sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

COLLECTOR DE RENDAS DA VILLA DE UBATUBA PEDE ESCLARECIMENTO A JUNTA DE FAZENDA DA PROVINCIA DE SÃO PAULO......... ANO 1832

 


PRESIDENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO ALTINO ARANTES EM VISITA A ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA----ANO 1919

 


Presidente  do Estado de São Paulo  Altino Arantes em visita  as cidades do Litoral Norte , ao visitar Ubatuba esteve conhecendo a escola Dr. Esteves da Silva , ano 1919..

CAPITÃO JOSE JOAQUIM MADEIRA VEREADOR DE UBATUBA PEDE JUSTIÇA AO PRESIDENTE DA PROVINCIA DE SAO PAULO.1867

 


ASSOCIAÇÃO DE SURF DE UBATUBA REALIZA SEU 3 º CAMPEONATO DE SURF DE UBATUBA 72.........ANO 1972

 


IMAGEM........Cortesia Odaury Carneiro

SOBRE A ESTRADA DE UBATUBA ......ANO 1867

 


O MENINO DA ENSEADA

 

       Não faz tanto tempo assim que mais um dos antigos faleceu. Belinho nos deixou quase alcançando um século de vida caiçara. Lá se foi mais um menino da Enseada de outros tempos. O que eu posso fazer? Escrever partes das suas prosas!

MESTRE JEQUIÉ

 


    Ubatuba, década de 1970: migrantes chegam atraídos pelo trabalho na construção civil. Eles vêm de quase todos os recantos do Brasil, sobretudo da região Nordeste e do Estado de Minas Gerais. 

    Osvaldo, mineiro de Ipatinga, é capoeirista. Outro grande e modesto praticante dessa arte-luta é Ditão Preto, da Baía de Todos os Santos. Eu, adolescente, me maravilhava em ver suas evoluções nas beiras de ruas do Perequê-mirim. Eram bons! Porém, nenhum deles ousou ensinar capoeira. Coube ao Jequié tal tarefa, pois os interessados foram despontando naturalmente. Havia farta clientela entre os que aqui moravam. Assim nasceu o grupo de capoeira Mandinga de Angola e a primeira leva de capoeiristas e de mestres formados pelo baiano Jequié. Estou pensando agora em quantos até deixaram o país para se fazerem professores no estrangeiro. E lá ficaram!