terça-feira, 17 de agosto de 2010

FALA CAIÇARA : André Caramuru Aubert : " Operação Ubatuba "

Longe de casa as coisas também estavam mudando. Embora o golpe de 1964, então ainda chamado de “Revolução”, não tenha tido efeitos imediatos em Ubatuba, teve em Alzira, Jean e no grupo de pessoas que com eles conviviam. Ciccillo Matarazzo, o magnata da Bienal, era outro que adorava Ubatuba, e resolveu, nessa época, “consertar” a cidade. Conseguiu eleger-se prefeito em 1964, e convidou minha mãe para assumir a Secretaria da Educação. Ciccillo, é claro, empregaria seu habitual estilo administrativo, educado, polido, mas objetivo e moderno. Dessa forma, não é de admirar que logo surgissem conflitos com a pré-histórica elite local da cidade, a mesma que, ao longo dos últimos cem anos, nada de útil havia conseguido fazer para reverter a decadência do município. 



FALA CAIÇARA......OS BONS SELVAGENS.....Por André Caramuru Aubert




Ubatuba, fim da decada de 50

Naqueles dias a doutora Alzira Helena, advogada e com um idealismo ainda um pouco adolescente, defendia os caiçaras contra a incipiente, mas inexorável, ocupação das praias por paulistanos ambiciosos e com visão de futuro. O pagamento vinha, em geral, em peixe, banana, farinha de mandioca. E as causas em geral eram postas a perder pelos próprios clientes, saídos de uma sociedade pré-monetária e fascinados por qualquer coisa que o dinheiro pudesse comprar. Assim, posses valiosas de praias como Itamambuca, Toninhas, Tenório, Dura, Fortaleza, eram trocadas por bicicletas, rádios de pilha ou, no melhor dos mundos, por uma casinha no centro. 

UBATUBA E SUA HISTÓRIA......Tribos Indígenas em Ubatuba

Ubatuba surgiu da aldeia tupinambá de Iperoig ( Ypiru-yg = rio das perobas). Região rica de boa madeira para embarcações das quais eram habilíssimos canoeiros e construíam grandes canoas de capacidade para até 60 pessoas e como nadadores exímios, chegaram a nadar quilômetros ao encontro das embarcações que vinham para negociar em primeira mão o produto pau-brasil. Ubatuba era o quartel general da nação Tupinambá.



Alguns já ouviram falar no Farol da Ponta Grossa, outros nem sabem o que significa...





Somente quem o conhece sabe do lugar e da vista espetacular que este braço de terra nos oferece! É quase impossível descrever tanta beleza. 
O lugar estratégico para orientar todos os navegantes de alto mar e os que navegam próximo da orla foi escolhido para a implantação do farol construído em formato de coluna quadrangular de concreto armado branco, em 1.932, e registrado sob o nº internacional G0467.

UBATUBA 2006.....Inaugurado prédio do novo fórum da Comarca de Ubatuba

Um novo prédio para o fórum era um sonho almejado desde 1977

Ubatuba - O prefeito Eduardo Cesar participou na manhã desta terça-feira, 29, da inauguração das novas instalações do fórum de Ubatuba. A solenidade contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Celso Limongi, da secretária-adjunta da Justiça e da Defesa da Cidadania, Evane Kramer, da juíza Mônica di Stasi, diretora do fórum da Comarca de Ubatuba, do promotor de Justiça, Osvaldo de Oliveira Coelho, do tenente-coronel Milton Pouza Júnior e do coronel Sérgio Teixeira Alves de delegados, juízes, promotores, e muitas outras autoridades e representantes dos Poderes Judiciário e Executivo da região.

PRAIA DA LAGOINHA.....

 A praia da Lagoinha   fica na região Sul de Ubatuba, ao lado da Maranduba. É um lugar de muitas histórias e de moradores antigos, que viveram tempos interessantes no contexto da cidade. Chegamos à praia e encontramos Bili, um nativo do local, de 26 anos, que sabe de muitas dessas histórias e nos contou como era a vida naquela época. Ele foi criado pela sua avó, D. Arnaldina, que ainda é viva, com 80 anos hoje. 

UBATUBA 1942 - Praça Santa Cruz - Maranduba 1942



Confesso sinceramente que não conheço muito a Maranduba de hoje (2010), e muito menos a da foto 1942, pela foto nota-se que o bairro deve ter começado na Praça Santa Cruz, o bairro mais populoso da Região Sul, hoje é um bairro muito visitado pelos turistas, lá temos belas praias como a de Maranduba e a Sapé, sem contar nas inúmeras cachoeiras, muitos turistas dizem que a praia mais bonita de Caraguatatuba é a Praia da Maranduba, espere, Maranduba é em Ubatuba né..... Bom o importante é que vivem inúmeras familias, algumas com raizes lá deste antes de 1950, Maranduba , cercada pelos bairros do Araribá, Sertão da Quina, Lagoinha, é quase uma cidade, no passado ela quase virou sede de um novo municipio o Costa Verde, mas felizmente seguiu como bairro e hoje segue pertencendo a Ubatuba-SP... Visite Ubatuba , Visite Maranduba..

UBATUBA 1906........CASARÃO DA IDALINA - 1906


A foto acima é de 1906, faz parte do Arquivo UBATUBENSE, a casa ao fundo a esquerda é a Casa da Dona Idalina Graça, escritora ubatubense de renome, grande mulher e esposa, naturalmente nenhum desses casarões que na foto aparecem já existem mais , sabe porque ?. Porque em Ubatuba infelizmente não se preserva a historia , como deveria ser preservada, hoje 2010, nós podemos contar nos dedos o numero de prédios antigos que existem ainda na cidade, depois da desocupação, da demolição , surgem predio novos e modernos, mas com a demolição dos predios antigos, morrem com eles parte de nossa histórias, hoje contada em poucos livros e por poucos caiçaras, os quais hoje em idade avançada, vivem só das lembranças, lembranças de Ubatuba UBATUBA , que hoje não existe mais....Se você amigo internauta tiver ai quardada em seu computador fotos antigas de Ubatuba , envie via e - mail para silcefon@gmail.com , editor Silvio Cesar Fonseca, responsavel por esse blog. A memória do povo ubatubense agradece...