quinta-feira, 30 de abril de 2015

2005............Incra reconhece terras de comunidade no litoral paulista

Depois de uma ampla mobilização social, a comunidade quilombola de Caçandoca, em Ubatuba, conseguiu o reconhecimento de suas terras por parte do Incra. No entanto, a ameaça de expulsão, que já dura sete anos, ainda não terminou em definitivo

A comunidade quilombola de Caçandoca, localizada em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, está em festa. Ameaçadas de despejo, as sessenta famílias que vivem ali conseguiram duas vitórias na semana passada: a cassação da liminar de reintegração de posse e o reconhecimento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de que a área pertence à comunidade, que vinha sendo tratada como invasora pelos supostos proprietários. Neste domingo (05), foi realizada uma grande reunião festiva na praia paulista para comemorar essas conquistas e apresentar as reivindicações dos quilombolas, com a presença de deputados estaduais, organizações do movimento negro e de outros movimentos sociais, de representantes da polícia militar, do governo federal e estadual, incluindo o atual secretário de Justiça, Hédio Silva Jr.

UBATUBA E SUAS DIVISAS............

MUNICÍPIO DE UBATUBA . Vila criada com a denominação de Vila Nova da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba pela Pr ltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba pela Provisão de 28/10/1637. de 28/10/1637. . Recebe foros de cidade, mantendo a denominação de Ubatuba, pela Lei nº 5, de 13/03/1855. Ubatuba, pela Lei nº 5, de 13/03/1855. Obs.: o diploma legal que altera a denominação anterior para a atual não foi localizado. rior para a atual não foi localizado. . Aniversário em 28 de outubro. . Aniversário em 28 de outubro.


a) Divisas Municipais 671 1 - Com o Município de Caraguatatuba

Começa no Oceano Atlântico, na foz do ribeirão Tabatinga; sobe por este e pelo seu galho do centro até sua cabeceira mais setentrional; continua pelo espigão que deixa, à direita, as águas do ribeirão Maranduba, e, à esquerda, as do ribeirão Mococa, até o alto da serra do Mar. 671 Redação dada pela Lei Estadual nº 8.092, de 28/02/1964. 784 2 - Com o Município de Natividade da Serra Começa na serra do Mar, onde ela cruza com o espigão que deixa, à direita, as águas do ribeirão Mococa, e, à esquerda, as do ribeirão Maranduba; segue pela crista da serra até entroncar com o espigão que leva a foz do ribeirão da Prata, no rio Paraibuna.


1949..................CASARÃO DO PORTO


1949.......ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA VISTA DA ILHA DOS PESCADORES..........


1 9 4 9 .................IGREJA DA MATRIZ


1939 .............REGIÃO DO HORTO FLORESTAL


Instituto de Experimentos de Frutas Tropicais -Ubatuba-SP

1949...........Vila da Picinguaba - Região Norte de Ubatuba


HOMENAGEM A CAIÇARA TIA RITA ...........

Tia Rita uma das caiçaras mais antigas do litoral nos deixou,que Deus a receba.Aqui prestamos uma homenagem numa musica que é impossível não lembrarmos dela e dos antigos caiçaras como Vó Santa,Tia Rita Carlota,Tia Maria Gorda e outras tantas mulheres que fizeram e fazem parte de nossa história.
"Venho de campos e matas,
Terra verde, fértil e farta
Nossa roça a beira mar
Canto a pesca e canto a planta