sexta-feira, 4 de setembro de 2020

AS BANDEIRAS E SUAS SIMBOLOGIAS..........

 

As bandeiras e suas simbologias.
As Bandeiras do Brasil, de São Paulo e Ubatuba são carregadas de simbolismos pátrios, tem muito a ver com história, memoria, cultura e lutas por identidade .


Já a Bandeira do Divino tem Tudo a ver com religiosidade, embora faça parte da história, cultura e identidade de nosso povo Caiçara.
Hoje quero prozear sobre o causo do Seo Romão Eletricista, filho de Seo Quintino, que comprou seu primeiro barco, das mãos de meu pai Orestes Medeiros. Isso faz muito tempo... já que papai faleceu em 1970.
Mas vamos ao causo.
Romão, ainda criança, caminhava lá pras bandas do Louro, no Sertão do Ubatumirim, região norte de Ubatuba, local hoje repleto de bananais, mas que fora nas antigas grande produtor de café e cana.
Romão , criança nos tempos que criança era criança, caminha por uma trilha no Sertão, quando tomou um escorregão, e se precipitou pra dentro da Cachoeira, ficando espremido entre as pedras, e a água se espatifando sobre sua cabeça. Só de pensar na cena já da arrepio.
Romão me disse que pensou que iria morrer naquele fatídico dia. E mesmo criança pediu pro Espírito Santo que o protegesse.
E a dívina proteção veio pelas mãos de seu valoroso pai que o retirou das entranhas das pedras que o comprimia, e das águas que lhe sufocava.
De novo em segurança, partiu o menino pra sua casa de mãos unidas agradecendo a nova vida, e murmurando ao Divino, que quando em sua morada viesse, colocaria um metro de fita na Bandeira, em GRATIDÃO a proteção de sua vida.
Ja em sua casa, um banho de salmoura , e o carinho da mãe, fizeram curar as feridas e o trauma ocorrido.
"Passou um tempo, Mestre Constantino foi ao Sertão, e apareceu em casa com a Bandeira do Divino, e de pronto curvei-me e boteia fita , que a tempos estava à espera para o cumprimento de minha promessa".
Meu amigo Romão.
Que coisa bonita de se vê, e poder compartilhar. CM

UM causo caiçara..

Texto de Charles Medeiros via facebook