de Mata Atlântica contínua no Brasil.





A bandeira começou sua viagem esse ano na comunidade caiçara do Camburi. Logo cedo os foliões tocam o Bendito na Capela de Nra Aparecida que por mais de 30 anos foi cuidada por seu Inglês. Depois ela andou pelas casas e bares do bairro e e foi bem acolhida pelos moradores. Confira como foi a nossa passagem pela comunidade.
Este ano a Folia conta com o apoio do projeto “Memória Caiçara” que conta com recursos do Edital 36/2023 PROAC - Apoio a Cidadania Cultural, Produção e Realização de Projeto Cultural, Cultura Popular, Caiçara, Indígena, Cigana e Quilombola do Estado de São Paulo.

Romaria do Divino visita bairro do Prumirim neste final de semana

 




Nos dias 18 e 19 de maio, sábado e domingo, o Prumirim receberá o cortejo da Romaria do Divino Espírito Santo. Na ocasião, o grupo “Folia Caiçara do Divino Espírito Santo de Ubatuba”, que está percorrendo a região Norte do município, passará pelas ruas e residências do bairro.

“Nesta localidade visitaremos cerca de 18 casas, por isso vamos ficar os dois dias no mesmo bairro”, explicou Peola Maria Barbosa, integrante do grupo, que deve iniciar a Romaria por volta das 9h.

Já o grupo “Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba”, que está levando a cultura da Folia pelas ruas da região Sul, neste final de semana não terá agenda na cidade, pois estará representando Ubatuba e todo o Litoral Norte no “Encontro das Bandeiras”, em Paranaguá, no Paraná – evento que reúne grupos de Folia do Divino de várias localidades do país.

Desde o dia 6 de abril, os dois grupos de Folia de Ubatuba estão passando pelas ruas da cidade durante os finais de semana, com o cortejo da bandeira do Divino, ao som de violas, rabecas e caixa, mantendo viva a tradição caiçara. A iniciativa seguirá até o dia 28 de junho e conta com apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

Para saber quais serão os próximos bairros que receberão a Folia, acompanhe o site da Fundart. O cronograma da Romaria é divulgado semanalmente na página oficial da Fundação.

PREFEITURA DE UBATUBA