quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

1996 : Ex-prefeito de Ubatuba é condenado por fraude

RECORDAR É VIVER :




da Folha de S.Paulo, em São José dos Campos

A juíza Eva Lobo Chaib Dias Jorge, de Ubatuba, litoral norte de São Paulo, condenou o ex-prefeito da cidade Euclides Luiz Vigneron (PPS), mais conhecido como Zizinho Vigneron, e o atual presidente da Câmara, Rogério Frediani (PFL), por fraude eleitoral cometida durante a campanha de 1996. Frediani era, na época, candidato a vice na mesma chapa de Zizinho. No entanto, a pena, de dois anos de reclusão, foi substituída pela pena pecuniária, que consiste no pagamento de uma multa no valor de 20 salários mínimos para cada réu, dinheiro que será destinado ao Lar do Menor. Contra a decisão, que é em primeira instância, ainda cabe recurso. Em sua sentença, a juíza afirma ter aplicado a pena mínima aos acusados porque eles são "réus primários, que não ostentam antecedentes criminais". O ex-prefeito é acusado de fraudar sua filiação ao PMN para que pudesse liderar a coligação do partido com o PPB. A aliança, na época, era considerada estratégica para vencer a eleição.

Então no PRP, Zizinho apresentou ficha de filiação ao PMN com data de dezembro de 1995, quando, segundo a acusação, ela teria sido assinada em março de 96, fora do prazo legal. Zizinho já enfrentou uma outra ação, de impugnação de mandato, pelo mesmo motivo, o que chegou a mantê-lo afastado da prefeitura por cerca de seis meses. O afastamento ocorreu em novembro de 1999, devido ao resultado de uma ação civil encaminhada ao Tribunal de Justiça pelo Ministério Público. No entanto, após ter encaminhado um recurso contra a decisão do tribunal ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), Zizinho foi reconduzido ao cargo. A Folha tentou falar ontem com Zizinho. Segundo informaram em sua casa, ele estava trabalhando e não havia como encontrá-lo. Frediani também foi procurado em seu estabelecimento comercial e por seu telefone celular, mas não foi localizado.

Posted by sidney borges
http://www.ubatubavip.blogspot.com/

2001 : Inclinação atinge outro bloco de condomínio em Ubatuba

LITORAL VIRTUAL
Segunda-feira, 23 de julho de 2001 - Nº 338


Defesa Civil reforça interdição do local; engenheiro afirma que edifícios apresentam condições de recuperação




Ubatuba - Dois meses após o desabamento parcial do bloco A do edifício Anêmona, na praia das Toninhas, em Ubatuba, a Defesa Civil reforçou a interdição do bloco B que apresentou fissuras em um dos pilares. Anteontem o prédio perdeu reboco e está apresentando uma inclinação média de 1 milímetro por dia.

Laudo extra-oficial apresentado ontem pela Seguradora da CEF (Caixa Econômica Federal) à superintendência Escritório de Negócios do banco no Vale do Paraíba e a representantes da Construtora RPA aponta que o bloco A desabou por problemas de solo. O laudo oficial deverá ser apresentado até o final da próxima semana em Brasília.

Segundo a presidente da comissão da Defesa Civil de Ubatuba, Elizabeth Ferrari Mota, houve uma movimentação do bloco B na noite de quarta-feira e após vistoria foi comprovado que o prédio estava cedendo. Novamente a área foi interditada e houve a necessidade de fazer o escoramento dos pilares.

"Estamos aguardando o laudo oficial para que a prefeitura possa tomar uma medida com relação aos dois blocos."

Para o engenheiro Hung Poching, da Consultoria Maffei Engenharia, que está fazendo a vistoria dos apartamentos, há condições dos prédios serem recuperados. "Com exceção do primeiro andar do bloco que afundou, os outros apartamentos não apresentam nenhum tipo de problema."

Segundo ele, esse tipo de serviço pode ser executado em até seis meses. O custo para a recuperação não foi levantado.

INDENIZAÇÃO - De acordo com o superintendente da CEF, Miguel Sampaio Júnior, o laudo extra-oficial indica que o prédio não cedeu por problemas estruturais e sim pela movimentação do solo. Com isso, ficaria mais fácil a recuperação dos 24 apartamentos do bloco A.

Esse laudo também permite a indenização dos 17 proprietários dos imóveis que financiaram a compra através da CEF. Cada apartamento estava avaliado em cerca de R$ 70 mil.

O edifício Anêmona se tornou uma espécie de cartão postal de Ubatuba. É comum as pessoas pararem em frente aos blocos para fazer fotos. O arquiteto Rodrigo Matiello, 26 anos, de São Paulo, foi ontem fazer um 'estudo' do conjunto. Ele faz pós graduação no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e disse que o prédio será usado na disciplina "Patologia da Construção." (Fonte: ValeParaibano)

2005 : Concurso revive tradição da Escultura na Areia em Ubatuba




Concurso revive tradição da Escultura na Areia em Ubatuba




A equipe de recreação da Secretaria de Esporte e Lazer promoverá no próximo dia 17 o Concurso de Escultura na Areia, na praia do Perequê-Açú. O concurso que já foi uma tradição na cidade e deixou de ser realizado por alguns anos, mas, agora volta com força total, segundo Kátia Castilho, coordenadora de recreação da Secretaria. "Estamos trazendo de volta um concurso que sempre movimentou a cidade. No passado verdadeiros artesãos esculpiam nas areias do Perequê-Açú. É uma atividade onde o material é o mesmo para todos e a criatividade é o que conta", lembra Kátia.

A coordenadora relembra fatos que ocorreram em provas anteriores. "Em 1997 ocorreu algo curioso: faltavam dez minutos para o julgamento quando uma onda destruiu uma réplica da estátua de São Pedro em tamanho original. O escultor, motivado pelo público presente, ainda conseguiu modelar um busto no tempo que faltava e ficou com o primeiro prêmio".

O Concurso deste ano será dividido em quatro categorias: mirim (até 10 anos), infantil (11 a 14 anos), Juvenil (15 a 17 anos) e adulto. Os três melhores trabalhos em cada categoria receberão troféus e brindes.

O evento acontece no dia 17 à partir das 9h em frente ao Quiosque São Lourenço, na Praia do Perequê-Açú e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Esporte e Lazer, que fica atrás do Ginásio de Esportes Tubão. Mais informações através do telefone (0**12) 3833-3818.



fonte : http://www.ubaweb.com/