quinta-feira, 18 de novembro de 2010
UBATUBA 1963.....ALUNOS REPRESENTAM A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIO
A foto mostra do lado esquerdo do índio nº 3, o Padre Anchieta, representado pelo aluno “Cuco”, à direita, o Padre Manoel da Nóbrega, representado pelo aluno Zé Rico. Os cincos índios confederados foram representados pelos alunos: nº 1 - Tanaka, nº 2 - Ademir Peres, nº 3 - Oswaldo, nº 4 - Sergio Antonio, nº 5 - Zé Roberto Cursino. (A foto é de propriedade do professor Zé Roberto, gentilmente cedida para ilustração dessa matéria.
A data de fundação de Ubatuba tem que ser revista. ,
A data de fundação de Ubatuba precisa realmente ser revista. , a data certa é : 09 de maio de 1563 , quando aqui foi celebrada a 1 ª Missa , e não 28 de outubro de 1637, uma data meremennte politica( texto este do autor deste blog).
Navegando pela internet, vi essa matérai interessante no sitewww.ubaweb.com.br, de Nene Veloso, confira...
Tendo em vista que ficou patente na carta de Anchieta, que a data de fundação de Ubatuba não é a que comemoramos, ou seja, 28 de outubro de 1637, e, sim a data da Aldeia de Iperoig elevada à categoria de Vila.
Por provisão de 28 de outubro de 1637, o Governador Geral do Rio de Janeiro, Salvador Correa de Sá e Benevides, determinou que a antiga ALDEIA DE IPEROIG, fosse elevada a categoria de Vila e, mudando o nome para VILA NOVA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ DO SALVADOR DE UBATUBA. E, em 13 de março de 1855 pela lei nº 5, foi elevada a categoria de cidade.
UBATUBA COMEMORA 366 ANOS E CIDADE GANHA ESTATUA EM HOMENAGEM AO CAIÇARA
LITORAL VIRTUAL
Quarta-feira, 15 de outubro de 2003 - Nº 888
Da programação do 366º aniversário de Ubatuba constam duas inaugurações para esta próxima sexta-feira, 17. Às 17h00, no trevo de entrada da cidade, será entregue a estátua que resgata a tradição dos caiçaras, antigos moradores , representados pela figura de um pescador com 10 m de altura. Na sequência, às 19h00 a Prefeitura inaugura o prédio onde estará funcionando a sede da Secretaria da Assistência Social. Na segunda-feira, 20, o atendimento já será nas novas instalações.
O projeto do monumento, que contou com o incentivo do “Museu Caiçara”, é do escultor José Demétrio, contratado pela Prefeitura, que utilizou um material solo resina como argamassa tendo como estrutura vergalhões de aço.
ILHA ANCHIETA E SUA HISTÓRIA.... 1942 , Ano da instalação do Presidio da Ilha Anchieta
A ilha tem duas praias principais: a do Sul e a do Presídio, além de dois morros: Morro do Papagaio (ao norte) e Morro do Farol. A comunicação da ilha com Ubatuba e Caraguatatuba praticamente não existia naquele tempo. Depois de confinar nos anos 30, os presos políticos durante a ditadura de Getúlio Vargas, novamente criava-se uma instituição penal na Ilha Anchieta. |
UBATUBA E SEUS BRASÕES...
|
FABRICA DE VIDROS NA LAGOINHA ? Mistério......
Colunas de pedra brotam do chão assinalando as bases da construção daquela que seria a primeira fábrica de vidros do Brasil que produziria vasilhames necessárias para engarrafar a produção de aguardente dos vários engenhos de Ubatuba. |
CAPELA DA ILHA ANCHIETA.....Dia do Sr. Bom Jesus na Ilha Anchieta
Capela do Presidio ILHA ANCHIETA
No dia 6 de agosto é comemorado o Dia do Senhor Bom Jesus. Festa tradicional na Ilha Anchieta sendo mencionado em registros históricos, como Almanaque, em edição de 1876 e suspensa desde 1951, em função da rebelião do presídio.
UBATUBA 2000.....IV Circuito Municipal de Águas Abertas
A segunda etapa do IV Circuito de Águas Abertas de Natação, realizada na praia do Cruzeiro, contou com a participação de cerca de 300 atletas, de 17 clubes de todo Estado.
O destaque ficou para as equipes da região. Assim como aconteceu na primeira etapa, a Casa do Jovem, de São José dos Campos, ficou com a primeira colocação e confirmou a liderança do circuito com 20 pontos. Ubatuba obteve mais uma vez o segundo lugar, mantendo a vice-liderança na classificação geral da competição.
UBATUBA 2000....Bombeiros de casa nova
Os bombeiros de Ubatuba, os guarda-mar, estão de casa nova desde a semana passada. Depois de passarem dez anos provisoriamente no terminal turístico do Perequê-Açu, a Prefeitura municipal doou e a Câmara aprovou a doação de parte de uma área maior que pertencia ao Camping Ubatur.
UBATUBA 2000.....Guarda festeja mais um aniversário
A Guarda Municipal de Ubatuba comemorou o seu sexto aniversário, dia 31 de maio, quarta-feira.
A instituição da Guarda foi implantada no governo do prefeito Paulo Ramos para assessorar o policiamento do município. Hoje, os integrantes da Guarda Municipal fazem parte de todo o movimento social da cidade. Merecidamente, comemoraram, no calçadão do centro da cidade, junto a população e autoridades do município seus poucos anos de existência.
Assinar:
Postagens (Atom)